Os últimos acontecimentos mundiais trouxeram uma nova preocupação para as empresas: a saúde mental dos funcionários. A chegada da pandemia, a mudança brusca de rotina e as grandes incertezas sobre o futuro promoveram um aumento nos casos de ansiedade e depressão na população.
Entretanto, os funcionários ainda não se sentem confortáveis em falar sobre seus sentimentos no ambiente corporativo, com medo de que essa vulnerabilidade possa prejudicar a sua imagem perante seus superiores.
Por conta desse cenário, uma das principais tendências para o futuro do RH é a criação de políticas para acompanhar a equipe, criando um ambiente saudável e que traga equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental, ainda mais em um cenário tão adverso quanto o atual.
Como se preparar para cuidar da saúde mental dos funcionários?
Diante de tantas mudanças, muitas delas permanentes, o principal desafio para os RHs é criar um programa de qualidade de vida no trabalho que incentive seus funcionários a serem mais abertos em relação a sua saúde mental e que promova o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Criar ações como encontros virtuais, interação entre os colaboradores e até mesmo bate-papos sobre temas variados pode fortalecer vínculos durante esses momentos de descontração e relaxamento.
Além da interação social, o programa de qualidade de vida no trabalho também deve incentivar os funcionários a cuidar do corpo e da mente, promovendo ações para que a equipe se exercite, medite ou converse sobre questões que possam estar trazendo desconforto emocional.
Mas como oferecer apoio emocional de maneira segura?
A valorização da saúde mental é um dos pilares para o futuro, por isso, investir em programas que cuidem da saúde emocional dos funcionários tem sido uma tendência. Muitas empresas têm dificuldade para abordar a temática com seus funcionários, afinal, esse é um assunto que, teoricamente, não diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Entretanto, cada vez mais, é importante mudar esse estereótipo. Oferecer o recurso de terapia online tem sido uma tática para quebrar essa barreira e ajudar o seu colaborador a lidar com questões pessoais e profissionais.
A saúde mental dos colaboradores é um assunto sério e que precisa de um novo olhar dos RHs para o tema. O que você está fazendo para manter um ambiente positivo e saudável na sua empresa?