Qualidade de vida no trabalho

Como a orienteme auxilia a Porto Seguro Saúde a otimizar a eficiência nos atendimentos de psicologia de maneira estratégica mantendo acolhimento humanizado aliado à tecnologia

No cenário atual, a saúde corporativa enfrenta desafios significativos, como altos índices de sinistralidade, com uma média próxima a 80%, e inflação médica superior a 14% nos últimos anos. Esses fatores elevam consideravelmente os custos para empresas e operadoras. 

Para enfrentar esses desafios, a Porto Seguro Saúde se aliou à orienteme, utilizando tecnologia e uma abordagem única para otimizar a eficiência nos atendimentos de psicologia de maneira estratégica.

Solução Implementada

A orienteme promove uma jornada completa de transformação da saúde, com foco em dados, conscientização e atendimento personalizado. Aqui, apresentamos como auxiliamos a Porto a diminuir custos com atendimentos de psicologia, aumentando a precisão dos atendimentos, o controle de indicadores e dados estratégicos, e a sustentabilidade do negócio, atuando em cinco frentes principais:

  1. Integração dos Sistemas

    Atuamos na integração dos sistemas a fim de reforçar a diminuição de barreiras na verificação de elegibilidade e liberação, facilitando o processo para beneficiários. 

    1. Mapeamento de Risco e Conexão com Profissionais

    Implementamos avaliações com o objetivo de identificar níveis de risco em saúde mental dos beneficiários. Além disso, efetuamos a conexão personalizada aos melhores profissionais com base no mapeamento de necessidades e complexidade do caso: o algoritmo de seleção de profissionais tem alta precisão no encaminhamento, assim, o nosso índice de solicitações de troca é menor do que 5% dos pacientes.

    Um “match” bem sucedido com o profissional auxilia na redução do custo total de atendimento por paciente, uma vez que não há reinício dos acompanhamentos e que os tratamentos tendem a ser mais eficazes.

    1. Atendimento Imediato e Personalizado

    A orienteme oferece aos seus clientes suporte contínuo via mensagens com retornos diários dos profissionais e videochamadas agendadas e realizadas pela própria plataforma, e assim foi com a Porto. Passamos a ser a recomendação prioritária da Porto como prestador de serviços de terapia em atendimento psicológico. 

    1. Acolhimento Humanizado

    Tivemos atenção máxima em acolher o beneficiário em todo processo. Além disso, fizemos uma seleção e treinamentos rigorosos dos profissionais, além de  implementar  o serviço de Concierge: time exclusivo para contato ativo com os beneficiários para auxiliar em dúvidas, questões administrativas e agendamentos.

    1. Mensuração de Resultados

    Fizemos o monitoramento e análise dos resultados, focando na redução de riscos de saúde e melhoria do bem-estar dos beneficiários.

    Resultados

    A implementação dessas frentes de atuação resultou em benefícios significativos para a Porto Seguro Saúde:

    1. Redução de Custos

    Proporcionamos uma diminuição expressiva nos custos associados aos atendimentos de psicologia, devido à maior precisão e eficiência no processo de atendimento, associada ao ganho de escala dos atendimentos, sem perda de qualidade dos mesmos.

    1. Redução de barreiras de acesso ao atendimento

    Com a priorização dos atendimentos de terapia psicológica para a orienteme e a classificação como parceiro estratégico, a Porto deixou de cobrar de seus beneficiários coparticipação pela realização dos atendimentos quando realizados via orienteme, gerando assim economia para os beneficiários e reduzindo uma das barreiras de acesso ao atendimento: o custo. Aliado à economia, podemos citar que o beneficiário que opta pelo atendimento pela orienteme também tem o processo de liberação do atendimento simplificado e rápido pela própria plataforma, bem como acesso a uma variedade enorme de profissionais e abordagens diferentes reunida em um único login.

    1. Aumento na Segurança

    O atendimento 100% online e dentro do ambiente orienteme possibilita controle total sobre a segurança e privacidade dos beneficiários. Com criptografia de ponta a ponta, a Porto pode garantir aos seus beneficiários conforto e praticidade no acesso aos serviços, ao mesmo tempo em que diminui riscos de fraudes de elegibilidade, vazamentos e perdas de dados, entre outros.

    1. Melhoria na Eficiência dos Atendimentos

    A priorização da orienteme como prestador de psicologia, aliada à integração dos sistemas e ao mapeamento de risco, permitiram uma alocação mais precisa dos recursos, garantindo que os beneficiários recebessem o atendimento adequado às suas necessidades muito mais rapidamente. Anteriormente, o beneficiário demorava em média ao menos três dias úteis entre a solicitação do atendimento de psicologia e a realização de sua primeira consulta. Atualmente, esse processo pode ser reduzido para cerca de duas horas.

    1. Melhoria no Engajamento das populações atendidas

    Oferecemos uma equipe dedicada para entender os resultados e perfil da empresa, com intuito de sugerir e realizar ações presenciais e online para maior engajamento dos beneficiários.

    1. Aumento na Adesão

    O serviço de Concierge foi crucial para aumentar a adesão ao atendimento em quase 50%, garantindo que mais beneficiários utilizassem os serviços de maneira eficaz. Foi disponibilizado um canal de comunicação exclusivo para beneficiários Porto Seguro Saúde, pelo qual profissionais treinados tiram dúvidas e auxiliam no processo de liberação e agendamento. Esse atendimento, gerenciado pela orienteme, também auxilia na redução dos custos operacionais da Porto, uma vez que o atendimento ao beneficiário é concentrado na própria orienteme.

    Além disso, o contato ativo com os beneficiários diminui significativamente o percentual de abandono da terapia, aumenta a percepção de acolhimento pelo beneficiário e facilita a detecção de necessidades de melhorias e correções. Entre os beneficiários atendidos, aproximadamente 52% realiza toda a jornada de cadastro e agendamento de maneira autônoma, enquanto 48% têm contato com nosso time de concierge, seja durante o cadastro ou para o agendamento das próximas sessões.

    O contato ativo do time de concierge para os pacientes que abandonam a jornada ainda no cadastro ou antes de realizar qualquer atendimento resulta em uma reversão de abandono  de mais de 50% desses beneficiários.o contato ativo com pacientes que já realizaram algum atendimento e abandonaram a terapia gerou reversão de churn de aproximadamente 36% dos casos.

    1. Satisfação dos Beneficiários

    O acolhimento humanizado e o suporte contínuo resultaram em altos índices de satisfação entre os beneficiários. Pacientes avaliam com 100% de satisfação o serviço de Concierge e 98% de satisfação no atendimento dos profissionais durante as sessões. A qualidade do atendimento é garantida através do treinamento e seleção dos profissionais, que ficam a cargo da orienteme, reduzindo custos gerenciais para a Porto.

    1. Controle e Segurança na Operação

    A integração de sistemas para verificação de elegibilidade e liberação de atendimentos, garante que o processo de atendimento seja fluido e livre de barreiras para o beneficiário, ao passo que mantém toda a segurança necessária na questão de privacidade de dados e impedimento de fraudes. A Porto também passou a usufruir de toda a capacidade analítica que a orienteme oferece com os relatórios de atendimentos e Business Intelligence (BI).

    Como operadora de saúde, a Porto pode acompanhar o impacto dos atendimentos realizados através da orienteme na sinistralidade de seus beneficiários, de sua população geral e/ou por cliente específico, sempre aliado aos cuidados necessários com privacidade e cumprimento de protocolos de segurança como HIPAA e à LGPD.

    1. Sustentabilidade e Escalabilidade do Negócio

    Com o número de pacientes Porto ativos na orienteme e de sessões realizadas crescendo acima de 20% ao mês desde janeiro, a redução dos custos operacionais e da sinistralidade, aliado ao controle eficiente dos indicadores, a Porto Seguro Saúde conseguiu melhorar a qualidade, sustentabilidade e escalabilidade de seu atendimento. 

    Conclusão

    A parceria entre a Porto Seguro Saúde e a orienteme exemplifica como a integração de tecnologia avançada com um acolhimento humanizado pode transformar a saúde corporativa. 

    Enfrentando desafios como a alta sinistralidade e a inflação médica, a solução estratégica da orienteme proporcionou uma otimização significativa nos atendimentos de psicologia, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência e a satisfação dos beneficiários. 

    Com a implementação de um sistema integrado, mapeamento de risco, suporte contínuo via Concierge e um controle rigoroso de segurança e privacidade, a Porto Seguro Saúde conseguiu não apenas reduzir barreiras de acesso ao atendimento, mas também aumentar a adesão e engajamento dos pacientes. O resultado é uma operação mais sustentável e escalável, com uma crescente melhoria nos indicadores de saúde e satisfação, consolidando a Porto Seguro Saúde como uma referência em inovação e eficiência no setor.

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