Nível de participação em treinamento
Mede o número de funcionários que participam dos programas de treinamento e desenvolvimento em relação ao número total de funcionários da empresa. Isso pode indicar o nível de interesse dos funcionários pelo treinamento e desenvolvimento.
Como calcular: para calcular, é preciso dividir o número de pessoas que foram ao treinamento pelo total de colaboradores da empresa.
A fórmula é:
Nível de participação em treinamentos = (número de pessoas que aderiram ao treinamento / total de colaboradores) x 100.
O exemplo é:
Nível de participação em treinamentos = 40/150 x 100 = 26,6%
Custo mensal dos programas de treinamento
Mede o custo total dos programas de treinamento e desenvolvimento, incluindo salários dos instrutores, materiais didáticos, alimentação e hospedagem e outras despesas. Isso pode indicar a eficiência do processo em termos financeiros.
Como calcular: esse é um cálculo bem simples, onde é necessário somar todos os gastos da empresa. Dentro de suas possibilidades, é possível dividir esse número pelos meses do ano para ver a média de gastos mensais.
A fórmula é:
Custo mensal dos programas de treinamento = total gasto com programas de treinamento / 12 meses do ano
O exemplo é:
Custo mensal dos programas de treinamento = 50.000/12 = 4.166,66 por mês
Avaliação média do aprendizado
Como calcular: para saber essa métrica, é necessário aplicar um questionário abordando os principais temas tratados durante o treinamento. Depois, calcule a nota média dos colaboradores.
A fórmula é:
ao final do treinamento, aplique uma prova abordando tudo o que foi tratado durante o curso. Depois, calcule a nota média dos colaboradores.
Tempo médio de treinamento por pessoa
mede a média de tempo gasto em treinamentos na empresa. Isso pode indicar a contribuição dos programas para o sucesso da organização.
Como calcular: é preciso dividir o número total de horas investidas em treinamento pelo total de colaboradores da empresa. Ao final, também é possível calcular o percentual de quantas horas totais são passadas em treinamento anualmente, por exemplo.
Se um funcionário, por exemplo, passou 200 horas em treinamento em um ano, e ele trabalha uma média de 2 mil horas em média por ano, o percentual dedicado a treinamentos será de 10%.
A fórmula é:
Tempo médio de treinamento por pessoa = número total de horas em treinamento / número total de empregados)
O exemplo é:
Tempo médio de treinamento por pessoa = 2000/20 = 100 horas
Se um funcionário, por exemplo, passou 200 horas em treinamento em um ano, e ele trabalha uma média de 2 mil horas em média por ano, o percentual dedicado a treinamentos será de 10%