Se você está aqui, deve estar se perguntando o que é SST e por que essa sigla se tornou tão popular entre os negócios.
A SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é a maior medida para prevenir acidentes de trabalho, tornar o ambiente mais seguro e garantir que a empresa tenha maiores resultados ao cuidar da saúde dos colaboradores.
Regulamentada pelo Ministério do Trabalho, essa ação se tornou um grande foco das companhias, profissionais de segurança do trabalho e profissionais de RH. Neste artigo, você vai entender por que esse tema é tão importante e mais sobre:
- O que é SST
- Qual o objetivo da SST
- Quem aplica a SST
- Como funciona a SST
- Qual a importância da SST
- Quais as consequências de não fazer a SST
- Qual a relação da SST e o e-Social
- SST e segurança psicológica nas empresas
Boa leitura!
O que é SST?
A SST é uma série de medidas de Saúde e Segurança no Trabalho para assegurar um bom ambiente e condições para o colaborador. Ela está associada à lei trabalhista (CLT) e é composta por normas, práticas e procedimentos exigidos de uma empresa com funcionários empregados.
Mesmo sem se enquadrar nessa categoria, os negócios também têm a opção de aderir às normas espontaneamente, a fim de minimizar ou até mesmo anular quaisquer riscos ocupacionais que possam ocorrer.
Mas o que são riscos ocupacionais? São todos os tipos de ameaça à saúde do colaborador, sejam físicas, emocionais, associadas a ferramentas, etc. Por isso, a SST é um mecanismo de proteção geral da saúde do trabalhador.
Ela também é muito relevante. Isso porque, o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho registrados. Isso reforça a necessidade de cuidar melhor da saúde dentro das empresas, uma vez que o número de afastamentos e mortes também é alto.
Qual o objetivo da SST?
O principal objetivo da SST é assegurar que o ambiente de trabalho seja o mais seguro possível. Assim, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais (que acontecem por conta da função exercida), ela promove um ambiente mais saudável em geral.
Outra função da SST também é identificar as origens, as causas e a frequência de qualquer acidente de trabalho. Portanto, além de lesões físicas, é possível prevenir e tratar transtornos emocionais.
A Síndrome de Burnout, que teve um grande aumento nos casos desde o início da pandemia da Covid-19, é um desses distúrbios. Doenças como ansiedade, depressão, etc, também podem ser prevenidas ao aplicar a SST e outros programas de qualidade de vida na empresa.
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Como funciona a SST
A SST é aplicada nas organizações a partir de 36 Normas Regulamentadoras (NRs), que possuem o objetivo de determinar como as atividades profissionais devem ser executadas. Elas abrangem desde os equipamentos usados no ambiente de trabalho até outras ações internas. O objetivo é ter uma panorama geral da saúde e segurança do funcionário.
Porém, isso não quer dizer que todas as empresas devem aplicar as 36 NRs. Elas variam de acordo com o setor e os riscos das funções desempenhadas. Por isso, o primeiro passo é entender a situação atual da empresa e, dentro do seu segmento, o que precisa ser implementado.
Para aprofundar o assunto, iremos responder as principais dúvidas que acompanham o tema “o que é sst”:
Quem a realiza na empresa?
Esse trabalho pode ser feito por um profissional da segurança do trabalho ou por uma consultoria especializada.
Quem a regulariza?
O órgão que regulamenta a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST). Assim, outras responsabilidades desse setor são promover políticas públicas e avaliar as condições de trabalho nos ambientes corporativos.
Os 5 programas essenciais da SST
Agora que você entendeu mais sobre o que é SST, é hora de compreender como ela funciona na prática. Apesar de ser possível as empresas seguirem normas diferentes no momento de aplicar as ações, existem alguns programas que a maior parte das organizações deve seguir. Eles são:
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
Esse programa é responsável por cuidar da saúde de colaboradores que têm contato direto com agentes físicos, químicos ou biológicos de maneira frequente e grandes concentrações.
Então, ao implantá-lo, a empresa avalia os principais riscos físicos existentes no ambiente de trabalho e quais medidas ela precisa tomar para deixá-lo mais seguro. Isso previne afastamentos, contaminações e acidentes mais graves com sequelas permanentes.
Em geral, essa ação é complementar ao programa que vamos apresentar a seguir, o PCMSO.
PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional)
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) atua por meio da aplicação de diversos exames para monitorar a saúde do colaborador. Alguns deles são o exame admissional, o exame periódico, o exame demissional, etc.
Assim, é possível prevenir as doenças ocupacionais, como já mencionamos, e entender se a função desempenhada representa ou pode representar qualquer risco para o funcionário.
LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho)
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é uma medida com o objetivo de entender quais os fatores de risco a que o trabalhador está exposto no ambiente em que atua.
Então, a partir dessa análise, a Previdência Social pode monitorar se existe a chance de ele precisar de uma aposentadoria especial. Em geral, esse laudo analisa os riscos químicos, físicos e biológicos do cargo exercido.
Laudo de Insalubridade
O Laudo de Insalubridade avalia se os colaboradores de uma organização estão expostos a quaisquer agentes nocivos no dia a dia.
No entanto, diferente das outras ações que apresentamos, esta se baseia nos limites de tolerância definidos na Norma Regulamentadora 15 (NR 15). O laudo também considera a definição de insalubridade do artigo 189, presente na CLT. Por isso, diferente do LTCAT, ele avalia se o funcionário tem o direito de receber algum pagamento adicional por insalubridade.
AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
A AET, Análise Ergonômica do Trabalho, é composta por uma série de técnicas que ajudam a identificar erros em como o colaborador utiliza seus instrumentos de trabalho. Dessa forma, é possível corrigi-los e prevenir problemas de saúde.
Com a AET são identificados, amenizados ou eliminados os riscos ergonômicos (associados à saúde física), pois eles são causas de doenças ocupacionais.
Nesse caso, a avaliação pode observar como é feito o transporte e levantamento de materiais, a qualidade e adequação dos móveis, equipamentos e postos de trabalho, as condições e a organização do local de trabalho, etc.
Qual a importância da SST?
A Saúde e Segurança no Trabalho é importante pois é o principal mecanismo para cuidar da saúde geral do colaborador. Isso porque, ela zela por aspectos físicos e emocionais e ajuda a:
- Diminuir a taxa de absenteísmo;
- Reduzir o número de acidentes de trabalho;
- Diminuir a taxa de turnover;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir custos;
- Impedir o desenvolvimento de doenças ocupacionais;
- Aumentar o bem-estar do colaborador.
Quais as consequências de não fazer a SST?
Como abordamos, a SST é uma ação obrigatória por lei em todas as empresas com funcionários contratados pelo regime CLT. Portanto, o descumprimento dela pode fazer com que a empresa receba multas e penalidades.
Além disso, mesmo após entender o que é SST e sua importância, muitas empresas, ao ignorá-las, colocam seus trabalhadores em perigo, perdem sua credibilidade no mercado e têm diversos prejuízos. Por isso, muito mais que apenas uma norma, essa ação é um meio de valorizar e proteger a equipe.
SST e e-Social
Ao pesquisar o que é SST, muitas pessoas se deparam com o eSocial pela primeira vez.
O eSocial é uma plataforma do Governo Federal que centraliza as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados.
Dessa forma, é por meio dele que as empresas devem mandar os documentos necessários para cumprir com a SST. Neste sistema, o governo fornece o manual, leiaute e tabelas referentes aos grupos, eventos e prazos. Portanto, se você tiver alguma dúvida em relação ao que a sua companhia precisa cumprir, todas essas informações estão reunidas online.
SST e segurança psicológica nas empresas
Por fim, o maior objetivo da SST é garantir que o funcionário e a empresa tenham uma relação saudável e que as condições não ameacem o bem-estar de nenhuma das partes.
Dessa forma, uma tendência crescente entre as organizações, ao pensar no que é SST e como aplicar, é a saúde mental dos colaboradores. Afinal, toda rotina de trabalho deve ser equilibrada para assegurar segurança psicológica ao colaborador.
Portanto, mesmo que muitos negócios foquem só nos aspectos físicos e produtivos do trabalho, não é possível desempenhar as funções com eficiência se não houver uma atenção para como está a saúde mental dele.
Então, além do acompanhamento do quadro psicológico dos funcionários, para potencializar as empresas, os departamentos de RH podem promover ações e benefícios voltados a esse bem-estar geral.
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Como promover a Saúde e Segurança no Trabalho?
A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes.
Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.
A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.
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