Qualidade de vida no trabalho

O que causa ansiedade no trabalho? Quais os sintomas? Como o RH pode reduzi-la?

Daniela Haidar Chohfi -

A ansiedade no trabalho é uma situação pela qual diversos brasileiros sofrem, uma vez que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo dados da OMS. Há cerca de 18,7 milhões de pessoas que possuem distúrbios de ansiedade em nosso país, o que equivale a 9,3% da população total.

O ponto-chave é que essa condição mental, além de prejudicar a qualidade de vida das pessoas, pode promover prejuízos financeiros e organizacionais às empresas.

Diante disso, é de extrema importância que os RHs das organizações se conscientizem sobre o assunto e implementem ações capazes de promover segurança psicológica ao ambiente.

Neste artigo, reunimos tudo que você precisa saber sobre ansiedade no trabalho e apresentamos 5 dicas práticas de como o RH pode agir:

  • treine as lideranças de maneira adequada;
  • construa um RH consciente e compreensivo;
  • promova programas de bem-estar;
  • valorize os colaboradores;
  • ofereça benefícios de saúde completos.

Continue a leitura e confira!

O que é ansiedade?

Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos o que realmente é ansiedade. Ela é um sentimento natural que coloca as pessoas em um estado de “alerta” diante situações desconhecidas, de exposição ou tensas.

Sentir uma leve ansiedade antes de uma data especial, de uma entrevista ou algo do tipo é totalmente comum e orgânico. O problema é quando essa sensação toma proporções incontroláveis e se torna recorrente.

A experiência constante de preocupação excessiva, inquietação, falta de concentração, entre outros sintomas são o que caracteriza o transtorno de ansiedade. A partir desse nível de gravidade, o sentimento se torna um distúrbio e passa a atrapalhar a qualidade de vida da pessoa.

Tanto tarefas pessoais quanto profissionais passam a ser muito mais difíceis de executar. Logo, é comum que ansiosos enfrentem dificuldades durante suas rotinas de trabalho, o que traz a necessidade da empresa ter o compromisso de promover um ambiente psicologicamente seguro.

o que é gestão de pessoas

A orienteme pode te ajudar a tratar e prevenir e tratar a ansiedade no trabalho da forma mais eficiente. Entenda como.

O que causa a ansiedade no trabalho?

Agora que você conheceu a definição correta dessa condição mental, fica mais simples entender o que causa a ansiedade no trabalho.

É comum experimentar o sentimento de preocupação e “frio na barriga” durante alguns momentos do expediente. Como já explicado, essa sensação se manifesta em situações de exposição, o que pode ser recorrente em algumas organizações devido às reuniões, por exemplo.

No entanto, há empresas que colocam seus colaboradores frente a cenários tensos, inesperados, estressantes e desconfortáveis com frequência. Isso é a “receita” para que o sentimento passe a ser um distúrbio mental.

Inúmeros fatores podem ser responsáveis pelo estresse e pela ansiedade no trabalho. Eles variam de acordo com o perfil e o estado da saúde mental de cada pessoa. Em geral, os causadores são os seguintes:

  • sobrecarga de trabalho;
  • pressão por resultados;
  • metas irrealistas;
  • prazos extremamente curtos;
  • comunicação agressiva e inadequada;
  • excesso de horas de trabalho;
  • desvalorização do colaborador.

Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 89% das pessoas afirmaram que a falta de empatia é um problema que merece mais atenção das empresas. Essa questão pode explicar muitos fatores mencionados, uma vez que a falta de empatia pode colocar colaboradores em situações preocupantes.

Assim, além dos casos de ansiedade no trabalho, esse cenário pode contribuir para outras doenças ocupacionais que podem causar incapacitação e representar grandes perdas para a empresa, como a Síndrome de Burnout.

Quais são os sintomas da ansiedade no trabalho?

Sintomas de ansiedade no trabalho

Os sintomas de ansiedade no trabalho se manifestam em forma de reações psicológicas e físicas convencionais causadas pelo distúrbio. Os mais comuns são os seguintes:

  • dificuldade para se concentrar;
  • preocupação e medo excessivo;
  • pensamentos negativos incontroláveis;
  • insônia;
  • inquietação;
  • dificuldade para respirar;
  • coração acelerado;
  • náusea;
  • boca seca;
  • suor excessivo;
  • fadiga constante.

Para se ter ideia de quantas pessoas experimentam esses sintomas no trabalho, veja alguns dados de um estudo conduzido pela Happiness Business School:

  • 48% dos profissionais brasileiros se sentem ansiosos no trabalho em alguns dias da semana, mas conseguem relaxar no fim de semana;
  • 27% ficam ansiosos em quase todos os dias, incluindo o fim de semana;
  • 22% têm ansiedade em poucos dias, algumas vezes no fim de semana;
  • 3% nunca se sentem ansiosos em relação ao trabalho.

Por que a ansiedade atrapalha no trabalho?

Mais uma vez é importante ressaltar que o sentimento de ansiedade é natural, comum e não atrapalha no trabalho. Sentir um leve nervosismo antes de uma reunião não significa que você irá conduzi-la de uma forma ruim, não é mesmo?

Agora, o transtorno de ansiedade, que apresenta sintomas intensos e persistentes, pode, sim, trazer dificuldades durante o expediente e afetar a vida em geral.

Especialmente as reações psicológicas, como preocupação excessiva, dificuldade de concentração e inquietação, podem ser prejudiciais. Elas são capazes de reduzir a produtividade de maneira significativa.

Outros efeitos que sintomas intensos e recorrentes podem causar no trabalho são estes:

  • queda na qualidade das entregas;
  • deterioração das relações com colegas de trabalho;
  • medo de inovar e tomar riscos;
  • redução da confiança no trabalho;
  • sentimento de que não faz diferença para a equipe.
Buscando uma plataforma de gestão de saúde ocupacional para sua empresa?
Entre em contato, e entenda como a oriente impulsiona sua empresa através de uma abordagem data-driven de saúde corporativa.

Como descobrir se os colaboradores estão ansiosos?

Promover ações capazes de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores não depende deles já estarem ansiosos ou sofrendo com outros distúrbios. No entanto, é interessante mapear a saúde mental de todos para desenvolver práticas mais assertivas.

A maneira mais adequada de realizar esse mapeamento é por meio de uma pesquisa de clima organizacional.

Além de compartilhar com todos os colaboradores um questionário sobre diversos aspectos da empresa, é interessante que o RH converse com algumas pessoas de diferentes posições e equipes.

Somente as respostas francas e não enviesadas dos colaboradores mostrarão como está a real situação da companhia em questão de saúde mental e bem-estar.

Entenda como a orienteme é o benefício de saúde completo para cuidar da sua empresa.

Como a empresa e o RH podem contribuir para a redução da ansiedade no trabalho?

Como mostrado em outros tópicos, a ansiedade no trabalho é causada principalmente por descuidos em relação ao equilíbrio e bem-estar do outro. Isso é considerado por muitos profissionais um problema de falta de empatia.

O lado positivo é que esses problemas podem ser solucionados com o comprometimento do setor recursos humanos e a colaboração das outras equipes.

A seguir, apresentamos algumas dicas práticas do que o RH pode fazer para construir um ambiente de trabalho saudável. Veja!

1. Treine as lideranças de maneira adequada

As lideranças possuem influência direta na cultura da organização. Elas gerenciam a rotina dos times e podem acabar criando problemas como prazos curtos e metas inatingíveis.

Sendo assim, é importante que todos os líderes passem por um treinamento de gestão de pessoas antes de assumir a posição. Uma capacitação adequada irá ensiná-los a extrair uma boa performance dos colaboradores sem afetar o bem-estar deles.

Aliás, o ideal é que no processo de escolha de uma liderança ocorra uma análise para ver se a pessoa sabe gerir times com empatia, comunicação adequada, escuta ativa e equilíbrio.

Mas tudo pode ser aprendido, por isso recomendamos o treinamento, independentemente da experiência que a pessoa tem em cargos de gestão.

2. Construa um RH consciente e compreensivo

O RH deve ser um canal de diálogo sobre saúde mental e de acolhimento de colaboradores que estão sofrendo com condições mentais. Para isso, a equipe deve incentivar a discussão do assunto na empresa por meio de palestras.

Além disso, é importante estruturar estratégias para que as pessoas enxerguem o RH como essa área de acolhimento. Algumas maneiras práticas de fazer isso podem ser:

  • a checagem recorrente de como os colaboradores estão;
  • a abertura de um canal (telefone, chat, app, etc.) para queixas e pedidos de ajuda em relação a questões mentais.

3. Promova programas de bem-estar

Os programas de bem-estar são iniciativas elaboradas pelo RH que incentivam a valorização da qualidade de vida entres os colaboradores. Isso pode ser posto em prática com o oferecimento de benefícios de academia, yoga e meditação, por exemplo.

Também é interessante que haja campanhas internas periódicas para que os funcionários realmente usem os benefícios. Com o reforço constante das campanhas, é possível incentivá-los a incluir essas práticas em suas rotinas diárias.

Essa é uma iniciativa com margem para benefícios significativos, pois estudos comprovam que a prática regular de exercícios e de mindfulness pode ajudar na prevenção e no tratamento de distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.

4. Valorize os colaboradores

Relembrar os colaboradores que eles são importantes para a empresa é uma boa maneira de evitar a ansiedade no trabalho causada pelo sentimento de indiferença na equipe. Isso pode ser feito oferecendo feedbacks e dando “agrados”.

Acima de tudo, é preciso construir uma cultura organizacional baseada em feedbacks e valorização de cada pessoa. Mais uma vez as lideranças são cruciais, visto que elas são as responsáveis por implementar esse modelo de cultura na prática.

De qualquer forma, enviar presentes e mensagens aos colaboradores com alguma frequência é um bom complemento para relembrá-los da sua importância à empresa.

5. Ofereça terapia como benefício

A adoção de um estilo de vida saudável e equilibrado é, sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de prevenir e tratar transtornos de ansiedade e outras condições mentais. Logo, oferecer benefícios nesse sentido é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho.

Isso porque, ainda existem muitos preconceitos às práticas que fazem parte do tratamento para a ansiedade no trabalho, como o acompanhamento psicológico, além da falta de tempo e acesso a alguns desses recursos. A inclusão como benefício pode ser o estímulo necessário para que esses funcionários cuidem da saúde em geral, especialmente da saúde mental.

Uma maneira mais prática, acessível e moderna de oferecer esse benefício é contratando uma plataforma de qualidade de vida, como a orienteme. 

Oferecemos tratamentos e ações preventivas completas para as empresas, garantindo funcionários saudáveis e felizes a partir de psicoterapia, nutrição e orientação física em uma mesma solução.

Os colaboradores ganham acesso a profissionais especialistas, sendo direcionados àquele mais adequado para cada caso a ser tratado. Além de um mapeamento de saúde completo feito por indicadores estratégicos, o RH também recebe análises assertivas sobre a saúde dos colaboradores, com a ajuda do time da orienteme para promover ações assertivas.

Acesse a nossa página para empresas e saiba mais.

Quais são os direitos do colaborador com ansiedade?

Os direitos do colaborador dependem do nível de ansiedade enfrentado. Quadros leves, com sintomas menos recorrentes e intensos, costumam ser tratados sem afastamento.

Já quadros de ansiedade em estágio avançado, como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), com sintomas frequentes e intensos, podem demandar o afastamento.

O ideal é que o funcionário consulte um especialista, que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra, para avaliar a sua condição e instruir qual é a melhor forma de tratamento.

Caso se comprove que a pessoa está incapacitada para trabalhar, ela pode ter direito ao auxílio-doença e solicitar ao INSS um afastamento de 15 a 60 dias.

Para isso, o colaborador precisa ter contribuído com o INSS por pelo menos 12 meses (casos graves, como o TAG, podem isentar essa carência) e obter laudos médicos que comprovem sua condição.

Mas a meta é não deixar que os funcionários da organização cheguem a esse ponto, certo? Além da pessoa ter a sua qualidade de vida prejudicada, a empresa perde produtividade com a ausência dela.

Quem tem ansiedade no trabalho pode ser demitido?

Essa dúvida é a preocupação adicional de muitos trabalhadores que lidam com essa condição no dia a dia. Até porque, quando os sintomas da ansiedade estão altos, eles começam a afetar na rotina produtiva do colaborador.

Porém, a demissão de um colaborador com qualquer tipo de doença ou transtorno mental não é uma prática legal e pode até mesmo significar o risco de processos trabalhistas para a empresa, principalmente se comprovado que a organização foi a causa do transtorno.

Então, no caso da ansiedade incapacitar o colaborador, a conduta deve ser de afastamento do trabalho. De acordo com as leis trabalhistas, a empresa deve arcar com os 15 primeiros dias dessa ausência. A partir do 16° dia, se o funcionário ainda precisar continuar afastado, ele deverá ser encaminhado ao INSS.

Ainda, é importante ressaltar que não é possível somar atestados com CID diferentes. O CID, no caso, é uma sigla que classifica as doenças internacionalmente. 

Então, vamos supor que o trabalhador tenha apresentado um atestado com CID de ansiedade e outro com o CID de depressão. Ele ficará afastado de forma distinta para cada um dos documentos.

Portanto, isso só reforça a necessidade de as empresas se preocuparem com a saúde integral do time e agir preventivamente.

Conte com a orienteme para prevenir e tratar a ansiedade na sua empresa!

Existem diversos diversos fatores que definem o equilíbrio de uma equipe, mas a saúde emocional, nutricional e física. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo feito dos indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da sua empresa. 

A orienteme atua com:

  • Mapeamento da situação da saúde emocional, nutricional e físico da empresa;
  • Atendimento especializado em psicologia e nutrição, com uma ferramenta que conecta o profissional ideal às necessidades de cada colaborador;
  • Promoção de ações, treinamentos e lives constante com temas relevantes para a empresa;
  • Ações de prevenção e atendimento de emergência em situações de risco;
  • Acesso ao Portal Corporativo, uma plataforma que permite a gestores e profissionais de RH avaliarem o progresso da saúde da equipe;
  • Biblioteca de conteúdos com dicas complementares de especialistas sobre assuntos voltados à saúde integral;
  • Resultados como aumento da produtividade, redução da sinistralidade, diminuição no absenteísmo e muito mais!

Interessou-se pela nossa plataforma, e quer ver como funciona? Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma demonstração de como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme é a mais estratégica para cuidar da saúde da sua empresa

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​