Qualidade de vida no trabalho

Como promover a diversidade e ter colaboradores mais felizes?

Daniela Haidar Chohfi -

As discussões a respeito da diversidade na sociedade estão cada vez mais presentes no dia a dia e chegaram ao mercado de trabalho. A geração Z chegou ao ambiente profissional trazendo novos posicionamentos a respeito do tema, tornando essa discussão cada vez mais inevitável. 

Temas que antes não eram abordados no ambiente corporativo tornaram-se prioridade para levar qualidade de vida ao trabalho para os funcionários e as organizações tiveram que rever suas políticas e condutas para lidar com temas como acessibilidade, empoderamento, preconceito e minorias. 

O que é a diversidade no ambiente de trabalho?

Quando se fala em diversidade, a maioria das pessoas pensa no público LGBTQIA+, entretanto, a diversidade reúne pessoas que sofrem algum tipo de rejeição social em razão de sua classe, gênero, etnia, deficiência, religião e outras questões que servem de gatilho para o preconceito e a intolerância.

A promoção dessa diversidade tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, traz mais empatia entre os colaboradores, além de promover a inteligência emocional no trabalho ao fazer com todos se envolvam com questões delicadas. Além disso, a promoção da diversidade no ambiente corporativo ajuda na retenção de talentos e traz mais aceitação pelo mercado em geral. 

Como garantir a diversidade nas empresas?

A diversidade deve fazer parte da cultura da empresa, sendo uma preocupação constante de todos os seus funcionários. O RH deve incentivar essa prática com ações simples e que permeiam toda a cadeia, ou seja, desde a contratação dessas pessoas até promovendo um ambiente amistoso de aceitação. 

Além disso, deve-se incentivar o diálogo, entre equipes, líderes e gestores, trabalhar os valores da empresa, de forma que eles garantam a diversidade. 

O apoio psicológico é fundamental em todo o processo de mudança de cultura organizacional, e também para pessoas que precisam lidar com dificuldades por fazerem parte de uma minoria. A terapia online é uma forma de trazer diversidade para a empresa, por meio da empatia e do acolhimento e também de incentivar uma movimentação estrutural, como, por exemplo, com a criação de comitês de diversidade, que pode levar essas discussões para um âmbito ainda maior e sugerir ações mais relevantes para a empresa, como incentivar o uso do nome social por pessoas transsexuais, criar uma meta de contratação de minorias, entre outras. 

Leia mais

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​