Qualidade de vida no trabalho

Como o Dia do Atleta incentiva ações de bem-estar na empresa?

Bruno Haidar - CEO e Cofundador da orienteme

Escrito por Bruno Haidar

CEO e Cofundador da orienteme
Formado em Direito pela FGV, trabalhou em comércio internacional no Demarest Advogados, tem mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano pela universidade da ONU, possui MBA em Finanças Corporativas pela FGV e é Cofundador do Instituto de Relações Governamentais do Brasil (IRelgov).

O Dia do Atleta pode ser o ponto de partida para engajar seus colaboradores a práticas mais saudáveis e ativas. Entenda como melhorar o bem-estar na empresa

O bem-estar na empresa é um tema cada vez mais valorizado, especialmente em tempos em que a saúde física e mental se tornaram prioridades nas organizações e objeto de foco constante das pessoas.

Por isso que datas como o Dia do Atleta são capazes de inspirar as equipes a adotarem hábitos mais saudáveis, fortalecendo a cultura de autocuidado e de equilíbrio entre corpo e mente.

Claro que é importante lembrar que o incentivo à prática esportiva não deve se limitar a momentos pontuais, como ocorre com a empolgação durante grandes competições ou homenagens.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizada pelo IBGE, cerca de 40% dos brasileiros adultos foram classificados como insuficientemente ativos — ou seja, não praticam a quantidade mínima recomendada de atividade física. 

Esse dado reforça a importância de ações contínuas para promover qualidade de vida também no ambiente corporativo. Espaço em que a maioria das pessoas passa o maior tempo.

O que representa o Dia do Atleta no contexto corporativo?

Celebrado em 21 de dezembro, o Dia do Atleta pode ir muito além das competições e medalhas, pois ele simboliza disciplina, persistência e superação.

O que, no ambiente de trabalho, são essas mesmas qualidades que refletem diretamente na produtividade e no engajamento dos colaboradores.

Quando uma empresa reconhece o valor do esporte, ela reforça a importância do equilíbrio físico e mental como parte da rotina profissional.

Sem contar que o tema esportivo está cada vez mais presente no dia a dia das organizações, seja em grupos de corrida organizados pelos colaboradores, em torneios internos de futebol ou em desafios de passos semanais.

Atividades que ajudam a criar conexões entre as equipes, a reduzir o estresse e melhorar o clima organizacional.

Divulgar ou até comemorar o Dia do Atleta é, então, uma oportunidade para valorizar o potencial humano e incentivar a prática de atividades físicas como parte da cultura de bem-estar na empresa.

bem-estar na empresa

Iniciativas que promovem bem-estar na empresa inspiradas na data

Aproveite a data para lançar campanhas ou criar eventos internos relacionados ao movimento físico. É uma forma eficaz de estimular o engajamento e valorizar o autocuidado.

Para isso, separamos cinco ideias práticas que podem inspirar sua organização a transformar essa celebração em resultados reais para os colaboradores.

1. Desafios internos de movimento ou passos

Uma maneira bem simples e divertida de incentivar a prática de atividades físicas é promover desafios entre setores ou equipes.

Para isso, existem aplicativos de monitoramento de passos que podem ser usados para acompanhar o progresso, e os melhores resultados podem ser premiados com brindes ou dias de folga.

2. Parcerias com academias e personal trainers

Seu RH pode também firmar convênios com academias, estúdios de pilates ou profissionais de educação física, ações que facilitam o acesso à prática esportiva.

Esse tipo de parcerias além de descontos, oferecem treinos personalizados para os colaboradores, adaptados às necessidades, horários e espaços da equipe.

Uma iniciativa que reforça o comprometimento com o bem-estar na empresa de maneira prática e que pode ser contínua.

3. Aulas coletivas no ambiente de trabalho

Aulas rápidas de:

São opções possíveis dentro da própria empresa que ajudam a reduzir o sedentarismo e as queixas de dores musculares.

Essas práticas, mesmo em curtos períodos do dia, favorecem a concentração e diminuem o cansaço físico e mental. As aulas, somando com pausas ativas na rotina, tendem a se tornar pilares de ambientes corporativos mais saudáveis.

4. Palestras sobre saúde física e mental

E é sempre possível convidar profissionais da saúde, psicólogos e educadores físicos para dar palestras sobre hábitos saudáveis capazes de conscientizar o engajamento.

Momentos como esse são ideais para abordar temas como nutrição, sono adequado, equilíbrio emocional e controle do estresse, dando notoriedade para a importância do autocuidado como um valor da organização.

5. Criação de grupos de corrida, caminhada ou esportes

Outra prática muito eficaz é criar grupos esportivos internos, seja para corridas, caminhadas, ciclismo, vôlei e o popular futebol.

Além de fortalecer laços entre colegas, incentiva a prática de exercícios de forma descontraída. A integração que os esportes coletivos ou modalidades que possam ser feitas em grupo, também reforçam o espírito de equipe.

A importância de manter essas ações ao longo do ano

Por fim, o Dia do Atleta é um lembrete da importância de manter práticas de bem-estar durante todo o ano.Sem contar que as ações de saúde e bem-estar na empresa são uma forma de atender às novas exigências legais, como as atualizações da NR1, que destacam a importância da prevenção e da promoção da saúde ocupacional.

bem-estar na empresa

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​