Qualidade de vida no trabalho

Dia de prevenção da obesidade: a importância da nutrição no ambiente corporativo

Fernanda Mondin é especialista em Nutrição e orientação física

Escrito por Fernanda Mondin

Head de Nutrição e Orientação Física na orienteme.
Formada há 12 anos em Nutrição e com MBA em Gestão de Saúde, ambos concluídos pelo Centro Universitário São Camilo. Possui grande experiência na área clínica e atuou em grandes grupos de saúde como Sulamérica e Teladoc Health.

Promover a nutrição nas empresas é essencial no dia da prevenção da obesidade para reduzir os riscos da obesidade e garantir mais saúde e produtividade para todos

O tema da nutrição nas empresas ganhou ainda mais relevância diante do aumento preocupante da obesidade no Brasil. E no Dia de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, é fundamental reforçar a importância da alimentação saudável no ambiente corporativo.

Segundo dados do Ministério da Saúde (análise do Vigitel 2023), mais de 56% dos brasileiros estão acima do peso, e um em cada quatro adultos já é considerado obeso.

Esse cenário impacta diversos aspectos da vida, e, no ambiente corporativo, afeta diretamente a produtividade, o bem-estar e aumenta o absenteísmo

Promover ações de conscientização nutricional está alinhado às novas diretrizes da NR1, que reforçam a importância da saúde integral do trabalhador. A prevenção da obesidade, portanto, vai além de uma questão de saúde: é também uma responsabilidade da gestão e da empresa.

Obesidade e produtividade: qual a relação no ambiente corporativo?

O sobrepeso e a obesidade não afetam só a saúde física, como também interferem na performance e na motivação das pessoas.

Trabalhadores com hábitos alimentares inadequados tendem a apresentar vários sintomas ruins que impactam dentro e fora da vida profissional, tais como:

  • Cansaço constante e falta de energia ao longo do dia.
  • Dificuldade de concentração e queda no desempenho cognitivo.
  • Alterações de humor, irritabilidade e maior propensão ao estresse.
  • Sonolência após as refeições ou sensação de peso estomacal.
  • Dores de cabeça frequentes ou enxaquecas.
  • Ganho de peso progressivo, especialmente na região abdominal.
  • Retenção de líquidos e sensação de inchaço.
  • Problemas digestivos, como azia, constipação ou má digestão.
  • Desejo excessivo por doces ou ultraprocessados.
  • Pele e cabelos com aparência opaca, reflexo de carência nutricional.
  • Propensão a faltas no trabalho e doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão.

E são quadros como esses que tornam essencial as empresas adotarem políticas de bem-estar e nutrição e observarem os ganhos significativos em produtividade, engajamento e clima organizacional.

nutrição nas empresas

Impactos físicos, mentais e econômicos do sobrepeso

Caso ainda não saiba, a obesidade é considerada uma doença crônica e multifatorial, por elevar o risco de condições como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Além disso, o excesso de peso está relacionado ao aumento do absenteísmo e à queda de produtividade, o que gera custos elevados para as empresas também quando tais problemas não são tratados.

Segundo estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), maus hábitos alimentares podem reduzir em até 20% o rendimento diário de um colaborador, evidenciando o impacto econômico do problema.

Como a má alimentação interfere no desempenho profissional?

Uma dieta pobre em nutrientes e rica em ultraprocessados afeta diretamente o humor, a concentração e a disposição. Se podemos listar só alguns motivos, aqui vão:

  • Redução da energia e da disposição física, dificultando o cumprimento de tarefas e a concentração.
  • Maior suscetibilidade a doenças.
  • Perda de memória e da atenção, especialmente em atividades que exigem foco contínuo.
  • Menor capacidade de tomada de decisão e raciocínio lógico, por carência de nutrientes essenciais ao cérebro.
  • Impacto direto na imunidade, elevando o risco de infecções e gripes frequentes.
  • Desequilíbrio hormonal, que pode afetar o humor e a motivação diária.
  • Aumento do risco de doenças crônicas (além da própria obesidade, existem a hipertensão e diabetes), que comprometem a performance a longo prazo.
  • Menor engajamento e satisfação no trabalho, já que o bem-estar físico e mental influencia diretamente a produtividade.

Tudo isso sem contar o cansaço, a sonolência e a lentidão cognitiva já mencionados antes.

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

E é para estarmos mais atentos a casos assim que foram criadas medidas de mitigar e tratar a obesidade, como a data 11 de outubro.

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é uma oportunidade estratégica para reforçar a importância da alimentação equilibrada e dos hábitos saudáveis dentro das organizações. 

As empresas podem aproveitar a data para mobilizar colaboradores, promover ações educativas e reforçar a responsabilidade social corporativa com o bem-estar físico e mental de suas equipes.

Palestras com nutricionistas e desafios de reeducação alimentar

Convide profissionais de nutrição para palestras e rodas de conversa para conscientizar sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas.

Você pode também propor desafios internos — como semanas temáticas de reeducação alimentar — para estimular o engajamento dos colaboradores e criar uma atmosfera de apoio coletivo.

Como implementar hábitos saudáveis na rotina da equipe

Comece incentivando uma cultura organizacional voltada à saúde, exigindo integração entre RH, CIPA e gestores. Além da nutrição nas empresas, é fundamental repensar o ambiente e a rotina de trabalho, incluindo pausas conscientes, espaços adequados para alimentação e promoção de equilíbrio entre corpo e mente.

Parcerias com restaurantes, marmitas e feiras locais

E o que seus colaboradores achariam se a empresa firmasse parcerias com restaurantes que oferecem ótimas opções? Marmitas saudáveis ou até feiras de produtos locais como estratégia eficaz para tornar a boa alimentação mais acessível aos colaboradores.

O mais legal disso é poder estimular a economia regional, a empresa reforça seu compromisso com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.

E a própria adesão a um plano corporativo de alimentação já pode orientar corretamente os hábitos alimentares.

Campanhas internas com cardápios saudáveis e dicas práticas

Claro que mensagens e conversas não serão suficientes. Considere realizar campanhas de comunicação interna para incentivar hábitos mais saudáveis.

Como criar murais com cardápios equilibrados, divulgar receitas acessíveis e compartilhar dicas de nutrição que são formas simples e eficazes de manter o tema presente no dia a dia corporativo.

Nutrição nas empresas e NR1

Portanto, lembre-se que investir em nutrição dentro do ambiente corporativo é se preocupar com as pessoas, com a produtividade e a qualidade de vida.

Algo que com a implementação de programas de saúde alinhados à nova NR1, as organizações fortalecem sua cultura de prevenção e segurança, garantindo ambientes de trabalho mais equilibrados e sustentáveis.

E para apoiar sua empresa nesse processo, é extremamente fácil conhecer as soluções da orienteme, entre em contato!

nutrição nas empresas

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​