Orienteme Saúde Ocupacional e Bem Estar corporativo

Qualidade de vida no trabalho

Estratégias de alimentação saudável para funcionários

Raquel Almeida -

Saiba como as empresas podem ajudar os funcionários a manter uma rotina alimentar saudável e benéfica

Manter uma alimentação saudável para os funcionários é de extrema importância, beneficiando tanto os colaboradores quanto a empresa. Considerar a alimentação saudável para os funcionários envolve avaliar as opções de refeitório no local, vale-refeição e também aqueles funcionários que trazem seus próprios alimentos de casa.

Manter uma alimentação balanceada no ambiente de trabalho pode ser um desafio devido à ampla disponibilidade de alimentos ultraprocessados e ricos em gordura e açúcar. A rotina corrida e a falta de tempo para preparar refeições podem levar os funcionários a fazerem escolhas alimentares menos saudáveis.

Para auxiliar as empresas a cuidarem da alimentação e saúde de seus funcionários, listamos várias estratégias eficazes para promover uma alimentação saudável entre os colaboradores. Implementar essas estratégias pode melhorar o bem-estar geral e a produtividade dos funcionários, além de reduzir o absenteísmo por questões de saúde.

Planejamento e preparação de refeições

Uma das estratégias mais eficazes para uma alimentação saudável no trabalho é o planejamento e a preparação antecipada das refeições. Incentivar os funcionários a planejarem suas refeições da semana e a prepararem marmitas em casa pode ser uma excelente forma de garantir uma alimentação equilibrada. 

Para auxiliar os funcionários, a empresa deve investir em formas de ensinar como planejar as refeições da semana e as formas ideias de preparos, através da contratação de profissionais que possam orientá-los.

Criação de um ambiente favorável

A criação de um ambiente favorável à alimentação saudável também é essencial. Empresas podem investir em refeitórios bem equipados, com opções de alimentos frescos e nutritivos. 

Fornecer micro-ondas, geladeiras e outros utensílios necessários para que os funcionários possam aquecer e armazenar suas refeições também contribui para que eles optem por levar alimentos de casa.

Parcerias com restaurantes e empresas de alimentação

Outra estratégia eficiente é estabelecer parcerias com restaurantes e empresas de alimentação que ofereçam refeições saudáveis a preços acessíveis. Dessa forma, os funcionários têm acesso a opções nutritivas mesmo quando não têm tempo para preparar suas próprias refeições. Oferecer descontos ou subsídios para esses serviços pode ser um incentivo adicional para que os colaboradores escolham opções mais saudáveis.

Educação e conscientização

Para os profissionais que se alimentam fora da empresa através do vale alimentação fornecido pela empresa, o caminho ideal é através da conscientização e do ensino.  

Palestras, workshops e materiais educativos podem ajudar os funcionários a entenderem melhor os benefícios de uma dieta equilibrada e a como incorporá-la em suas rotinas diárias.

Entretanto, o melhor caminho para a adoção de uma alimentação saudável para funcionários é disponibilizar profissionais especialistas em nutrição para orientação.

Contratar nutricionistas para empresas pode ser uma solução efetiva e que pode trazer bons resultados para a mudança de hábitos alimentares.

Bonificação por desempenho

Caso ofereça programas de nutrição na sua empresa, uma boa opção para motivação dos colaboradores é incluir uma plataforma de gestão de saúde corporativa, permitindo o monitoramento do desempenho nutricional da equipe.

Tendo esse controle, é possível implementar um programa de bonificação por desempenho de frequências alimentares, baixo risco nutricional e métricas de evolução.

Caso tenha interesse na plataforma para gestão de saúde corporativa, nós da Orienteme podemos agendar uma demonstração e te auxiliar. 

Oficinas de cozinha

Uma boa estratégia para investir na alimentação saudável dos funcionários é oferecer oficinas de cozinha na empresa. Contrate profissionais de cozinha para elaborar e ensinar o preparo de refeições saudáveis e saborosas.

Além de ser interativo e divertido, é educativo e cheio de benefícios para promover uma alimentação equilibrada.

Invista em frutas e lanches

Embora nem sempre seja viável ter um refeitório dentro da empresa, disponibilizar opções de lanches saudáveis pode ser uma excelente alternativa. 

Deixar à disposição cestas de frutas, potes com castanhas ou lanches naturais pode incentivar uma boa alimentação entre os colaboradores e aumentar a motivação no ambiente de trabalho.

Eventos corporativos focados em saúde

Organizar eventos corporativos que foquem na saúde e no bem-estar pode ser uma maneira eficaz de promover a alimentação saudável entre os funcionários. 

Feiras de saúde, semanas de nutrição e atividades físicas coletivas podem engajar os colaboradores e incentivá-los a adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Esses eventos também podem incluir palestras com especialistas, demonstrações culinárias e degustações de alimentos saudáveis.

Incentivar pausas para refeições

Incentivar as pausas regulares para refeições e lanches pode ser uma maneira eficaz de garantir que os funcionários façam escolhas alimentares mais saudáveis. 

Essas pausas ajudam a evitar o consumo de alimentos rápidos e pouco nutritivos e permitem que os colaboradores se alimentem com calma, melhorando a digestão e o aproveitamento dos nutrientes.

Comece a incentivar a alimentação saudável para funcionários

Adotar a alimentação saudável na cultura organizacional é fundamental para o sucesso das iniciativas. Isso pode ser feito através da comunicação constante sobre a importância da alimentação saudável, a celebração de conquistas dos funcionários relacionadas à saúde e a criação de um ambiente de apoio mútuo.

Abrir espaço para a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho é uma responsabilidade compartilhada que pode trazer benefícios significativos para todos os envolvidos. Com estratégias bem definidas e o engajamento de todos, é possível criar um ambiente onde a alimentação saudável seja uma prioridade e um hábito diário.

Mais sobre Saúde Ocupacional

O que é um Coach físico para empresas? Vale a pena?

O que é a ergonomia no trabalho, qual a importância e como desenvolver

Como escolher a nutricionista ideal para sua empresa

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​