Tire suas dúvidas aqui:

Perguntas Gerais

> O que é terapia?

A terapia é um processo de compreensão, análise e intervenção do psicólogo por meio de técnicas que ajudam o paciente a enfrentar conflitos, lidar com transtornos psíquicos e promover a saúde mental.

> O que é a OrienteMe?

A OrienteMe é uma plataforma de psicologia online por onde você pode ser atendido por um psicólogo profissional escolhido de acordo com o seu perfil. A comunicação é completamente criptografada e ocorre por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Um dos grandes diferenciais da OrienteMe é que os atendimentos são feitos de forma assíncrona. Isso significa que o paciente pode enviar mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo a qualquer momento e o psicólogo responderá no mínimo duas vezes ao dia de segunda a sexta (exceto feriados nacionais).

> A OrienteMe é ideal para mim?

Se você busca melhorar sua saúde mental ou ampliar seu autoconhecimento, a OrienteMe pode te ajudar. O cuidado da mente é mais sutil que o do corpo, por isso é muitas vezes esquecido. Quando algo interfere com seu bem-estar, nossos psicólogos oferecem ferramentas distintas para lidar com problemas incluindo ansiedade, relacionamentos, depressão, sexualidade, autoestima, religião e crises existenciais.

A OrienteMe não é indicada para pessoas em situação de violência, emergência ou crises mentais severas. Se você estiver em uma situação de perigo, orientamos que procure atendimento presencial ou ligue para 188 - Centro de valorização da vida (https://www.cvv.org.br/).

> O atendimento online pode substituir o atendimento presencial?

Ainda que o atendimento online possua muitas vantagens, ele pode não ser adequado para substituir o atendimento presencial em casos graves. Ressaltamos que os psicólogos não podem prescrever medicamentos na OrienteMe, sendo uma violação à ética profissional e aos termos de uso da plataforma.

> Com que frequência meu psicólogo me responderá?

O seu psicólogo responderá pelo menos duas vezes ao dia de segunda-feira à sexta-feira (exceto feriados nacionais). Entretanto, sempre vale a pena conversar com o seu profissional no início do atendimento sobre dias, horários e frequência de respostas dele.

> Como entro em contato com a OrienteMe?

Para qualquer pergunta não respondida nesta página de Perguntas Frequentes, por favor entre em contato através do link "Contato" no rodapé ou do e-mail suporte@orienteme.com.br

Nossa equipe responderá em até dois dias úteis.

Nossos Psicólogos

> Quem são os psicólogos?

A OrienteMe possui uma rede extensa de psicólogos. Todos os profissionais que atendem na plataforma possuem CRP ativo e passaram por um rigoroso processo seletivo de três etapas para nos certificarmos de que a qualidade do atendimento aos pacientes será excelente.

Esses profissionais são especialistas em diversas áreas e poderão ajudá-lo com as mais variadas questões, dentre elas: ansiedade, depressão, relacionamentos, transtornos alimentares, vícios, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e relações de família ou amizade.

> Quem será meu psicólogo?

Após o preenchimento do formulário de cadastro, você será conectado ao psicólogo que tem a melhor formação e experiência para abordar os tipos de questão com que você está lidando.

Na maioria das vezes conseguimos conectar os pacientes a profissionais compatíveis, mas é sempre possível solicitar a troca do psicólogo caso você não esteja satisfeito com o atendimento.

> Sou psicólogo. Como posso atender na OrienteMe?

Realize o cadastro para atender na OrienteMe acessando a página "Para psicólogos" no rodapé clicando no botão "Atenda na OrienteMe". Caso tenha o perfil que buscamos, você será convidado para as próximas etapas do processo.

Atendimento

> Como posso me comunicar com meu psicólogo?

Na OrienteMe, você pode se comunicar usando mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo pela sua sala de atendimento. Você pode enviar quantas mensagens desejar, a qualquer dia e horário e seu psicólogo responderá no mínimo duas vezes ao dia de segunda a sexta (exceto feriados nacionais).

Você pode enviar mensagens ao seu psicólogo, usando um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. Sua sala de atendimento está sempre disponível e não requer agendamento prévio. Além disso, você será notificado sempre que receber uma mensagem do seu psicólogo.

Além da sala de atendimento por mensagens, é possível agendar sessões por videochamadas para falar ao vivo com o seu psicólogo!

Você pode assinar um plano de atendimento com videochamadas ou adquirir sessões avulsas se já possuir um plano de mensagens.

> Posso trocar de psicólogo?

Sim. Caso não esteja satisfeito com o atendimento de seu psicólogo ou queira conversar com outro profissional basta clicar no perfil de seu psicólogo no menu e então no botão Trocar Psicólogo. Nossa plataforma irá encaminhar você para o atendimento de outro profissional igualmente qualificado para o seu perfil.

> Como me cadastro na OrienteMe?

O processo é simples:

1) Clique em "Comece Agora" no topo da página;

2) Preencha o Formulário de Perfil;

3) Escolha o melhor plano e realize o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário. Pagamentos via boleto bancário demoram entre 1 e 2 dias úteis para serem compensados.

4) Pronto! Você será conectado ao psicólogo com a melhor experiência e formação para atendê-lo. O profissional responderá todos os dias de segunda-feira à sexta-feira.
A OrienteMe está disponível para computador, tablet e smartphone. Recomendamos que baixe nosso aplicativo para smartphones (iOS ou Android) para maior facilidade e acesso a todos os recursos!

> Posso escolher meu psicólogo?

A OrienteMe busca conectar o psicólogo mais compatível para atender as necessidades de cada paciente, portanto desenvolvemos um algoritmo que usa informações do paciente e do psicólogo especialmente para esta finalidade.

Na sessão Psicólogos de nosso site, você pode conhecer o perfil de alguns de nossos profissionais em destaque, clicando em Atenda Comigo, você será encaminhado diretamente para este profissional ao finalizar o cadastro.

Caso queira ser atendido por um profissional conhecido, envie um e-mail para suporte@orienteme.com.br e ficaremos felizes em conectá-los.

> Posso avaliar meu psicólogo?

Sim! Você pode avaliar seu psicólogo a qualquer momento. Em "Atendimento" clique em "Avaliar psicólogo", indique o número de estrelas que desejar e comente o que quiser na caixa de texto. Após algumas semanas na OrienteMe, você também receberá um relatório com mais informações para avaliar seu psicólogo.

A avaliação é super importante para acompanharmos o desempenho dos profissionais e manter sempre o melhor nível de serviço para nossos pacientes.

> O que posso escrever para meu psicólogo?

Você pode escrever sobre o que desejar: sua vida, suas preocupações, seus problemas, o que te fez buscar o atendimento e qualquer outra coisa do seu interesse. Seu psicólogo lerá suas mensagens e conversará com você para pensarem juntos em caminhos para lidar com essas questões.

> Meu psicólogo será sempre o mesmo?

Sim! Seu psicólogo trabalhará com você durante todo seu período na OrienteMe. Acreditamos que a terapia é melhor aproveitada quando o paciente e o psicólogo desenvolvem um relacionamento com o tempo.

Ainda assim, se você preferir trocar de psicólogo, basta acessar sua conta e solicitar a mudança. Com base no seu formulário de perfil um novo profissional passará a atendê-lo.

> Completei meu cadastro. Quanto tempo leva para meu psicólogo me contatar?

Assim que sua sala de atendimento for liberada, seu psicólogo ou psicóloga já será avisado sobre o novo paciente. Ele entrará em contato o quanto antes, lembrando que os profissionais devem responder às mensagens dos pacientes ao menos duas vezes por dia de segunda a sexta (exceto feriados nacionais).

Pagamento

> Como sou cobrado?

Ao completar seu cadastro, adquira um plano para iniciar o atendimento.

Importante: Os planos de atendimento da OrienteMe tem por padrão a renovação automática ao final de cada período. Entendemos que esse é o melhor modelo pois poderia haver prejuízos à evolução dos pacientes caso os atendimentos fossem interrompidos ao final de cada plano.

Para pagamentos no cartão de crédito, a renovação será cobrada sempre no primeiro dia do novo período.

Para pagamentos por boleto bancário, o boleto para renovação do plano será emitido e enviado por e-mail três dias antes do início do novo plano. Essa antecedência se dá por conta do tempo de compensação dos pagamentos de até três dias úteis.

> Posso cancelar a renovação automática do meu plano?

Sim, caso não queira que seu plano de atendimento seja cancelado automaticamente, basta solicitar o cancelamento antes da cobrança do novo plano.

Você poderá continuar o atendimento normalmente até o fim de seu plano atual.

> Como cancelo a renovação automática de meu plano de atendimento?

Basta seguir os passos abaixo:

1. Entre na sua conta na OrienteMe:

2. Clique em "Conta" se estiver na versão do navegador ou no Menu superior à esquerda se estiver no app;

3. Clique em "Plano";

4. Clique em "Cancelar" ou Desative a “Renovação Automática”;

5. Siga os passos para completar o cancelamento.

Caso altere seu plano, o novo plano começará após o término do seu plano atual.

Caso cancele seu plano, seu psicólogo ficará disponível até o término do seu plano atual.

> Qual é a política de reembolso?

A OrienteMe trabalha com planos e não concede reembolso por tempo não utilizado. É prática comum na terapia cobrar por tempo agendado e adotamos esta política. Caso não esteja satisfeito com seu psicólogo, você pode solicitar a troca do profissional a qualquer momento.

> Posso alterar meu plano?

Claro! Para alterar o seu plano, basta seguir os passos abaixo:

1. Entre na sua conta na OrienteMe:

2. Clique em "Conta" se estiver usando o navegador ou no Menu no canto superior à esquerda se estiver usando o App;

3. Clique em "Plano";

4. Clique em "Selecionar Plano" na opção desejada;

5. Siga os passos para completar o agendamento do novo plano.

Seu novo plano começará após o término do seu plano atual

> Houve um erro no pagamento. Como devo prosseguir?

Caso seu pagamento por cartão de crédito não tenha sido reconhecido na hora, sugerimos que aguarde alguns instantes e tente a operação novamente. Cheque também o seu e-mail e caixa de Spam para mensagens de nosso sistema de pagamento sobre possíveis erros.

Caso o problema não seja resolvido, entre em contato conosco pelo e-mail suporte@orienteme.com.br e ficaremos felizes em ajudar.

> Qual é a política de cancelamento?

Se você não quiser mais continuar usando a OrienteMe, pode cancelar a renovação automática de seu plano a qualquer momento acessando sua conta. Após cancelar, seu plano não será mais renovado. Se você cancelar antes do término do seu plano, ainda terá direito a uso pelo período que você já pagou.

> Posso ser reembolsado pelo meu seguro de saúde?

Muitos planos de saúde reembolsam consultas de psicólogos. O tipo de cobertura, a quantidade de sessões e os pré-requisitos de uso podem variar dependendo do seu plano e seguradora, portanto recomendamos que verifique essas informações com seu plano antes de assinar um de nossos planos de atendimento.

> Quanto custa?

A OrienteMe possui quatro planos de atendimento:

1) Duas Semanas de Mensagens (preço: R$ 140);

2) Duas Semanas de Mensagens + 2 Videochamadas (preço: R$ 220);

3) Mensal de mensagens (preço: R$199); e

4) Mensal de mensagens + 4 Videochamadas (preço: R$359).

Se você já possui um plano de mensagens, pode adquirir créditos para marcar consultas por videochamadas com o seu psicólogo. Cada crédito dá direito a uma sessão de 30 minutos e custa R$50. É possível agendar até duas sessões consecutivas.


Acesse nossa página de "Planos" no menu superior ou no rodapé e escolha a opção mais adequada para seu orçamento!

Privacidade

> Como minha privacidade é protegida?

Sua privacidade é uma prioridade na OrienteMe. Usamos criptografia de ponta a ponta para garantir que suas informações estejam sempre seguras, tanto no armazenamento quanto na transferência de dados.

Você também pode permanecer anônimo se assim desejar e ser identificado por um apelido da sua escolha.

> Posso permanecer anônimo?

Sim! Um dos grandes obstáculos que impedem as pessoas de irem a um psicólogo é o estigma associado à prática. Por esse motivo, no momento do seu cadastro, você pode escolher qualquer apelido para ser identificado por seu psicólogo(a) na OrienteMe. Seus nome real e dados de cadastro nunca serão mostrados aos profissionais.

Questões Técnicas

> Qual navegador preciso para usar a OrienteMe?

Você pode usar qualquer um dos principais navegadores, por exemplo: Safari, Firefox ou Google Chrome.

Para realizar videochamadas com seu psicólogo recomendamos utilizar nosso app ou o navegador Chrome.

> O app ou site está travando.

Caso passe por algum problema técnico e não esteja conseguindo acessar sua sala de atendimento escreva um e-mail para suporte@orienteme.com.br e entraremos em contato o quanto antes. Se possível, nos envie também um print da tela de erro que encontrar.

> Esqueci minha senha, o que eu faço?

Basta clicar em esqueci a senha na nossa página de login e seguir as instruções. Você receberá um e-mail para redefinição.

Para manter a segurança de nosso sistema de criptografia, após a redefinição da sua senha, será necessário aguardar que seu psicólogo acesse sua sala de atendimento para que seu login seja liberado novamente. Caso seu login não seja liberado em até 1 dia útil após a redefinição da senha, entre em contato conosco pelo suporte@orienteme.com.br .

Videochamadas

> Posso cancelar a videochamada agendada?

Sim. Se cancelar com até 24 horas de antecedência você poderá utilizar o seu crédito posteriormente para reagendar o horário. Se cancelar com menos de 24 horas de antecedência o seu crédito será perdido.




Se nenhuma das medidas acima resolver o problema, entre em contato via suporte@orienteme.com.br e nossa equipe ficará feliz em ajudar!