Estafa mental e burnout: como o RH deve operar

estafa-mental-burnout

É inegável que a chegada da pandemia fez com que a discussão sobre as causas de transtornos mentais no trabalho ganhasse relevância. Entretanto, mesmo antes do surgimento da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia alertado que a depressão seria a doença mais impactante do mundo até 2020. E o isolamento social chamou a atenção para o fato de que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física

 A adaptação ao home office, o medo do desemprego e a sobrecarga da rotina de trabalho, seja ele relacionado ao seu emprego ou à gestão do lar, tornou esse cuidado ainda mais difícil. Para se ter uma ideia de como a pandemia mexeu com a cabeça das pessoas, o censo norte-americano fez uma pesquisa em maio de 2020 que revelou que 30% da população mostrava sinais de ansiedade e 24%, de depressão

No Brasil, o Instituto Bem do Estar realizou levantamento semelhante que mostrou que 53% das pessoas tiveram alterações de humor durante o isolamento e mais da metade disse ter a impressão de que algo ruim poderia acontecer.

Como o medo se reflete no trabalho?

A relação entre a vida pessoal e o trabalho há tempos deixou de ser irrelevante, principalmente quando a casa passou a ser o ponto central da vida das pessoas. Logo, todos os sentimentos relacionados ao medo e a insegurança causados pela pandemia passaram a se refletir também no desempenho profissional. Por isso, muitas empresas buscaram, ao longo de 2020, investir no bem estar dos funcionários, estruturando programas de qualidade de vida

Programas estes, que em seus mapeamentos da saúde emocional corporativa, indicaram  que a prevenção contra doenças emocionais, como o burnout, é fundamental. Essa doença causa um impacto negativo tanto para o colaborador quanto para a instituição. Além da queda de produtividade e da piora do relacionamento interpessoal, o burnout pode trazer consequências sérias para quem sofre com ele. 

O que o RH pode fazer?

Se a sua empresa já teve algum caso de estafa mental ou de burnout é importante acender uma luz amarela e repensar o clima organizacional. Esse é o primeiro passo para mudar a relação dos funcionários com o trabalho e consequentemente diminuir as causas de transtornos mentais no trabalho.

Além disso, estruturar um programa de qualidade de vida no trabalho que envolva ações internas e que ofereça benefícios para os colaboradores aproveitarem fora do ambiente de trabalho também pode ajudar a diminuir os níveis de estresse. É comprovado que empresas que investem no bem estar de funcionários reduzem drasticamente suas taxas de turnover

Invista no cuidado com a saúde mental

O cuidado com a saúde mental tornou-se um dos pilares do futuro do RH e cada vez mais companhias têm investido na oferta de terapia online como benefício. E as plataformas de terapia online oferecem, com toda a segurança e acolhimento, o atendimento psicológico e o mapeamento da saúde emocional de toda a equipe, para ajudar os RHs a lidarem com casos de estafa mental, burnout e depressão.

A terapia online também pode ajudar os líderes a trabalhar melhor a gestão, promovendo a melhora das relações pessoais, além de auxiliar a enxergar mudanças de comportamento que podem indicar problemas relacionados à saúde mental. 

No caso da plataforma OrienteMe, além da terapia online também oferece uma série de outros benefícios, como exercícios  de meditação e respiração, fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e estresse, além do mapeamento e acesso a indicadores para que os RHs avaliem a saúde mental do time e a sua evolução. 

volta-ao-trabalho-saude-mental

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!