O que é a claustrofobia?

claustrofobia

A claustrofobia é uma fobia específica, que envolve medo de estar em lugares fechados, chamados estímulos fóbicos. 

Segundo o DSM V, da American Psychiatric Association, as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedade, definidos como tendo medo e ansiedade excessivos perante uma situação, o que desencadeia reações comportamentais. 

No caso da claustrofobia, o corpo sente que está em perigo físico ou psicológico quando se encontra em um lugar fechado. Com isso, ele desencadeia uma série de mecanismos de defesa imediatos quando a pessoa está perante a situação: respiração acelerada, suores frios, tremores, entre outros, podendo até ser uma crise de pânico. 

Quanto mais perto se encontra do objeto de fobia, mais intensos serão os sintomas. Por outro lado, se a pessoa que sofre de claustrofobia não se defronta com um ambiente fechado, provavelmente, não vai ter estes sintomas. 

Isso, muitas vezes, leva a um comportamento de evitamento, ou seja, de fuga de situações em que irá ter que se defrontar com a origem da sua fobia. 

A causa da claustrofobia ainda não é conhecida. Uma das explicações possíveis é que pode ser fruto da interação de experiências de vida, por exemplo, traumas, caraterísticas de personalidade, biologia, etc. 

Se, por vezes, o início da fobia pode ser explicado por um evento traumático, também há pessoas que não conseguem encontrar a origem deste transtorno. É um transtorno bastante comum, que incide mais em mulheres, comparativamente a homens. 

Se está passando por uma situação semelhante, peça ajuda! Busque um profissional especializado, ele poderá irá auxiliá-lo no tratamento.

Referências: DSM 5 – Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. American Psychiatric Association.

Texto escrito por: Inês Queirós, psicóloga OrienteMe. Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Inês? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!