O que é o Transtorno Bipolar?
O transtorno bipolar, conhecido também como doença maníaco-depressiva, é uma condição da saúde mental que causa alterações extremas de humor que incluem variações emocionais acentuadas (mania, hipomania e depressão).
Quando a pessoa fica deprimida, pode se sentir triste ou sem esperança e perder interesse ou prazer na maioria das atividades. Quando o humor muda para mania ou hipomania (menos extrema do que mania), a pessoa pode se sentir eufórica, cheia de energia ou incomumente irritável. Essas mudanças de humor podem afetar o sono, a energia, as atividades, o julgamento, o comportamento e a capacidade de pensar com clareza.
Episódios de alterações de humor podem ocorrer raramente ou várias vezes por ano. Enquanto a maioria das pessoas experimentam alguns sintomas emocionais entre os episódios, alguns podem não experimentar nenhum.
A pessoa pode controlar suas alterações de humor e outros sintomas seguindo um tratamento. Na maioria dos casos, o transtorno bipolar é tratado com medicamentos e aconselhamento psicológico (psicoterapia).
Mania e Hipomania
Mania e hipomania são dois tipos distintos de episódios, mas eles têm os mesmos sintomas. A mania é mais grave do que a hipomania e causa problemas mais visíveis no trabalho, nas atividades escolares e sociais, além de dificuldades de relacionamento. A mania também pode desencadear uma ruptura com a realidade (psicose) e requer hospitalização.
Tanto um episódio maníaco quanto um hipomaníaco incluem alguns destes sintomas:
- Aumento de energia ou agitação
- Sensação exagerada de bem-estar e autoconfiança (euforia)
- Diminuição da necessidade de sono
- Pensamentos descontrolados
- Distração
- Má tomada de decisão – por exemplo, compras descontroladas, assumir riscos sexuais ou fazendo investimentos tolos.
Episódio depressivo maior
Um episódio depressivo maior inclui sintomas que são graves o suficiente para causar uma dificuldade perceptível nas atividades do dia a dia, como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos. Um episódio inclui cinco ou mais destes sintomas:
- Sensação deprimida, como se sentir triste, vazio, sem esperança ou choroso (em crianças e adolescentes, a sensação pode aparecer como irritabilidade)
- Perda de interesse ou não sentir prazer em todas, ou quase todas as atividades
- Perda ou ganho de peso significativo
- Insônia ou dormir demais
- Inquietação ou comportamento lento
- Fadiga ou perda de energia
- Sensação de inutilidade ou culpa excessiva/inadequada
- Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar
- Pensando, planejando ou tentando suicídio
Causas
A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida, mas vários fatores podem estar envolvidos, tais como:
- Diferenças biológicas. Pessoas com transtorno bipolar parecem ter mudanças físicas em seus cérebros. O significado dessas mudanças ainda é incerto, mas pode eventualmente ajudar a identificar as causas.
- Genética. O transtorno bipolar é mais comum em pessoas que têm um parente de primeiro grau, como um irmão ou pai, com a condição. Pesquisadores estão tentando encontrar genes que possam estar envolvidos em causar transtorno bipolar.
- Fatores de risco Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver transtorno bipolar ou atuar como um gatilho para o primeiro episódio incluem:
- Ter um parente de primeiro grau, como pais ou irmãos, com transtorno bipolar
- Períodos de alto estresse, como a morte de um ente querido ou outro evento traumático
- Abuso de drogas ou álcool
Complicações
Se não tratado, o transtorno bipolar pode resultar em sérios problemas que afetam diversas áreas da vida, tais como:
- Problemas relacionados ao uso de drogas e álcool
- Tentativas de suicídio
- Problemas legais ou financeiros
- Relacionamentos danificados
- Desempenho insatisfatório no trabalho ou escolar
Prevenção
Não há maneira de prevenir o transtorno bipolar. No entanto, receber o tratamento no primeiro sinal do transtorno pode ajudar a evitar que o transtorno bipolar ou outras condições de saúde mental se agravem.
Se você foi diagnosticado com transtorno bipolar, algumas estratégias podem ajudar a evitar que sintomas menores se transformem em episódios de mania ou depressão:
- Preste atenção aos sinais de aviso.Abordar os sintomas precocemente pode impedir que os episódios se agravem. Você pode ter identificado um padrão para seus episódios bipolares e o que os desencadeia. Ligue para o seu médico se você sentir que está caindo em um episódio de depressão ou mania. Envolva os membros da família ou amigos na observação de sinais de alerta.
- Evite drogas e álcool.Usar álcool ou drogas recreativas pode piorar seus sintomas e torná-los mais propensos a voltar.
- Tome seus medicamentos exatamente como indicado.Você pode ficar tentado a interromper o tratamento – mas não o faça. Interromper a medicação ou reduzir sua dose por conta própria pode causar efeitos de abstinência ou os sintomas podem piorar ou retornar.
FONTE: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bipolar-disorder/symptoms-causes/syc-20355955