Qualidade de vida no trabalho

Ansiedade e estresse são assuntos mais buscados na terapia, de acordo com levantamento da orienteme

Daniela Haidar Chohfi -

Ansiedade, estresse, autoestima, autoconhecimento e relacionamento foram os cinco assuntos mais buscados na terapia em 2021 e 2022.

Os dados são de um levantamento feito pela orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa, que analisou cerca de 40 mil respostas anônimas.

A Healthtech realizou um levantamento sobre os temas mais procurados na terapia pelos usuários da plataforma no momento do cadastro

Como foi feita essa pesquisa sobre terapia?

Os dados gerais dizem respeito à análise completa dos 12 meses de cada ano sobre os assuntos mais buscados na terapia. 

As pessoas que se cadastram na orienteme podem escolher suas prioridades dentro de  60 temas no total.

Entre os quase 40 mil usuários envolvidos na pesquisa, os assuntos mais buscados na terapia foram:

  • 26 mil relataram que foram atrás de terapia por conta de ansiedade;
  • 18 mil por causa de estresse;
  • E 15 mil por autoestima;
  • O restante se dividiu entre os outros temas.

Inclusive, a ansiedade é um tema que se mantém em alta desde a primeira pesquisa da orienteme, em 2021. Esses dados batem de frente com outra realidade sobre a população brasileira. 

Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essa condição.

Diferenças entre gêneros

Uma diferença que não passou despercebida é em relação ao gênero. 

A pesquisa aponta que, em geral, homens e mulheres buscam tratar temas como ansiedade e estresse.

Porém, o terceiro assunto mais buscados na terapia por pessoas do sexo masculino é o autoconhecimento, enquanto mulheres procurar falar sobre autoestima. 

Considerações sobre faixas etárias e impacto da volta dos eventos presenciais

Umas das informações que tem uma representação expressiva é referente à idade. 

De acordo com a pesquisa sobre terapia, jovens entre 22 e 23 anos são os que mais buscam tratar temas como ansiedade.

O assunto mais buscado na terapia pelo público na casa dos 20 a 35 é o estresse, enquanto aqueles na faixa dos 19 a 26 tratam questões relacionadas à autoestima. 

Durante o levantamento, outro dado também chamou a atenção. 

O mês com maior cadastro de pessoas com o interesse em tratar ansiedade foi maio de 2021, quando os eventos presenciais estavam voltando, o que pode indicar um reflexo da sociedade, que estava incerta sobre a volta da vida como “normal”  e, portanto, se viu numa situação que gerou ansiedade. 

“Com a pandemia, tivemos realmente uma grande procura pelos atendimentos psicológicos, pois as questões emocionais, tais como: ansiedade, estresse, depressão, conflitos familiares, problemas de relacionamento, etc, se potencializaram em virtude de toda situação vivenciada. Após o término do isolamento, as pessoas continuaram a utilizar a terapia online justamente porque puderam ter um saldo muito positivo desta experiência”, comenta Renata, Head de Psicologia da orienteme. 

Acesse gratuitamente o arquivo completo do estudo com os 10 temas mais procurados na terapia em 2021 e 2022, além de um comparativo dos dois anos e outros dados! 

Pesquisa sobre terapia: psicoterapia online revoluciona o atendimento

Outro dado importante é que quase 90% dos usuários declararam que houve um efeito positivo para a saúde, qualidade de vida e produtividade com o acompanhamento psicológico. 

A orienteme é uma plataforma que oferece atendimento psicológico, nutricional e orientação física para colaboradores de empresas

Assim, os usuários têm profissionais à disposição por meio de videochamadas e mensagens, além de outros recursos adicionais, como meditações.

A psicoterapia online vem ganhando espaço no mundo e no Brasil já há alguns anos e tenho certeza de que veio para ficar. Os resultados da terapia online são os mesmos da presencial e comprovados cientificamente de que são extremamente positivos”, finaliza Renata.. 

Sobre a orienteme

A orienteme é uma plataforma de gestão de saúde corporativa que mapeia a saúde da população da empresa, realiza o atendimento aos colaboradores de forma personalizada com psicólogos, nutricionistas e orientadores físicos licenciados, disponibilizando um Portal Corporativo exclusivo em tempo real para as empresas acompanharem a evolução da saúde de seus colaboradores. 

Vencedora do prêmio Creator Awards da WeWork, atende grandes empresas e seguradoras como Unimed, Bradesco Saúde, Coca-Cola, Volkswagen, Michelin e Capgemini.  

Saiba mais sobre como disponibilizar saúde física, nutricional e psicológica para a sua empresa com a orienteme na nossa página para empresas.

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​