Ter um kit de primeiros socorros nas empresas é uma exigência que, além de salvar vidas, demonstra a seriedade da instituição em garantir segurança no dia a dia
A segurança no ambiente de trabalho vai muito além da prevenção de acidentes, pois envolve também estar preparado para agir quando algo acontece. E por mais que ninguém queira que aconteça, o correto é que o ambiente e os profissionais estejam prontos.
O kit de primeiros socorros nas empresas não é somente uma atitude de cuidado, e sim uma exigência legal que garante mais proteção aos colaboradores.
Pensando nisso, levantamos a questão para responder todas as principais dúvidas a respeito e assim colaborar com o departamento de RH de empresas comprometidas com seus funcionários.
O que diz a lei sobre os primeiros socorros?
Partindo do princípio que a legislação brasileira reforça a responsabilidade das empresas em proteger a saúde de seus colaboradores, as Normas Regulamentadoras (as chamadas NRs) são claras quanto à necessidade de preparação para emergências, sendo o kit de primeiros socorros um dos pontos centrais da obrigação.
O que dizem as NRs? Especialmente a NR 7 e NR 23
A NR 7 trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e prevê que empresas devem oferecer meios adequados de atendimento imediato para acidentes ou mal-estares.
Já a NR 23, é voltada à proteção contra incêndios e menciona que o treinamento e a preparação para emergências são parte fundamental da segurança.
Mas ambas reforçam que o kit de primeiros socorros deve estar acessível e adequado ao risco da atividade.
Quando e como o SESMT deve atuar?
Por sua vez, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é o setor responsável por implementar, orientar e fiscalizar as práticas de segurança.
Cabendo a ele garantir que o kit de primeiros socorros nas empresas esteja atualizado, assim como os colaboradores que deverão utilizá-lo, ou seja, com o treinamento em dia.
As mudanças no SESMT e no RH com a atualização da NR-1 reforçam a necessidade de registros formais, integração e treinamentos contínuos.
É importante dizer que o RH desempenha um papel de apoio estratégico nesse processo, pois além de organizar campanhas de conscientização, pode incluir no onboarding informações sobre a localização do kit e as orientações básicas de uso, ajudando novos colaboradores a se adaptarem com as práticas.
O que deve ter no kit de primeiros socorros nas empresas?
- Gaze estéril
- Algodão hidrófilo
- Ataduras de crepe
- Esparadrapo
- Curativos adesivos (band-aid)
- Tesoura sem ponta
- Luvas descartáveis
- Máscaras descartáveis
- Termômetro
- Soro fisiológico
- Álcool 70%
- Antisséptico (como iodopovidona)
- Talas para imobilização
- Bolsa térmica (quente/fria)
- Pinça
- Manual de primeiros socorros atualizado
Vale dizer que a composição do kit pode variar de acordo com o grau de risco da atividade da empresa e o número de funcionários, sempre seguindo orientações do SESMT e das NRs.
Como a NR-1 age sobre riscos e emergências?
Com a atualização da NR-1 (importante norma regulamentadora da saúde nas empresas), que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, houve reforço na gestão de riscos ocupacionais e na preparação para emergências.
Desse modo, ela exige que as empresas contem com medidas eficazes para mitigar riscos, e o kit de primeiros socorros se enquadra perfeitamente nesse requisito.
Manutenção, controle e preparo
Como adiantamos, a NR-1 exige que todos os equipamentos e procedimentos de segurança sejam mantidos em funcionamento adequado, sempre atualizados.
Isso implica que o kit de primeiros socorros deve passar por revisões constantes, com registros que comprovem o cumprimento dessa obrigação.
E além da manutenção, a norma reforça a relevância da capacitação, para que os colaboradores treinados consigam agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência, minimizando riscos e evitando complicações.
Cursos de primeiros socorros, realizados periodicamente, são uma prática recomendada e demonstram o comprometimento da empresa com a saúde da equipe.
Boas práticas para tornar o kit acessível e funcional
Não basta apenas cumprir a lei, a empresa tem de garantir que o kit seja útil na hora de usar.
Sinalização correta e local estratégico
Um kit escondido ou mal identificado perde totalmente sua eficácia.
Portanto, o posicione em locais de fácil acesso, sinalizado de forma clara e de preferência em mais de um ponto da empresa onde ele se encontra, especialmente quando o espaço físico é grande.
Além da sinalização, todos devem saber seus papéis e como agir em caso de emergência.
O que inclui conhecer o local do kit, saber o que tem nele e como e quando utilizar cada coisa. Sendo ideal que a empresa possua um plano de ação definido, com funções e responsabilidades claras, para que o atendimento seja rápido e organizado.
Lembre, ter um kit de primeiros socorros nas empresas é mais do que cumprir uma exigência legal, pense como um investimento na segurança e no bem-estar dos colaboradores.Para saber mais sobre esse cuidado e garantir que sua empresa esteja sempre bem preparada, veja o que diz nossa página sobre NR-1 e fique à vontade para nos contatar se quiser mais informações.