Qualidade de vida no trabalho

Quais são os melhores benefícios corporativos para promover a saúde mental no ambiente de trabalho?

Daniela Haidar Chohfi -

É fato: cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho influencia diretamente nos resultados obtidos por uma empresa. 

Por isso, oferecer benefícios corporativos é uma ótima alternativa para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores. Assim, eles poderão ter uma rotina mais saudável e entregar resultados mais produtivos e eficientes.

Quer conhecer os melhores benefícios para promover a saúde mental no ambiente de trabalho? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Como o ambiente de trabalho influencia na saúde mental do trabalhador?

A verdade é que os transtornos mentais podem surgir pela influência de fatores sociais, genéticos e psicológicos. Mas, geralmente, eles podem estar relacionados com o ambiente no qual a pessoa vive e traça suas relações

Assim, é indiscutível que a saúde mental no ambiente de trabalho tem relação direta com a qualidade de vida dos profissionais dentro e fora deste espaço. Afinal, os trabalhadores chegam a passar até 9 horas por dia no trabalho — quase metade do tempo que passam acordados.

Neste período, algumas das práticas que podem representar fatores de risco são:

  • Políticas inadequadas de segurança;
  • Falhas na comunicação e na gestão;
  • Limitação da participação do colaborador na tomada de decisões sobre a área de trabalho;
  • Falta de apoio de supervisores e colegas de equipe;
  • Regime de trabalho inflexível;
  • Tarefas inadequadas para as competências ou cargo do profissional.

Além disso, um estudo divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) revelou que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode impactar diretamente no equilíbrio mental dos colaboradores. Resultando em problemas como altos níveis de estresse, transtornos de ansiedade, depressão ou até mesmo síndrome de burnout.

Por que os gestores devem se preocupar com saúde mental no ambiente de trabalho?

Um bom gestor está sempre procurando manter os colaboradores satisfeitos com o trabalho e a organização. Isto porque, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são mais produtivos e criativos que os demais.

Dessa forma, estar atento à saúde mental no ambiente de trabalho é um dos principais papéis do RH. Afinal, um ambiente saudável gera melhores resultados tanto para a empresa quanto para a vida social dos colaboradores.

Neste sentido, demonstrar preocupação com a saúde dos funcionários também é uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais que ajudam a sua empresa crescer. Além de contribuir para:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Redução dos níveis de absenteísmo;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Melhora da competitividade no mercado.

5 benefícios corporativos para promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Diante deste cenário, fica evidente a importância das organizações adotarem estratégias para melhorar o clima organizacional da empresa. E os benefícios corporativos podem ser uma alternativa para este desafio.

Por isso, listamos 5 benefícios corporativos para promover a saúde mental no ambiente de trabalho e ajudar a torná-lo mais saudável para os colaboradores. Confira! 

Home Office

O home office ganhou forças com a pandemia da Covid-19. Mas, ao que tudo indica, esta é uma prática que chegou para ficar. 

Afinal, a tecnologia permite que os colaboradores trabalhem no conforto de suas casas com a mesma eficiência — ou até mais — do que no ambiente empresarial. O que tem motivado muitas empresas a adotarem um modelo híbrido de trabalho para seus funcionários. 

Ou seja, o trabalhador poderia cumprir sua jornada profissional divido entre o formato presencial e home office ou escolher o modelo que mais lhe agrada. Assim, a liberdade de escolha e a confiança envolvida neste processo podem colaborar — e muito — para a saúde mental da equipe de uma empresa.

Uma mulher sentada com trabalhando em casa tendo o beneficio de poder ter seu pet em seu colo enquanto trabalha.
O conforto do lar também pode ser um diferencial para os níveis de produtividade e engajamento da equipe.

Acompanhamento psicológico

Proporcionar um acompanhamento psicológico para os colaboradores é outro benefício corporativo que pode ajudar a promover e, principalmente, preservar a saúde mental no ambiente de trabalho. 

Afinal, um psicólogo poderá identificar possíveis problemas internos e propor soluções para resolvê-los. Tudo isto antes que seja causado um impacto maior no dia a dia dos profissionais ou da empresa.

Conheça a OrienteMe

Oferecer saúde emocional como benefício só é possível, na maior parte das vezes, através de uma plataforma de terapia on-line — a especialidade da OrienteMe

Oferecemos a gestão completa da saúde emocional e física de sua empresa com atendimento personalizado e ilimitado de profissionais on-line. 

Tudo para facilitar a análise do bem-estar da empresa como um todo por meio de relatórios inteligentes e oferecer conforto para que os colaboradores possam fazer suas consultas de qualquer lugar.

Salas de descompressão

As salas de descompressão são ambientes cuidadosamente preparados para receber os funcionários para uma pequena pausa durante o dia. Assim, o objetivo é que os colaboradores possam quebrar a rotina, mesmo que por alguns minutos. 

Por isso, pode ser uma ideia interessante criar uma sala de descompressão dentro da sua organização. De forma que os profissionais poderão voltar à rotina mais relaxados e dispostos em seguida.

Além disso, estes ambientes também são boas oportunidades para os funcionários interagirem e se conhecerem melhor. O que tem um impacto direto na saúde mental no ambiente de trabalho.

Pessoas se desfrutando de uma piscina de bolinhas oferecida como um benefícios alternativo dentro da sede do Nubank.
As salas de descompressão podem ter jogos, livros ou até mesmo uma piscina de bolinhas, como no caso da Nubank.

Plano de saúde

Além de possibilitar a visita em profissionais como psiquiatras e psicólogos, um plano de saúde para os funcionários também colabora na saúde mental no ambiente de trabalho de diversas formas.

Pois,fornecer um plano de saúde para os colaboradores é uma forma de deixá-los mais tranquilos caso tenham algum problema ou precisem visitar algum especialista. 

Por isso, a melhor alternativa é contratar um plano coletivo empresarial para a sua organização — independente do seu porte. Dessa forma, todos que mantém vínculo empregatício com a empresa e seus dependentes poderão ser contemplados pelo benefício

Conheça a Valem

A Valem é uma administradora de benefícios reconhecida no mercado por seu histórico de confiança e credibilidade. Ela realiza a manutenção e acompanhamento ativo durante todo o processo contratual entre a sua empresa e a operadora do plano de saúde. 

Dessa forma, você e seus colaboradores podem ficar despreocupados e usufruir de todos os benefícios que um plano de saúde empresarial pode proporcionar. Tudo isto com:

  • Coberturas e preços diferenciados; 
  • Fonte segura de informação a qualquer momento; 
  • Garantia de atualização sobre coberturas e leis; 
  • Serviços adicionais de promoção à saúde. 

Flexibilização de horários

As leis trabalhistas determinam o limite máximo de horas que um funcionário pode trabalhar diariamente. Entretanto, mais importante que ter um horário fixo para entrar e sair, é o colaborador cumprir todas as demandas que lhe forem delegadas

Sendo assim, além de otimizar o processo produtivo, a flexibilização de horários também pode ser uma alternativa interessante para aumentar os índices de saúde mental no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o colaborador terá liberdade para escolher qual o melhor momento para cumprir sua jornada. O que possibilita que ele adapte a sua rotina e equilibre melhor a vida pessoal e profissional.
O texto de hoje foi útil para você? Então, acesse o blog da OrienteMe e conheça outras dicas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho e potencializar os resultados da sua empresa!

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​