Qualidade de vida no trabalho

Técnica de Respiração Calmante

Daniela Haidar Chohfi -

Tempo de leitura: 3 minutos

Este período de incertezas e isolamento pode mexer com nosso estado emocional, gerando estresse, ansiedade, pânico, etc., principalmente nas pessoas que já tem tendência e histórico anterior. Portanto, é fundamental aprender a fazer exercícios de respiração e meditação.

É o que vamos chamar de respiração quadrada. Quadrada porque é feita em 4 etapas e todas com a mesma duração. É como um quadrado, uma forma com quatro lados iguais. Neste caso, é uma respiração feita em quatro etapas, com duração semelhante.

Técnica de Respiração:

As quatro etapas são: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazio.

Preparação:

Sente-se confortavelmente. Observe a sua respiração, percebendo o ritmo da sua respiração. Coloque a sua atenção no seu corpo, deixando todo o resto de lado. Mantenha a boca fechada durante o exercício deixando a respiração acontecer suavemente pelas narinas.

Agora inicie:

1 –  Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três: um….dois….três….

2 –  Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três.

3 –  Solte lentamente o ar, contando lentamente até três.

4 –  Após a expiração mantenha-se sem ar, contando lentamente até três.

1 – Volte ao passo 1 e continue repetindo este ciclo, sem pressa…

Faça inicialmente estes ciclos por um minuto e veja como você se sente.

Se estiver bem, retome e aumente o tempo de exercício para 3 minutos.

Agora pare o exercício e se observe.

Se você tiver feito o exercício corretamente, provavelmente vai estar se sentindo mais relaxado e menos ansioso.

Se estiver sentindo tontura, é provável que você exagerou um pouco nas etapas de inspiração e expiração e não deu as pausas necessárias.

É muito importante um equilíbrio entre as quatro etapas. As pausas são tão importantes quanto inspirar ou expirar.

A tontura tende a passar sozinha, mas se você quiser ajudar a diminuir a tontura, retome o exercício com o cuidado de fazer a respiração DEGAVAR, SEM PRESSA, respeitando cada etapa: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazio.

O exercício deve ser confortável. Se sentir desconforto, pare e deixe para fazer outro dia.

Você pode achar mais confortável contar até 4 em cada etapa, não importa; o importante é manter uma respiração lenta e regular, em quatro etapas. Faça uma contagem mental, você não precisa falar os números. Mantenha a boca fechada e respire pelo nariz.

Se o exercício te ajudar, pode praticá-lo todo dia. Se quiser, você pode aumentar o tempo do exercício, fazer 5 ou 10 minutos de cada vez.

Sob estado de ansiedade a respiração tende a ficar rápida e superficial e a pessoa frequentemente tem a sensação de não ter ar suficiente. Este exercício corrige esta distorção, ajudando a diminuir o estado de hiperventilação, que causa várias sensações típicas do estado ansioso como tontura e formigamento.

Este exercício é um CALMANTE NATURAL, um típico trabalho de auto-gerenciamento.

Ao trabalhar com a ansiedade precisamos aumentar o sentimento de potência, aprender como podemos influir sobre nosso estado interno.

 

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​