Como planejar um programa de saúde mental corporativo

A discussão do equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental nunca foi tão abordada como agora. A realidade que o home office e a pressão para ser produtivo em um cenário de incertezas fez com que os RHs acendessem uma luz amarela para os casos de ansiedade, depressão e burnout. Somado a isso, pesquisas como a da Isma-BR, indicam que apenas 18% das empresas no mundo mantêm um programa de qualidade de vida no trabalho com iniciativas para cuidar da saúde mental dos colaboradores.

Além disso, nove em cada dez brasileiros atuantes no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante, e a depressão é recorrente em 14% dos casos.

Esses dados alarmantes, somados à incerteza e ao medo perante a pandemia, fizeram com que as empresas buscassem alternativas para ajudar o seu time a cuidar de si. Programas de qualidade de vida no trabalho passaram a incluir ajuda psicológica para os funcionários com o intuito de evitar casos de afastamento e promover um ambiente saudável e amistoso para a equipe

O que um programa de saúde mental corporativo pode oferecer?

Assim como a saúde física, a saúde mental é fundamental para o ser humano, entretanto, ela acaba sendo negligenciada por muitos, comprometendo a qualidade das atividades e o relacionamento interpessoal no trabalho. Uma das formas mais fáceis e eficazes é oferecer aos funcionários uma plataforma de terapia online, que dá a ele a liberdade de conversar com um psicólogo online da forma como achar mais adequada e ainda contribui para aliviar a pressão do dia a dia, tornando as relações mais empáticas. 

A terapia online pode ajudar os líderes a trabalhar melhor a gestão e a descobrir a melhor forma de criar um canal aberto com o time, promovendo a melhora das relações pessoais, além de auxiliar a enxergar mudanças de comportamento que podem indicar problemas relacionados à saúde mental. 

No caso da plataforma OrienteMe, além da terapia online também oferece uma série de outros benefícios, como dicas de meditação e respiração, fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e de muitas demandas, além de indicadores para que os RHs avaliem a saúde mental do time e a sua evolução

Somado à oferta de um psicólogo online, a empresa também deve investir em iniciativas que busquem promover um diálogo aberto entre equipe e gestores, buscando diminuir conflitos, além de momentos de descontração, mesmo que virtuais. Incentivar a atividade física, pequenas pausas durante o dia, criar comitês que falem sobre bem estar e saúde, com dicas que possam ser aplicadas na rotina, também são formas de ajudar os colaboradores a terem controle emocional, com mais equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental e melhor qualidade de vida

Você conhece a OrienteMe? Venha saber como podemos contribuir para a saúde emocional da sua equipe de forma prática, personalizada e leve. CLIQUE AQUI para entender mais sobre nossa plataforma de saúde emocional corporativa. 

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!