Qualidade de vida no trabalho

O uso de IA para otimizar avaliações de desempenho de fim de ano

Bruno Haidar - CEO e Cofundador da orienteme

Escrito por Bruno Haidar

CEO e Cofundador da orienteme
Formado em Direito pela FGV, trabalhou em comércio internacional no Demarest Advogados, tem mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano pela universidade da ONU, possui MBA em Finanças Corporativas pela FGV e é Cofundador do Instituto de Relações Governamentais do Brasil (IRelgov).

Inteligência artificial pode transformar a avaliação de desempenho de fim de ano em um processo mais justo, preciso e eficiente

O fim de ano vai chegando e muitas metas e premiações dependem dos resultados de feedbacks, além da produção objetiva do funcionário.

Por esse e vários outros motivos, as avaliações de desempenho de fim de ano são etapas necessárias para reconhecer conquistas ou perdas, assim como orientar o desenvolvimento profissional.

E com o uso de tecnologias inteligentes no RH, modernizar esse processo deixou de ser tendência e está quase se tornando uma obrigação.

Pois segundo a Deloitte, 81% das empresas planejam ampliar o uso de ferramentas de análise de dados na gestão de pessoas, tudo para reforçar a urgência de evoluir os métodos tradicionais. 

Por isso, hoje vamos tratar de explicar como a IA transforma a avaliação anual e passa a garantir processos mais ágeis, justos e alinhados às expectativas corporativas e dos colaboradores.

Por que modernizar a avaliação de desempenho?

Os modelos tradicionais de avaliação de desempenho, quando realizados apenas no final do ano, costumam sofrer com falhas de memória humana, subjetividade pessoal e análises baseadas em percepções isoladas.

Formatos que criam lacunas importantes, reduzindo a precisão dos resultados e impactando diretamente na definição de metas futuras.

Além disso, exige grande esforço operacional do RH, que precisa consolidar informações de várias fontes em pouco tempo.

Mas com a transformação digital, surgem oportunidades de reestruturar esse processo, uma modernização que permite avaliações contínuas, baseadas em evidências reais e não apenas em percepções pontuais.

Nesse sentido, a tecnologia:

  • Amplia a qualidade das análises
  • Aumenta a eficiência
  • Reduz gargalos administrativos
  • Libera tempo para ações estratégicas
  • Libera tempo para desenvolvimento humano
  • Reduz os viés inconsciente e imensurável
desempenho de fim de ano

Como a IA contribui para avaliações de fim de ano mais eficientes?

Vale ir mais a fundo nas vantagens que a IA traz para as avaliações, por isso, separamos os tópicos logo abaixo e detalhamos para você.

Coleta automatizada de dados de performance ao longo do ano

Como é uma avaliação a se fazer considerando longos períodos, os sistemas inteligentes registram indicadores, entregas e resultados diariamente, reduzindo esquecimentos e falhas de memória.

A automatização por IA dá até espaço para observações e detalhes contextuais que jamais seriam percebidos ou lembrados humanamente.

Eliminação de vieses inconscientes nas análises

Como a IA analisa padrões reais, isso ajuda a minimizar os julgamentos subjetivos baseados apenas em critérios como afinidade, percepções individuais, gostos pessoais e outros dados de difícil ou impossível mensuração.

Quando tratamos de resultados e produtividade, é preciso trabalhar com KPIs objetivos, por isso, as formas de análise das IAs acabam sendo vantajosas para esse tipo de avaliação.

Geração de relatórios personalizados

Outra vantagem clara é que a tecnologia já possibilita a integração de forma personalizada.

As plataformas automatizadas criam análises detalhadas por área, colaborador e projeto, e de empresa para empresa facilitando a tomada de decisão graças a relatórios bem elaborados e compreensíveis.  

Apoio à definição de metas futuras com base em dados reais

Até mesmo o passado da empresa é utilizado, pois o uso de dados históricos ajuda para que as metas fiquem mais alinhadas às capacidades, sejam desafios coerentes apontando para o potencial de evolução do colaborador ou mesmo da instituição.

Agilidade na comunicação de resultados e planos de desenvolvimento

A IA também acelera o envio de feedbacks, promove a clareza e melhora a experiência de todos os envolvidos. Possibilitando a continuidade das análises sem interrupções e o estabelecimento de novos planos para o novo ciclo que está por vir.

Como integrar IA aos processos do RH de forma ética e estratégica?

Mas apenas destacarmos as vantagens da IA na análise de desempenho de fim de ano não dá conta de responder o que as empresas precisam.

A integração da IA ao RH precisa acontecer orientada por critérios éticos, que garantam o uso responsável de dados, a transparência e o foco no desenvolvimento humano.

Isso envolve, por exemplo, comunicar claramente aos colaboradores como as ferramentas funcionam, quais dados são utilizados e com que propósito.

É preciso também assegurar que informações sensíveis sejam protegidas e tratadas apenas dentro das normas de privacidade.

E para realizar essa integração, o RH deve começar com ferramentas que automatizam tarefas de baixo risco, testando funcionalidades em etapas controladas, capacitando os líderes e gestores e adotando indicadores que permitam monitorar impactos dessa integração.

Essas tecnologias não substituem o olhar humano 

Lembre-se que o objetivo da tecnologia é complementar (nunca substituir) o olhar humano, melhorando a cultura de reconhecimento e aprimorando a qualidade do processo avaliativo.

Modernizando os processos e aplicando a IA de forma estratégica, as empresas aumentam a qualidade das análises e tornam o ciclo de desempenho de fim de ano mais justo, transparente e eficiente.

E caso queira essa evolução no seu RH, é só conhecer as soluções inteligentes da orienteme, que são realmente capazes de transformar sua gestão de desempenho com tecnologia.

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