Qualidade de vida no trabalho

Como a falta de gestão do tempo pode atrapalhar no desenvolvimento profissional?

Daniela Haidar Chohfi -

O mundo corporativo passou por várias mudanças ao longo dos anos e, durante estes períodos, o perfil de qualidades desejadas em profissionais também se transformou. Contudo, a capacidade de administrar o tempo adequadamente sempre foi uma das características bem vistas pelos recrutadores, principalmente após o aumento da preocupação com a qualidade de vida no trabalho.

A gestão do tempo tornou-se mais do que uma qualidade procurada pelos recrutadores, sendo um dos fatores de proteção de saúde mental, afinal, organizando melhor as demandas, é possível estabelecer as tarefas prioritárias e administrar melhor a divisão do dia, reservando um tempo para as reuniões, para as pausas e até para os momentos de lazer e descanso. 

Gestão de tempo e qualidade de vida

Se antigamente um funcionário que fazia várias horas extras era valorizado, hoje em dia a ideia de estar cheio de trabalho fora do horário, pode ser visto como improdutividade. Uma boa gestão do tempo é um dos principais fatores que auxiliam no equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental. Além disso, o profissional que sabe gerir o seu dia tende a ser muito mais produtivo, entregando um trabalho de qualidade. 

Para os gestores, a gestão do tempo é ainda mais importante, pois, com um dia mais organizado, ele consegue planejar uma parte da sua disponibilidade para conversar com o time, entender o que eles precisam, ajudando nas dificuldades e até pensando em programas de incentivo. 

A rotina organizada também faz com que a administração da pressão do dia a dia seja mais fácil, diminuindo a sensação de pressão e sobrecarga, que são as principais questões relacionadas aos problemas de saúde emocional, como depressão, ansiedade e burnout. 

Como fazer uma boa gestão do tempo?

Ao olhar para todas as tarefas do dia, sejam elas de trabalho ou não, parece ser impossível organizar tudo e ainda ter tempo para relaxar, fazer um curso, um exercício físico ou qualquer outra atividade de autocuidado, como a terapia online, entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar. 

A primeira, e mais fundamental de todas, é entender o que é prioridade e colocá-la na frente de todas as outras tarefas. A partir daí, defina prazos e inclua tudo em uma agenda de papel, ou até mesmo alguns aplicativos, que podem auxiliar nessa gestão.

O RH também pode promover a organização do tempo internamente, incentivando reuniões mais curtas e pequenas pausas entre as tarefas. Além disso, é importante conversar com a gestão a fim de entender se a sobrecarga de trabalho é real ou se ela existe porque não há organização. As empresas também podem fazer o uso de ferramentas de gestão de projetos, que podem tornar o trabalho das equipes mais ágil. Além disso, trabalhar a inteligência emocional do time é uma outra forma de ajudá-los, afinal, os ansiosos tendem a ser procrastinadores, e a gestão do tempo é um grande desafio nesses casos. 

A terapia online é uma das formas que podem auxiliar os profissionais a fazerem uma melhor distribuição das tarefas priorizando ao longo do dia, sendo um momento de autocuidado e autoconhecimento.  O psicólogo pode entender quais são os gatilhos que levam o colaborador a procrastinar e pode ensiná-lo técnicas para que ele consiga organizar as tarefas. 

O psicólogo corporativo pode ainda ajudar os líderes a se aproximarem dos colaboradores, com o objetivo de melhorar a comunicação e a qualidade de vida do time. 

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