Qualidade de vida no trabalho

Seu departamento de RH está pronto para lidar com a saúde mental dos colaboradores?

Daniela Haidar Chohfi -

Os últimos acontecimentos mundiais trouxeram uma nova preocupação para as empresas: a saúde mental dos funcionários. A chegada da pandemia, a mudança brusca de rotina e as grandes incertezas sobre o futuro promoveram um aumento nos casos de ansiedade e depressão na população.

Entretanto, os funcionários ainda não se sentem confortáveis em falar sobre seus sentimentos no ambiente corporativo, com medo de que essa vulnerabilidade possa prejudicar a sua imagem perante seus superiores. 

Por conta desse cenário, uma das principais tendências para o futuro do RH é a criação de políticas para acompanhar a equipe, criando um ambiente saudável e que traga equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental, ainda mais em um cenário tão adverso quanto o atual.

Como se preparar para cuidar da saúde mental dos funcionários? 

Diante de tantas mudanças, muitas delas permanentes, o principal desafio para os RHs é criar um programa de qualidade de vida no trabalho que incentive seus funcionários a serem mais abertos em relação a sua saúde mental e que promova o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Criar ações como encontros virtuais, interação entre os colaboradores e até mesmo bate-papos sobre temas variados pode fortalecer vínculos durante esses momentos de descontração e relaxamento

Além da interação social, o programa de qualidade de vida no trabalho também deve incentivar os funcionários a cuidar do corpo e da mente, promovendo ações para que a equipe se exercite, medite ou converse sobre questões que possam estar trazendo desconforto emocional.

Mas como oferecer apoio emocional de maneira segura? 

A valorização da saúde mental é um dos pilares para o futuro, por isso, investir em programas que cuidem da saúde emocional dos funcionários tem sido uma tendência. Muitas empresas têm dificuldade para abordar a temática com seus funcionários, afinal, esse é um assunto que, teoricamente, não diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Entretanto, cada vez mais, é importante mudar esse estereótipo. Oferecer o recurso de terapia online tem sido uma tática para quebrar essa barreira e ajudar o seu colaborador a lidar com questões pessoais e profissionais. 

A saúde mental dos colaboradores é um assunto sério e que precisa de um novo olhar dos RHs para o tema. O que você está fazendo para manter um ambiente positivo e saudável na sua empresa? 

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​