10 Sintomas da Depressão Pós-parto (DPP)

Existem diversos sintomas de depressão que podem surgir logo após o parto (pós-parto), ou até um ano depois do nascimento do filho (a). Estes sintomas geralmente incluem:

  1. Sentimento de culpa;
  2. Auto-estima baixa;
  3. Sensação de tristeza constante;
  4. Interesse baixo pelo bebê;
  5. Falta de vontade ou capacidade para cuidar de você mesmo e do bebê;
  6. Muito cansaço e desânimo para fazer as coisas;
  7. Falta de vontade de comer (apetite);
  8. Medo da solidão;
  9. Falta de vontade para fazer as atividades diárias;
  10. Dificuldade ou falta de sono.

É normal que a mulher sinta alguns destes sintomas no primeiro mês de vida do bebê, afinal de contas, são muitas adaptações, mudanças e novos desafios na vida da mãe.

A depressão pós-parto (ou DPP) pode ser um sinal quando alguns destes sintomas de estendem por mais de 2 semanas e é importante reconhecer isso logo para que a mulher possa receber o apoio e o tratamento que precisa prontamente. Por isso é aconselhável sempre o acompanhamento de um médico ou consultar um psicólogo para avaliar e tratar a situação.

Homem também pode sofrer depressão pós-parto?

Sim. Muitas vezes estes sintomas podem aparecer no final da gravidez até o primeiro ano da vida do bebê. O aumento das responsabilidades, ligadas ao fornecimento de uma vida boa ao bebê ou dar suporte à mulher, podem estar relacionados aos sintomas de depressão. Entre eles são:

  • Falta de paciência;
  • Irritabilidade;
  • Sensação de tristeza, pensamentos negativos ou choro;
  • Falta de vontade de socializar com as pessoas;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade para se relacionar com o filho;
  • Ansiedade;
  • Sensação de falta de atenção.

É muito importante que a família esteja equilibrada com a chegada de um(a) novo(a)  integrante. Por isso, se o homem também apresenta sinais de depressão pós-parto é aconselhável que busque a ajuda de um terapeuta ou de médico para fazer um tratamento adequado.

Se precisarem de ajuda neste processo, consulte um terapeuta na OrienteMe. A OrienteMe é uma plataforma de terapia online onde é possível falar com um terapeuta todos os dias do conforto da sua casa, sem precisar marcar horário! Experimente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Continue lendo

E-BOOK GRATUITO

O guia completo para nortear a sua empresa no retorno ao trabalho presencial.

E-BOOK GRATUITO

Como o Feedback pode transformar as relações na sua empresa.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.