Atualmente, muito tem se falado sobre saúde mental no trabalho, principalmente após o isolamento social. A depressão, a ansiedade, o estresse e o burnout tornaram-se pautas de discussões e os RHs passaram a buscar soluções para ajudar seus colaboradores a terem mais qualidade de vida no trabalho.
As empresas entendendo o quanto essas questões poderiam impactar na entrega, passaram a investir no bem estar de seus funcionários, com a criação de programas de qualidade de vida no trabalho.
Entretanto, a saúde emocional no ambiente profissional está sendo trabalhada, em sua maioria, de maneira geral, porém, a liderança acaba sofrendo ainda mais, afinal, gerir a equipe, o trabalho e as relações pessoais entre o time também fazem parte de seu papel enquanto gestor.
Inteligência emocional e o seu papel na gestão de pessoas
A inteligência emocional é uma das características que mais têm sido cobradas dos líderes e gestores. Esse skill tem a ver com a capacidade de reconhecer e controlar as suas próprias emoções, conforme as situações demandam.
Quando os líderes possuem baixa inteligência emocional, a comunicação dentro da empresa é prejudicada e, com isso, fica ainda mais difícil lidar com naturalidade sobre questões relacionadas à saúde mental no ambiente profissional.
Trabalhar a inteligência emocional de profissionais em cargos de gestão é fundamental para que eles possam ter ferramentas para construir um ambiente seguro e acolhedor, em que o time se sinta confortável para abordar questões relacionadas à qualidade de vida e o equilíbrio entre o trabalho e a rotina pessoal.
Como desenvolver a inteligência emocional
Muitos não sabem, mas a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida e a terapia é uma das ferramentas que torna esse aprendizado ainda mais rápido.
Incentivar os líderes a buscar ajuda para que eles possam trabalhar essas questões pode ajudá-los no desenvolvimento profissional e até pode ensiná-los a como desenvolver essa aptidão em sua equipe.
As plataformas de terapia online, que hoje oferecem atendimento psicológico como benefício para os colaboradores, é uma ferramenta poderosa dos RHs para desenvolver líderes e gestores emocionalmente inteligentes, trazendo diversas melhorias para o dia a dia no trabalho.
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