Exercícios físicos e saúde mental – Tudo que precisa saber!

Com o início das olimpíadas o tema exercícios físicos e saúde mental ficou ainda mais evidente, mostrando sua ligação direta e necessidade de atenção aos temas. 

Já foi provado que exercícios físicos ajudam no tratamento de doenças como ansiedade e depressão.

Pensando nisso, fizemos uma curadoria com informações relevantes.

Você já deve ter ouvido ou lido uma famosa frase que diz Mens sana in corpore sano”

A tradução literal é Mente sã em um corpo são, e foi a resposta da pergunta “o que todo homem deveria pedir a Deus?”, na sátira X do poeta romano Juvenal.

E não é atoa que essa resposta ficou famosa, quando analisamos os benefícios de uma rotina de exercícios, fica nítida a importância dos movimentos para que a mente também esteja sadia.

Neste texto você vai saber:

A importância da atividade física para saúde emocional

Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental

Principais benefícios da prática de exercícios para saúde mental

A prática de exercícios ajuda no tratamento de transtornos mentais

Relação entre sedentarismo e saúde mental

A importância da atividade física para saúde emocional

Seja uma caminhada despretensiosa ou até mesmo a rotina mais robusta de atividade física, a verdade é que a prática de exercícios físicos impactam diretamente na qualidade de sua saúde emocional.

Photo by Magdalena Smolnicka – Exercícios físicos e saúde mental

Isso porque ela influencia diretamente no bem estar, relaxamento e principalmente na relação psicológica e no comportamento que temos quanto a nós mesmos, desde a aceitação até a apreciação de pequenos resultados e conquistas.

O exercício físico, na forma íntegra, vai muito além de um corpo bonito!

É pelos momentos, por mais um dia vencido, pela superação diária, por se sentir vivo e tomar doses do hormônio da felicidade alegrando nossa mente!

Fazer o que ninguém pode fazer por nós, nos enche de orgulho próprio!
Ganhamos um ponto a mais no nosso dia! 

O treinamento físico nos dá o que ninguém pode comprar, que é saúde!

Uma vida mais saudável  permite sentir menos dor e mais disposição! Dessa forma produzimos melhor, estressamos menos e dissipamos a energia negativa mais fácil!

Tudo é ligado, para um corpo saudável precisamos de uma mente forte, para estarmos bem mentalmente precisamos de um corpo funcional e que nos permita colocar em prática nossas vontades mentais!

Se permita começar, no início pode ser difícil, mas todo novo hábito é assim!

A conta fecha lá na frente!

E nossa mente agradece morar em um corpo são!

Ronan Oliveira,  Profissional de Educação física @ronanoliveira
Cref 036291-G/MG

Exercícios físicos e saúde mental, como a prática pode influenciar?

Como disse Ronan sobre os hormônios da felicidade, a prática de atividades físicas ajudam na produção de grande parte dos elementos necessários para a química do cérebro, os principais neurotransmissores são:

Dopamina

Influencia em nossas emoções, aprendizado e atenção, controla o sistema motor e sua deficiência pode inclusive afetar os movimentos.

Uma das principais características da dopamina está em sua ação  no chamado sistema de recompensa ao realizar determinadas atividades, ela é a responsável pela sensação de prazer ao fim de exercícios físicos, por exemplo.

Ocitocina

É também conhecido como hormônio do prazer, é capaz de diminuir a sensação de stress, melhora o humor e o convívio com as pessoas, ajuda no tratamento da depressão, ansiedade e fobia social.

Serotonina

Atua na regulação do sono, apetite e na temperatura do corpo, é um dos principais hormônios responsáveis pelas funções intelectuais.

Endorfina

Ajuda no alívio de dores, principalmente crônicas, auxilia no controle de tensões, na prática esse neurotransmissor atua como um remédio natural que nosso organismo produz para contornar a tristeza e a falta de disposição.

Com isso podemos concluir que existe uma relação direta entre a prática de exercícios físicos e saúde mental, garantindo a manutenção satisfatória da saúde emocional e o bem estar de uma pessoa.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto vale assistir o vídeo a seguir da Neurologista Dra. Adriana Moro

Principais benefícios da prática de exercícios para saúde mental

1- Melhora significativa da capacidade cognitiva;

2- Melhora da disposição e aumento de energia para tarefa do dia a dia;

3- Melhora da qualidade do sono, isso impacta diretamente quem sofre com insônia;

4- Fortalece o sistema imunológico;

5- Melhora seu humor e autoestima;

6- Maior foco e rendimento no trabalho.

Por isso é tão importante que empresas estimulem seus colaboradores ao acesso a programas de atividades físicas e psicologia organizacional, principalmente neste momento de trabalho a distância.

É importante lembrar que não estamos falando apenas de exercícios físicos de grande impacto como musculação, crossfit, corrida.

Qualquer tipo de exercício físico é capaz de ajudar na melhoria e manutenção da saúde mental.

Dos mais leves, como caminhadas, ioga, alongamentos, natação, até os mais pesados como a já citada musculação, corrida e treino funcional.

Ou seja, qualquer atividade vai te ajudar, o importante aqui é descobrir qual tipo de atividade você tem mais afinidade ou se encaixa em sua rotina para garantir que seja divertida, prazerosa e não se torne uma obrigação.

E mesmo que ainda assim, não consiga praticar atividades físicas por indisposição ou qualquer motivo, lembre-se que a mudança de hábito é algo que leva tempo e não é feita do dia para noite.

A prática de exercícios físicos ajuda no tratamento de transtornos mentais.

Como você já deve saber, os transtornos mentais são causados principalmente pelo desequilíbrio dos neurotransmissores, por isso as atividades físicas são tão importantes.

Uma pesquisa já revelou que a prática constante de atividades físicas reduz o risco de depressão, e mesmo em casos já consolidados aliviam os sintomas.

No caso de ansiedade não é diferente, a atividade física é a forma natural mais eficaz de tratar e mesmo em casos mais graves, é aconselhada pelos médicos para aumentar a sensação de relaxamento, diminuir as tensões e evitar ataques.

O mesmo vale para estresse e TDAH, com a liberação de norepinefrina junto com os hormônios da felicidade, os principais sintomas podem chegar a nível ZERO em alguns casos, por que tem efeitos parecidos com medicamentos como Adderall ou Ritalina.

Pesquisas já mostraram que além do corpo e da mente, a prática de atividades influencia nas relações sociais, o que é uma ótima forma de combater a fobia social.

Sedentarismo e saúde mental.

Assim como a prática de exercícios é crucial para o bem estar de corpo e mente, o fato é que não praticar atividades pode acarretar em sérios problemas.

O sedentarismo é uma das principais causas do aumento de ansiedade no brasil, para se ter uma ideia, em uma pesquisa recente da OMS apontou que 83% dos jovens não pratica a quantidade mínima de exercícios necessários.

A falta de exercício pode causar problemas comportamentais e cognitivos sérios para essa geração no futuro.

A falta de atividade física contribui para baixa autoestima, problemas comportamentais, e aumenta o risco de desenvolver depressão e até mesmo mal de Parkinson.

Às vezes por falta de tempo, às vezes por falta de vontade, existem motivos para deixar de fazer algumas atividades, mas é importante considerar inserir em sua rotina.

Caso se sinta pra baixo e sem nenhuma energia para começar algum esporte, converse com seu psicólogo ou consulte um psiquiatra.

Se você gosta de consumir conteúdo em áudio principalmente em formato podcast, aqui vai uma dica pra entender um pouco mais sobre o tema, Exercícios físicos e saúde mental.

A OrienteMe é uma plataforma de terapia online e bem-estar que oferece uma série de benefícios. Com ela, o colaborador pode contar com o apoio psicológico com toda a segurança e acolhimento necessário, além de conteúdos como exercícios  de meditação, respiração, descontração, concentração, entre outros, fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e estresse. 

Para entrar em contato e solicitar um orçamento, clique aqui.

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!