Qualidade de vida no trabalho

Empatia: o que é? 8 dicas de como desenvolvê-la

home > Blog > Empatia: o que é? 8 dicas de como desenvolvê-la

O que é empatia?

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que eles sentem e pensam. Esta competência comportamental é fundamental para construir relacionamentos significativos e conviver em harmonia.

Existem pessoas que tem uma habilidade natural de sentir empatia e outros têm um pouco mais dificuldade de se relacionar, mas a boa notícia é que podemos desenvolver esta competência.

Uma das coisas mais importantes é que para desenvolver a empatia, devemos aprender a interpretar os sentimentos dos outros, pois na maior parte das vezes, esta comunicação é não-verbal, ou seja, as pessoas emitem sinais do que desejam. Por isso, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e até o silêncio.

No entanto, antes de interpretar os outros, devemos olhar para nós mesmos e buscar o autoconhecimento, pois quanto mais consciente estivermos de nossas emoções, entenderemos o outro com mais facilidade.

Minha intenção aqui é propor uma analise da situação sobre outra perspectiva, ter empatia com a outra pessoa e se colocar no lugar dela. Ter uma atitude mais humanizada em seus relacionamentos profissionais e pessoais.

Dicas de como desenvolver a empatia

Abaixo destaco algumas pequenas atitudes que podem juntas fazer uma grande diferença no desenvolvimento de sua empatia.

  • Busque o seu autoconhecimento e entenda suas emoções;
  • Perceba que não é preciso concordar com alguém para sentir empatia por ele;
  • Não acredite que somente a sua visão da situação é a correta, pois todos terão pontos de vista diferentes;
  • Aprenda a ouvir e observar atentamente;
  • Tente não fazer pré-julgamentos;
  • Mostre a outra pessoa que se importa com ela;
  • Pergunte às pessoas como elas se sentem;
  • Pratique a empatia com alguém de sua confiança.

Lembre-se de que os relacionamentos, principalmente os profissionais, não precisam ser baseadas apenas na competitividade, pois quando há empatia em uma equipe, as chances de se alcançar bons resultados, é muito maior do que quando é levado em conta apenas o resultado individual. Incentivar esta habilidade, harmoniza o ambiente de trabalho e promove a construção de laços mais ricos na empresa.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja trabalhar sua empatia? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Mais sobre Saúde Ocupacional

Multas e danos à reputação: o que a falta de conformidade com a NR-1 gera na empresa

Checklist para evitar dores de cabeça com fiscalizações trabalhistas

Como a segurança do trabalho se conecta com ESG nas empresas

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​