Headcount
Esse indicador de RH diz respeito a quantos colaboradores estão trabalhando na empresa em determinado período.
Como calcular: é simplesmente preciso calcular quantos funcionários a empresa teve ou tem em determinado momento. A partir daí, é possível usar esse dado para descobrir em que épocas a organização teve menos ou mais empregados, entre outros.
A fórmula é:
Headcount = soma de todos os colaboradores em determinado período
O exemplo é:
Número total de colaboradores ativos em 2022 = 300
Custo per capita de benefícios
com esta métrica, é possível analisar o investimento per capita dos benefícios da empresa, o que ajuda a estimar se este valor deve mudar, se está de acordo com os resultados esperados pela empresa ou até mesmo se está alinhado com a média do mercado.
Como calcular: O cálculo pode incluir todas as verbas recebidas ou separar conforme a característica do pagamento, como salários e auxílios.
A fórmula é:
Custo per capita dos benefícios = investimento total em benefícios/total de colaboradores
O exemplo é:
Custo per capita dos benefícios = 10.000/50 = 200 reais por pessoa
NPS de colaboradores
O NPS diz respeito à avaliação geral dos colaboradores em relação à empresa, sendo importante para medir o clima organizacional e a satisfação do time.
A pontuação do NPS funciona da seguinte forma:
- Promotores (nota 9-10): estão satisfeitos e vestem a camisa da empresa;
- Neutros (notas 7-8): são imparciais, não leais à organização;
- Detratores (notas 0-6): estão insatisfeitos e não indicam a empresa.
O ideal é que a nota média da organização esteja pelo menos acima de 7, pois o contrário pode indicar um grau elevado de desengajamento da equipe.
Como calcular: é preciso aplicar um formulário que aborde questões relacionadas à satisfação dos colaboradores na empresa, em que eles atribuam notas de 1 a 10 em relação à experiência deles. Ao fim, é necessário tirar a média de promotores, neutros e detratores. Por fim, basta subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores.
A fórmula é:
NPS = % total de promotores – % total de detratores
O exemplo é:
NPS = 60% – 20% = 0,48%
Tamanho médio dos times
Esse indicador mede o número de pessoas que trabalham nos departamentos da empresa. É possível avaliar se esta métrica está alinhada com os objetivos e prioridades da empresa.
Como calcular: é preciso somar o total de funcionários e dividir pelo número de equipes na empresa.
A fórmula é:
Tamanho médio dos times = soma de todos os colaboradores/número de equipes
O exemplo é:
Tamanho médio dos times = 150/6 = 25 colaboradores por equipe
Índice de reclamações trabalhistas
Esse é um indicador de RH muito sério e importante para as empresas, pois identifica como está o cumprimento da organização em relação às leis trabalhistas, conflitos e falhas na gestão, por exemplo. Um alto índice de reclamações trabalhistas pode significar grandes problemas na cultura e clima organizacional, por exemplo.
Como calcular: para calcular o índice de reclamações trabalhistas, é preciso fazer a relação entre o número de reclamações trabalhistas acumuladas nos últimos 12 meses e o número de funcionários desligados acumulados nesse mesmo período.
A fórmula é:
Índice de reclamações trabalhistas = número de reclamações trabalhistas / número de colaboradores desligados x 100
O exemplo é:
Índice de reclamações trabalhistas = 2/20 = 10%