Taxa de resposta
Mede o número de candidatos que respondem aos anúncios de emprego em relação ao número total de anúncios publicados. Isso pode indicar o nível de interesse dos candidatos pelas vagas oferecidas pela empresa.
Como calcular: para entender a taxa de resposta dos anúncios das vagas, é preciso dividir o número total de candidaturas enviadas pelo número total de anúncios publicados.
A fórmula é:
Taxa de resposta = total de candidaturas enviadas / total de anúncios publicados
O exemplo é:
Taxa de resposta = 300 / 4 = 75
Taxa de conversão do processo seletivo
Mede o número de candidatos que são classificados para entrevistas em relação ao número total de candidatos que se candidataram. Ao saber disso, é possível identificar o nível de adequação dos candidatos às vagas oferecidas. Isso ajuda a entender se a empresa está sendo atrativa para os perfis certos.
Como calcular: é preciso dividir o número de candidatos aprovados pelo total de candidatos que se inscreveram no processo. Para obter o valor em porcentagem, no final, é preciso multiplicar esse valor por 100.
A fórmula é:
Taxa de resposta = candidatos aprovados/total de candidatos x 100
O exemplo é:
2/200 x 100 = 1%
Tempo médio de contratação ou tempo para o fechamento da vaga
Mede o tempo que leva para contratar um novo funcionário a partir do momento em que a vaga é aberta. Isso pode indicar a eficiência do processo de recrutamento e seleção.
Como calcular: é preciso somar o tempo gasto em todas as contratações e dividir esse resultado pelo número de profissionais contratados
A fórmula é:
Tempo médio de contratação = tempo gasto em todas as contratações / profissionais contratados
O exemplo é:
Tempo média de contratação = 30h /10 = 3 horas
Turnover nas contratações recentes
Mede o nível de retenção dos candidatos após um processo de recrutamento e seleção recente. Isso pode indicar a qualidade do processo e a imagem da empresa perante os candidatos.
Como calcular: é possível calcular essa métrica ao dividir o número de pessoas recém-contratadas pelo total de recém-contratados.
A fórmula é:
Turnover nas contratações recentes = número de recém-contratados desligados / total de recém-contratados x 100
O exemplo é:
Turnover nas contratações recentes = 5/10 x 100 = 50%