Depressão: como superar tabus e equilibrar trabalho e saúde mental?

depressao-e-saude-mental

A depressão ainda é um grande tabu na sociedade e isso reflete nas empresas,  já que a maioria tem uma cultura de que sentimentos ou problemas pessoais não devem ser demonstrados. Fica cada vez mais claro que tratar sobre o assunto é de extrema necessidade, principalmente para organizações que buscam formas de transformar e cuidar do ambiente de trabalho e saúde mental dos colaboradores.

Para ficar mais  clara a importância de estabelecer um programa de qualidade de vida no trabalho para os colaboradores, colocando em foco suas necessidades emocionais e saúde mental, te apresentamos alguns dados: segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 35% a 45% das ausências no trabalho nos países desenvolvidos ocorrem em função de problemas com a saúde mental e emocional dos colaboradores. 

Mas, diante desse cenário, como criar um programa de qualidade de vida no trabalho e lidar com um assunto tão sério como a depressão? É o que vamos ver nesse artigo. Prepare-se e boa leitura!

É importante identificar o problema e dar assistência!

O diferencial de empresas que investem no bem-estar dos funcionários é que, suas taxas de turnover e absenteísmo tendem a reduzir quando comparadas a empresas que não investem e não tem a visibilidade da questão como um todo,    essas conseguem identificar logo os possíveis problemas que aparecem no dia a dia, como os sinais de depressão que um colaborador apresenta, por exemplo. Ainda mais em um contexto atual em que muitos perderam parentes, amigos e outras pessoas do seu convívio por conta da pandemia, é preciso estar atento e fornecer apoio emocional e psicológico para os colaboradores. 

Mostrar que o trabalho e saúde mental são elementos complementares é uma forma de incentivá-los a buscarem sua saúde e bem-estar. Mas não basta ficar na orientação. Empresas que investem no bem-estar dos funcionários vão além, elas oferecem assistência qualificada – como a terapia online da OrienteMe –  para que os colaboradores se sintam acolhidos e dispostos a compartilhar suas dores e tratá-las adequadamente. 

As pausas são importantes

O estresse e o sentimento de incapacidade são alguns dos grandes causadores de depressão. Dessa forma, evitar longos períodos estressantes de trabalho é uma boa opção. Uma sugestão é incluir na agenda dos colaboradores horários fixos para que eles façam pequenas pausas. 

Outra forma de estimular o descanso é implementar atividades, como palestras, rodas de discussão e conversas sobre temas de interesse dos colaboradores da empresa e até ensinando exercícios práticos para desacelerar.

Muitas pessoas acreditam que a produtividade está ligada à quantidade de horas trabalhadas, mas já sabemos que isso não é verdade. A produtividade dos colaboradores, na verdade, depende de orientações assertivas das lideranças para evitar sobrecarga de responsabilidade, atividade e, consequentemente, o estresse. 

Por isso, as folgas, as férias e os horários de descanso devem ser respeitados. 

Outras formas de ajudar os colaboradores a equilibrar o trabalho e a vida pessoal:

  • Incentivar a atividade física por meios de ações internas como competições entre os funcionários e premiações;
  • Implementar um dia da semana sem reuniões;
  • Oferecer uma folga por mês para o colaborador;
  • Implementar o programa “Short Friday”, que incentiva, uma vez ao mês, a antecipação do final do expediente na sexta-feira.

Cuidando da depressão

A depressão não é só uma tristeza passageira. Não é frescura ou algo do tipo. É um transtorno de saúde mental que precisa ser avaliado e tratado com um profissional especializado . 

Ao avaliar que há no time algum colaborador com sintomas de depressão, a melhor escolha é conversar e apresentar a empresa como um ambiente receptivo e acolhedor. Com isso abrem-se portas com o colaborador para direcioná-lo para o tratamento correto e a realização de terapias que possam reduzir os impactos da depressão no seu dia a dia. 

Hoje, é muito mais fácil encontrar um tempo na rotina para fazer o acompanhamento psicológico devido, já que com a tecnologia, é possível agendar terapia online nos horários que forem mais benéficos para os colaboradores. 

Veja como sua empresa pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com auxílio da OrienteMe. 

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!