Home > Blog > O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho

O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho

o que é sst

Se você está aqui, deve estar se perguntando o que é SST e por que essa sigla se tornou tão popular entre os negócios. 

A SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é a maior medida para prevenir acidentes de trabalho, tornar o ambiente mais seguro e garantir que a empresa tenha maiores resultados ao cuidar da saúde dos colaboradores.

Regulamentada pelo Ministério do Trabalho, essa ação se tornou um grande foco das companhias, profissionais de segurança do trabalho e profissionais de RH. Neste artigo, você vai entender por que esse tema é tão importante e mais sobre:

  • O que é SST
  • Qual o objetivo da SST
  • Quem aplica a SST
  • Como funciona a SST
  • Qual a importância da SST
  • Quais as consequências de não fazer a SST
  • Qual a relação da SST e o e-Social
  • SST e segurança psicológica nas empresas

Boa leitura!

O que é SST?

A SST é uma série de medidas de Saúde e Segurança no Trabalho para assegurar um bom ambiente e condições para o colaborador. Ela está associada à lei trabalhista (CLT) e é composta por normas, práticas e procedimentos exigidos de uma empresa com funcionários empregados.

Mesmo sem se enquadrar nessa categoria, os negócios também têm a opção de aderir às normas espontaneamente, a fim de minimizar ou até mesmo anular quaisquer riscos ocupacionais que possam ocorrer. 

Mas o que são riscos ocupacionais? São todos os tipos de ameaça à saúde do colaborador, sejam físicas, emocionais, associadas a ferramentas, etc. Por isso, a SST é um mecanismo de proteção geral da saúde do trabalhador. 

Ela também é muito relevante. Isso porque, o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho registrados. Isso reforça a necessidade de cuidar melhor da saúde dentro das empresas, uma vez que o número de afastamentos e mortes também é alto.

Qual o objetivo da SST?

O principal objetivo da SST é assegurar que o ambiente de trabalho seja o mais seguro possível. Assim, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais (que acontecem por conta da função exercida), ela promove um ambiente mais saudável em geral.

Outra função da SST também é identificar as origens, as causas e a frequência de qualquer acidente de trabalho.  Portanto, além de lesões físicas, é possível prevenir e tratar transtornos emocionais. 

A síndrome de Burnout, que teve um grande aumento nos casos desde o início da pandemia da Covid-19, é um desses distúrbios. Doenças como ansiedade, depressão, etc, também podem ser prevenidas ao aplicar a SST e outros programas de qualidade de vida na empresa.

Como funciona a SST

A SST é aplicada nas organizações a partir de 36 Normas Regulamentadoras (NRs), que possuem o objetivo de determinar como as atividades profissionais devem ser executadas. Elas abrangem desde os equipamentos usados no ambiente de trabalho até outras ações internas. O objetivo é ter uma panorama geral da saúde e segurança do funcionário.

Porém, isso não quer dizer que todas as empresas devem aplicar as 36 NRs. Elas variam de acordo com o setor e os riscos das funções desempenhadas. Por isso, o primeiro passo é entender a situação atual da empresa e, dentro do seu segmento, o que precisa ser implementado.

Para aprofundar o assunto, iremos responder as principais dúvidas que acompanham o tema “o que é sst”:

Quem a realiza na empresa?

Esse trabalho pode ser feito por um profissional da segurança do trabalho ou por uma consultoria especializada.

Quem a regulariza?

O órgão que regulamenta a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST). Assim, outras responsabilidades desse setor são promover políticas públicas e avaliar as condições de trabalho nos ambientes corporativos.

Os 5 programas essenciais da SST

Agora que você entendeu mais sobre o que é SST, é hora de compreender como ela funciona na prática. Apesar de ser possível as empresas seguirem normas diferentes no momento de aplicar as ações, existem alguns programas que a maior parte das organizações deve seguir. Eles são:

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Esse programa é responsável por cuidar da saúde de colaboradores que têm contato direto com agentes físicos, químicos ou biológicos de maneira frequente e grandes concentrações. 

Então, ao implantá-lo, a empresa avalia os principais riscos físicos existentes no ambiente de trabalho e quais medidas ela precisa tomar para deixá-lo mais seguro. Isso previne afastamentos, contaminações e acidentes mais graves com sequelas permanentes. 

Em geral, essa ação é complementar ao programa que vamos apresentar a seguir, o PCMSO.

PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional)

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) atua por meio da aplicação de diversos exames para monitorar a saúde do colaborador. Alguns deles são o exame admissional, o exame periódico, o exame demissional, etc.

Assim, é possível prevenir as doenças ocupacionais, como já mencionamos, e entender se a função desempenhada representa ou pode representar qualquer risco para o funcionário.

LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho)

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é uma medida com o objetivo de entender quais os fatores de risco a que o trabalhador está exposto no ambiente em que atua.

Então, a partir dessa análise, a Previdência Social pode monitorar se existe a chance de ele precisar de uma aposentadoria especial. Em geral, esse laudo analisa os riscos químicos, físicos e biológicos do cargo exercido.

Laudo de Insalubridade

O Laudo de Insalubridade avalia se os colaboradores de uma organização estão expostos a quaisquer agentes nocivos no dia a dia. 

No entanto, diferente das outras ações que apresentamos, esta se baseia nos limites de tolerância definidos na Norma Regulamentadora 15 (NR 15). O laudo também considera a definição de insalubridade do artigo 189, presente na CLT. Por isso, diferente do LTCAT, ele avalia se o funcionário tem o direito de receber algum pagamento adicional por insalubridade.

AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

A AET, Análise Ergonômica do Trabalho, é composta por uma série de técnicas que ajudam a identificar erros em como o colaborador utiliza seus instrumentos de trabalho. Dessa forma, é possível corrigi-los e prevenir problemas de saúde. 

Com a AET são identificados, amenizados ou eliminados os riscos ergonômicos (associados à saúde física), pois eles são causas de doenças ocupacionais.   

Nesse caso, a avaliação pode observar como é feito o transporte e levantamento de materiais, a qualidade e adequação dos móveis, equipamentos e postos de trabalho, as condições e a organização do local de trabalho, etc.

Qual a importância da SST?

A Saúde e Segurança no Trabalho é importante pois é o principal mecanismo para cuidar da saúde geral do colaborador. Isso porque, ela zela por aspectos físicos e emocionais e ajuda a:

  • Diminuir a taxa de absenteísmo;
  • Reduzir o número de acidentes de trabalho;
  • Diminuir a taxa de turnover;
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir custos;
  • Impedir o desenvolvimento de doenças ocupacionais;
  • Aumentar o bem-estar do colaborador. 

Quais as consequências de não fazer a SST?

Como abordamos, a SST é uma ação obrigatória por lei em todas as empresas com funcionários contratados pelo regime CLT. Portanto, o descumprimento dela pode fazer com que a empresa receba multas e penalidades.

Além disso, mesmo após entender o que é SST e sua importância, muitas empresas, ao ignorá-las, colocam seus trabalhadores em perigo, perdem sua credibilidade no mercado e têm diversos prejuízos. Por isso, muito mais que apenas uma norma, essa ação é um meio de valorizar e proteger a equipe.

SST e e-Social

Ao pesquisar o que é SST, muitas pessoas se deparam com o eSocial pela primeira vez.

O eSocial é uma plataforma do Governo Federal que centraliza as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados.

Dessa forma, é por meio dele que as empresas devem mandar os documentos necessários para cumprir com a SST. Neste sistema, o governo fornece o manual, leiaute e tabelas referentes aos grupos, eventos e prazos. Portanto, se você tiver alguma dúvida em relação ao que a sua companhia precisa cumprir, todas essas informações estão reunidas online.

SST e segurança psicológica nas empresas

Por fim, o maior objetivo da SST é garantir que o funcionário e a empresa tenham uma relação saudável e que as condições não ameacem o bem-estar de nenhuma das partes. 

Dessa forma, uma tendência crescente entre as organizações, ao pensar no que é SST e como aplicar, é a saúde mental dos colaboradores. Afinal, toda rotina de trabalho deve ser equilibrada para assegurar segurança psicológica ao colaborador.

Portanto, mesmo que muitos negócios foquem só nos aspectos físicos e produtivos do trabalho, não é possível desempenhar as funções com eficiência se não houver uma atenção para como está a saúde mental dele. 

Então, além do acompanhamento do quadro psicológico dos funcionários, para potencializar as empresas, os departamentos de RH podem promover ações e benefícios voltados a esse bem-estar geral.

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

Como promover a Saúde e Segurança no Trabalho?

Como abordamos neste artigo, existem diversas opções de programas que fortalecem a saúde de equipes de forma completa.

A OrienteMe se enquadra nessa categoria. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online. 

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, a equipe de RH ganha acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

E-BOOK GRATUITO

Como o Feedback pode transformar as relações na sua empresa.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.