Tristeza

A tristeza é uma das emoções mais marcantes de nossas vidas, geralmente associada à infelicidade, desesperança ou mágoa. Ela pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles: a perda de um ente querido, o fracasso em atingir um objetivo ou uma decepção amorosa. Na maioria das vezes, é natural nos sentirmos tristes por um período e, após alguns dias, as coisas voltarem à sua normalidade ou nos conformarmos com o ocorrido.

Em alguns casos, porém, a tristeza não passa. É difícil dizer ao certo quando ou por que começou, mas as atividades que antes nos faziam felizes já não têm o mesmo efeito. Em casos graves, esta sensação, que em doses moderadas é natural, pode evoluir e se transformar em depressão.

Mas afinal, como saber se é depressão?

Há vários sintomas que podem indicar que alguém está deprimido. O mais comum de todos é a persistente falta de prazer que insiste em acompanhar a pessoa na maior parte do tempo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo estão deprimidas e apenas metade recebe tratamento. O Brasil é o país com mais deprimidos na América Latina e ocupa o quinto lugar em termos globais.

Alguns sintomas da depressão encontram-se abaixo:

– O desânimo não passa com um simples incentivo. Ele vai se acentuando, fazendo com que a pessoa queira cada vez mais se recolher a um espaço que seja exclusivamente seu. Socialmente, é comum usar uma “máscara” e tentar dizer ao mundo que está tudo bem, mesmo quando internamente há indícios de que não está.

– A irritação e a falta de paciência começam a tomar conta do cotidiano. Tudo se torna grande demais para ser feito dentro do prazo ou ser resolvido sozinho.

– A sensação de solidão aumenta, mesmo que o indivíduo esteja rodeado de pessoas. Parece que ninguém entende a falta de esperança e o vazio sentidos.

– As cobranças pessoais se intensificam e a autoestima pode ficar abalada. A pessoa não se sente capaz ou se acha culpada por tudo.

– O sono pode ser alterado. Não importa a quantidade de horas dormidas, o cansaço é um companheiro inseparável.

– A concentração e a atenção vão ficando cada vez mais prejudicadas. Coisas que antes eram feitas em pouco tempo levam horas, e coisas que antes eram interessantes se tornam obrigações desagradáveis.

Desinteresse por outras pessoas.

– O cuidado pessoal fica em segundo plano. As roupas, o cabelo e a barba não mais importam tanto. O peso pode mudar, seja para mais ou para menos, sem que de fato a pessoa esteja querendo.

– Falta de vontade de sair da cama, alterações alimentares importantes e choro frequente.

– Nos casos mais graves, a pessoa fala em suicídio.

O que fazer?

As atividades e atitudes abaixo podem ajudar quem se sente triste ou deprimido.

– Se ocupar de tarefas práticas que demandem atenção e tirem o foco do sentimento negativo.

– Praticar exercícios físicos, pois promovem a descarga da energia acumulada.

– Analisar e alterar seus pensamentos pode reduzir a intensidade das sensações de tristeza.

– Em casos graves, pode ser recomendável consultar um psiquiatra para avaliar a necessidade de uso de medicamentos.

Fazer terapia: terapeutas estão acostumado a lidar com questões desta natureza e não irão julgá-lo pela situação que se passa.

Na OrienteMe é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Se você tiver interesse, conheça a plataforma e experimente o atendimento por três dias úteis antes de comprar um plano.

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!