Qualidade de vida no trabalho

Como transformar dados de saúde em ações estratégicas de bem-estar em 2026

Beatriz Nobrega top influencer de RH 2024

Escrito por Beatriz Nobrega

Multiempreendedora e embaixadora orienteme
É conselheira, CHRO as a service, Mentora de Liderança e Influenciadora de RH reconhecida em 2024 como Top HR Influencer, Líder Legacy. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-MBA em Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios.

Saber utilizar dados de saúde coletados de forma ética é o primeiro passo para construir ações eficazes de bem-estar na empresa

Com a saúde corporativa ganhando cada vez mais espaço nas estratégias empresariais, ficou evidente a necessidade de entender e aplicar dados de saúde dos colaboradores.

Pois são informações que permitem planejar programas, benefícios e campanhas mais efetivas, que transformam o cuidado com as pessoas em resultados concretos para a empresa.

É por isso que a gestão da saúde dos funcionários será uma prioridade em muitas empresas em 2026, especialmente com o novo prazo de adequação à NR-1 — 26/05/2026, conforme Portaria MTE nº 765/25.

Com a norma reforçando a importância do cuidado integral com os trabalhadores, e usando dados de saúde como peças-chave nesse processo.

Mais do que números, eles permitem compreender o perfil da população corporativa, antecipar riscos e planejar programas de bem-estar na empresa que realmente façam a diferença no engajamento e na produtividade das equipes.

O papel dos dados de saúde na gestão corporativa

Quando bem analisados, os dados de saúde dos colaboradores revelam padrões, riscos e até oportunidades que direcionam decisões mais inteligentes para o RH. Seja de benefícios personalizados até campanhas de prevenção e programas de qualidade de vida.

Além disso, a integração de informações de diferentes áreas — como absenteísmo, uso do plano de saúde, exames ocupacionais e outros dados — permite criar políticas corporativas mais assertivas, para a prevenção e maior cuidado.

bem-estar na empresa

Como os dados ajudam a planejar programas e benefícios?

Os dados de saúde podem indicar, por exemplo:

  • Grupos de risco que precisam de atenção médica ou nutricional específica;
  • Perfis de colaboradores que se beneficiaram com programas de orientação física, apoio psicológico ou orientação alimentar;
  • Horários e canais mais eficazes para campanhas de engajamento;
  • Ações de prevenção que geram maior impacto financeiro e humano.

Como pode ver, essa leitura permite ao RH direcionar investimentos de forma mais precisa, tornando o bem-estar na empresa uma realidade capaz de melhorar a vida das pessoas e influenciar positivamente na produtividade e retenção de talentos.

Coleta ética e proteção das informações

Mas como é de conhecimento público, a análise de dados deve seguir princípios éticos e de privacidade.

O uso responsável das informações em conformidade com a LGPD é o que garante transparência e segurança, reforçando a confiança dos colaboradores.

Transformando dados em estratégias de cuidado e engajamento

Vale reforçar que não é só ter os dados, o verdadeiro diferencial está em saber como transformá-los em ações reais.

Com a ajuda de tecnologia e times especializados, empresas conseguem evoluir de simples diagnósticos para uma gestão ativa da saúde corporativa.

Na orienteme, por exemplo, oferecemos soluções completas que partem do mapeamento detalhado de riscos e necessidades das pessoas, seguido de estratégias de cuidado e engajamento desenhadas sob medida.

Tudo apoiado por um ecossistema humano com auxílio digital que faz os dados se trazerem resultados impactantes.

O papel do Portal Corporativo na tomada de decisão

Com dados em tempo real, o Portal Corporativo da orienteme permite ao seu RH visualizar indicadores de saúde, adesão e resultados de programas, deixando o acompanhamento bem fácil na jornada de cuidado e bem-estar.

Uma ferramenta que deixa a tomada de decisão mais rápida, precisa e baseada em evidências. Conectando saúde, performance e cultura organizacional de forma integrada.

Times que tornam os dados acionáveis

Indo mais a fundo, a orienteme conta com equipes dedicadas que atuam lado a lado com o RH para que tais resultados sejam alcançados. São eles:

  • Client Success: garante a proximidade e o alinhamento estratégico entre a empresa e o time da orienteme, acompanhando resultados e propondo melhorias contínuas.
  • Engajamento: responsável por desenvolver campanhas e comunicações personalizadas para aumentar a adesão dos colaboradores aos programas de saúde.
  • Concierge: oferece suporte individual a cada usuário, facilitando o acesso aos serviços e estimulando o uso efetivo da plataforma.

Resultados de impacto e cultura de bem-estar na empresa

E os resultados comprovam realmente o grande impacto dessa abordagem: Já são mais de 1 milhão de vidas cuidadas, com mais de 1 milhão de sessões realizadas e 2 milhões de mensagens trocadas entre usuários e profissionais de saúde!

Veja alguns indicadores de avanços expressivos:

  • 34% de melhoria nos índices gerais de bem-estar;
  • 40% dos pacientes fora do alto risco nutricional;
  • 21% de redução nos níveis de estresse;
  • 25% de redução nos sintomas de ansiedade;
  • 34% de aumento na adoção de hábitos mais saudáveis.

Números do uso inteligente de dados que fortalecem a cultura de bem-estar na empresa, impulsionando saúde, engajamento e sustentabilidade organizacional.

Portanto, se a saúde dos seus funcionários é o coração do seu negócio, não postergue o que pode comprometer anos de trabalho e várias vidas, a orienteme está pronta para ajudar sua empresa a construir essa jornada.

bem-estar na empresa

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​