No cenário atual, a saúde corporativa enfrenta desafios significativos, como altos índices de sinistralidade, com uma média próxima a 80%, e inflação médica superior a 14% nos últimos anos. Esses fatores elevam consideravelmente os custos para empresas e operadoras.
Para enfrentar esses desafios, a Porto Seguro Saúde se aliou à orienteme, utilizando tecnologia e uma abordagem única para otimizar a eficiência nos atendimentos de psicologia de maneira estratégica.
Solução Implementada
A orienteme promove uma jornada completa de transformação da saúde, com foco em dados, conscientização e atendimento personalizado. Aqui, apresentamos como auxiliamos a Porto a diminuir custos com atendimentos de psicologia, aumentando a precisão dos atendimentos, o controle de indicadores e dados estratégicos, e a sustentabilidade do negócio, atuando em cinco frentes principais:
- Integração dos Sistemas
Atuamos na integração dos sistemas a fim de reforçar a diminuição de barreiras na verificação de elegibilidade e liberação, facilitando o processo para beneficiários.
- Mapeamento de Risco e Conexão com Profissionais
Implementamos avaliações com o objetivo de identificar níveis de risco em saúde mental dos beneficiários. Além disso, efetuamos a conexão personalizada aos melhores profissionais com base no mapeamento de necessidades e complexidade do caso: o algoritmo de seleção de profissionais tem alta precisão no encaminhamento, assim, o nosso índice de solicitações de troca é menor do que 5% dos pacientes.
Um “match” bem sucedido com o profissional auxilia na redução do custo total de atendimento por paciente, uma vez que não há reinício dos acompanhamentos e que os tratamentos tendem a ser mais eficazes.
- Atendimento Imediato e Personalizado
A orienteme oferece aos seus clientes suporte contínuo via mensagens com retornos diários dos profissionais e videochamadas agendadas e realizadas pela própria plataforma, e assim foi com a Porto. Passamos a ser a recomendação prioritária da Porto como prestador de serviços de terapia em atendimento psicológico.
- Acolhimento Humanizado
Tivemos atenção máxima em acolher o beneficiário em todo processo. Além disso, fizemos uma seleção e treinamentos rigorosos dos profissionais, além de implementar o serviço de Concierge: time exclusivo para contato ativo com os beneficiários para auxiliar em dúvidas, questões administrativas e agendamentos.
- Mensuração de Resultados
Fizemos o monitoramento e análise dos resultados, focando na redução de riscos de saúde e melhoria do bem-estar dos beneficiários.
Resultados
A implementação dessas frentes de atuação resultou em benefícios significativos para a Porto Seguro Saúde:
- Redução de Custos
Proporcionamos uma diminuição expressiva nos custos associados aos atendimentos de psicologia, devido à maior precisão e eficiência no processo de atendimento, associada ao ganho de escala dos atendimentos, sem perda de qualidade dos mesmos.
- Redução de barreiras de acesso ao atendimento
Com a priorização dos atendimentos de terapia psicológica para a orienteme e a classificação como parceiro estratégico, a Porto deixou de cobrar de seus beneficiários coparticipação pela realização dos atendimentos quando realizados via orienteme, gerando assim economia para os beneficiários e reduzindo uma das barreiras de acesso ao atendimento: o custo. Aliado à economia, podemos citar que o beneficiário que opta pelo atendimento pela orienteme também tem o processo de liberação do atendimento simplificado e rápido pela própria plataforma, bem como acesso a uma variedade enorme de profissionais e abordagens diferentes reunida em um único login.
- Aumento na Segurança
O atendimento 100% online e dentro do ambiente orienteme possibilita controle total sobre a segurança e privacidade dos beneficiários. Com criptografia de ponta a ponta, a Porto pode garantir aos seus beneficiários conforto e praticidade no acesso aos serviços, ao mesmo tempo em que diminui riscos de fraudes de elegibilidade, vazamentos e perdas de dados, entre outros.
- Melhoria na Eficiência dos Atendimentos
A priorização da orienteme como prestador de psicologia, aliada à integração dos sistemas e ao mapeamento de risco, permitiram uma alocação mais precisa dos recursos, garantindo que os beneficiários recebessem o atendimento adequado às suas necessidades muito mais rapidamente. Anteriormente, o beneficiário demorava em média ao menos três dias úteis entre a solicitação do atendimento de psicologia e a realização de sua primeira consulta. Atualmente, esse processo pode ser reduzido para cerca de duas horas.
- Melhoria no Engajamento das populações atendidas
Oferecemos uma equipe dedicada para entender os resultados e perfil da empresa, com intuito de sugerir e realizar ações presenciais e online para maior engajamento dos beneficiários.
- Aumento na Adesão
O serviço de Concierge foi crucial para aumentar a adesão ao atendimento em quase 50%, garantindo que mais beneficiários utilizassem os serviços de maneira eficaz. Foi disponibilizado um canal de comunicação exclusivo para beneficiários Porto Seguro Saúde, pelo qual profissionais treinados tiram dúvidas e auxiliam no processo de liberação e agendamento. Esse atendimento, gerenciado pela orienteme, também auxilia na redução dos custos operacionais da Porto, uma vez que o atendimento ao beneficiário é concentrado na própria orienteme.
Além disso, o contato ativo com os beneficiários diminui significativamente o percentual de abandono da terapia, aumenta a percepção de acolhimento pelo beneficiário e facilita a detecção de necessidades de melhorias e correções. Entre os beneficiários atendidos, aproximadamente 52% realiza toda a jornada de cadastro e agendamento de maneira autônoma, enquanto 48% têm contato com nosso time de concierge, seja durante o cadastro ou para o agendamento das próximas sessões.
O contato ativo do time de concierge para os pacientes que abandonam a jornada ainda no cadastro ou antes de realizar qualquer atendimento resulta em uma reversão de abandono de mais de 50% desses beneficiários. Já o contato ativo com pacientes que já realizaram algum atendimento e abandonaram a terapia gerou reversão de churn de aproximadamente 36% dos casos.
- Satisfação dos Beneficiários
O acolhimento humanizado e o suporte contínuo resultaram em altos índices de satisfação entre os beneficiários. Pacientes avaliam com 100% de satisfação o serviço de Concierge e 98% de satisfação no atendimento dos profissionais durante as sessões. A qualidade do atendimento é garantida através do treinamento e seleção dos profissionais, que ficam a cargo da orienteme, reduzindo custos gerenciais para a Porto.
- Controle e Segurança na Operação
A integração de sistemas para verificação de elegibilidade e liberação de atendimentos, garante que o processo de atendimento seja fluido e livre de barreiras para o beneficiário, ao passo que mantém toda a segurança necessária na questão de privacidade de dados e impedimento de fraudes. A Porto também passou a usufruir de toda a capacidade analítica que a orienteme oferece com os relatórios de atendimentos e Business Intelligence (BI).
Como operadora de saúde, a Porto pode acompanhar o impacto dos atendimentos realizados através da orienteme na sinistralidade de seus beneficiários, de sua população geral e/ou por cliente específico, sempre aliado aos cuidados necessários com privacidade e cumprimento de protocolos de segurança como HIPAA e à LGPD.
- Sustentabilidade e Escalabilidade do Negócio
Com o número de pacientes Porto ativos na orienteme e de sessões realizadas crescendo acima de 20% ao mês desde janeiro, a redução dos custos operacionais e da sinistralidade, aliado ao controle eficiente dos indicadores, a Porto Seguro Saúde conseguiu melhorar a qualidade, sustentabilidade e escalabilidade de seu atendimento.
Conclusão
A parceria entre a Porto Seguro Saúde e a orienteme exemplifica como a integração de tecnologia avançada com um acolhimento humanizado pode transformar a saúde corporativa.
Enfrentando desafios como a alta sinistralidade e a inflação médica, a solução estratégica da orienteme proporcionou uma otimização significativa nos atendimentos de psicologia, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência e a satisfação dos beneficiários.
Com a implementação de um sistema integrado, mapeamento de risco, suporte contínuo via Concierge e um controle rigoroso de segurança e privacidade, a Porto Seguro Saúde conseguiu não apenas reduzir barreiras de acesso ao atendimento, mas também aumentar a adesão e engajamento dos pacientes. O resultado é uma operação mais sustentável e escalável, com uma crescente melhoria nos indicadores de saúde e satisfação, consolidando a Porto Seguro Saúde como uma referência em inovação e eficiência no setor.