Qualidade de vida no trabalho

Novembro Azul: 4 ideias de endomarketing para cuidar da saúde masculina

Renata Tavolaro - Head de Psicologia da orienteme e autora de autoridade em psicologia

Escrito por Renata Tavolaro

Head de Psicologia da orienteme | Psicóloga CRP 06/39083
Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Terapia online/PUC, MBA em Gestão Estratégica/FGV com mais de 30 anos no atendimento psicoterapêutico presencial e online. Atuação com terapia cognitivo comportamental e programação neurolinguística.

A campanha do novembro azul é uma oportunidade estratégica para o RH promover ações internas voltadas à saúde e ao bem-estar dos colaboradores

A essa altura, você já deve saber que o novembro azul é um movimento anual que amplia o diálogo sobre a saúde masculina, especialmente dentro das empresas.

O que talvez não saiba é que, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, com cerca de 71,7 mil novos casos estimados por ano no triênio 2023-2025.

Números que mostram a resistência que ainda existe em buscar cuidados preventivos — e é justamente por isso que o ambiente corporativo pode atuar como agente de transformação.

Nesse sentido, promover campanhas internas de conscientização é uma forma de valorizar o bem-estar, prevenir afastamentos e fortalecer a cultura de cuidado entre os colaboradores.

Por que falar sobre saúde masculina nas empresas?

Sempre vale reforçar que apesar de avanços nas políticas de saúde, o público masculino ainda sofre com barreiras culturais e emocionais para cuidar de si.

Muitas vezes, o medo do diagnóstico, a vergonha ou a crença de que “homem não adoece” afastam os trabalhadores de consultas e exames regulares, o que impede que possíveis problemas possam ser descobertos e solucionados em tempo ágil.

Por isso, o novembro azul serve de oportunidade para o RH promover o diálogo, incentivar a prevenção e criar um espaço desmistificado e confortável dentro do ambiente corporativo.

Além disso, as empresas que priorizam ações de saúde preventiva colhem resultados diretos como 

  • Redução de absenteísmo
  • Aumento do engajamento
  • Melhoria do clima organizacional 

Portanto, cuidar da saúde física e mental dos colaboradores é sim um investimento que reflete em produtividade e sustentabilidade a longo prazo.

novembro azul

Quais os tabus que levam à negligência com a própria saúde?

Similar a outras campanhas do calendário colorido da saúde, o novembro azul sofre com problemas que levam à negligência e que as empresas podem contornar ou mesmo resolver, se tratando, na maioria das vezes, de questões culturais e sociais envoltos de preconceito.

Boa parte deles, dizendo respeito à uma ideia de masculinidade fisicamente prejudicial e comportamentalmente tóxica, tendo como sinais:

  • Medo de parecer vulnerável diante de colegas ou superiores;
  • Falta de exames preventivos;
  • Desconhecimento de sintomas iniciais e fatores de risco;

Dados preocupantes sobre exames preventivos

Para que tenha uma ideia do quão importante são os exames preventivos, saiba que:

  • O Ministério da Saúde estima que menos de 30% dos homens realizam exames preventivos de rotina;
  • Muitos procuram o médico apenas quando os sintomas já estão avançados;
  • A taxa de mortalidade por câncer de próstata ainda é alta devido ao diagnóstico tardio.

Como a NR-1 estimula práticas proativas de saúde

A NR-1 passou por atualizações que fortalecem a cultura de prevenção dentro das organizações, reconhecendo o cuidado com a saúde física e mental — incluindo ações voltadas à saúde masculina — o que faz parte de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Ao integrar campanhas de novembro azul às práticas de gestão estará atendendo às exigências legais e, ao mesmo tempo, demonstrando responsabilidade social corporativa.

Sem contar que a empresa passa a agir preventivamente e não por mitigação das consequências.

4 ideias de endomarketing para aplicar no Novembro Azul

Dito isso, separamos ações de endomarketing bem planejadas para ajudar seu RH a aproximar a campanha dos colaboradores, tornando o tema mais humano e acessível

Sendo ideal alinhar as iniciativas à cultura organizacional e às políticas internas de saúde e segurança previstas na NR-1.

Para isso, abaixo estão quatro ideias que podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes e segmentos:

Roda de conversa com urologistas

Você pode organizar encontros presenciais ou online com especialistas em saúde masculina para esclarecer dúvidas e desmistificar o tema. Essa é uma oportunidade para abordar de forma leve assuntos como prevenção, exames e hábitos saudáveis.

Campanhas visuais e brindes personalizados

Todos gostam de ganhar adesivos, camisetas e materiais de comunicação visual que ajudam a reforçar a campanha e criar identificação entre os colaboradores.

Sem contar brindes personalizados, como garrafas, squeezes e bottons, que tornam a ação mais engajada.

Check-ups e exames rápidos na empresa

Seguindo a mesma linha de trazer um urologista para conversar com os colaboradores, é possível também firmar parcerias com clínicas e laboratórios para realizar checkups preventivos e exames básicos no trabalho, incentivando a adesão dos colaboradores e possibilitando a prevenção.

Desafios de bem-estar voltados ao público masculino

Por último, dá para promover campanhas internas que estimulem a prática de atividade física, alimentação equilibrada e redução do estresse, frentes que também são extremamente importantes para o bem-estar dos funcionários, não só masculinos.

O apoio do psicólogo organizacional é essencial nesse processo, ajudando a compreender as necessidades específicas desse público e a desenvolver ações que favoreçam a saúde mental e emocional no ambiente de trabalho

Ações como desafios semanais, ginástica laboral, e programas de recompensas simbólicas para exercitação, ajudam mais do que se pode imaginar.

Como pode ver, falar sobre o novembro azul dentro das empresas não é uma ação pontual restrita a essa época do ano, e sim um compromisso com a saúde, com a prevenção e a qualidade de vida dos colaboradores.

Fatores que com o apoio das diretrizes da nova NR-1, seu RH pode estruturar campanhas que gerem impacto real e fortaleçam a cultura de segurança e bem-estar no trabalho, melhorias que você encontra facilmente com as soluções da orienteme.

novembro azul

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​