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Como a empresa deve agir ao identificar uma doença ocupacional

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Ao identificar uma doença ocupacional, a empresa precisa seguir protocolos claros para garantir os direitos do trabalhador e evitar passivos legais!

As doenças ocupacionais são um assunto cada vez mais importante para qualquer empresa, não por menos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) vêm estabelecendo novas recomendações sobre o tema nos últimos anos.

Devido ao seu perfil silencioso e progressivo, as doenças podem ser irreversíveis caso a empresa não possua uma resposta rápida e tecnicamente eficaz quando os sinais começarem a aparecer entre os colaboradores.

Além disso, ter uma conduta para doença ocupacional bem estruturada garante mais segurança jurídica para a organização e reforça o compromisso com a saúde dos colaboradores. 

Como identificar os sinais de uma possível doença ocupacional?

A melhor forma de identificar é prestar atenção aos sinais físicos e psicológicos apresentados pelo colaborador durante o exercício de sua função. Mudanças sutis no comportamento, queda na produtividade ou mesmo queixas de dor devem ser levadas a sério.

Essas pequenas mudanças não costumam aparecer de forma clara e isoladamente, ao contrário, elas evoluem ao longo do tempo e estão normalmente relacionadas com questões ligadas ao ambiente organizacional.

Por isso, quanto mais cedo reconhecerem os sintomas físicos e psicológicos, maior a chance de reverter o quadro com intervenções adequadas.

Sintomas físicos e psicológicos no ambiente de trabalho

As doenças ocupacionais podem afetar o corpo e a mente de modo diferente e reconhecer os sinais iniciais é essencial para agir com rapidez e evitar agravamentos. 

Sintomas físicos

Os sintomas físicos são comumente mais fáceis de identificar, pois costumam ser comunicados, como as dores nas costas, ombros, punhos e joelhos. Mas há sinais mais sutis, como formigamentos e perda de força muscular.

Normalmente, esses indícios surgem de inadequações nas atividades diárias, como movimentos repetitivos ou posturas inadequadas. E por isso demandam especial atenção quanto à ergonomia na empresa.

Sintomas psicológicos

Já os sintomas psicológicos são mais difíceis de detectar devido a sua característica silenciosa, isso é, são intrapessoais e podem não ser verbalizados com frequência ou até mesmo omitidos.

Desta forma, sensações como irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e sensação constante de cansaço, são indícios de que o bem-estar emocional pode estar sendo comprometido.

Esses sintomas, muitas vezes silenciosos, podem comprometer seriamente a saúde mental e afetar a produtividade se não forem tratados com a devida atenção.

Quais passos a empresa deve seguir após a identificação?

A empresa deve possuir uma conduta para doença ocupacional clara, com conjunto de ações formais determinadas para serem tomadas assim que houver alguma suspeita ou confirmação de doença. 

O objetivo da conduta deve ser garantir o suporte necessário ao colaborador e cumprir com as obrigações legais previstas.

As principais medidas incluem:

  • Encaminhamento ao médico do trabalho para avaliação clínica e emissão de laudo
  • Registro do caso e documentação da suspeita ou confirmação da doença
  • Emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), quando houver relação direta com a atividade laboral
  • Atualização do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) com as informações do diagnóstico
  • Comunicação interna com o RH e a CIPA para análise dos fatores que contribuíram para o adoecimento
  • Acompanhamento contínuo do colaborador, inclusive com possibilidade de readaptação de função
  • Consulta jurídica e previdenciária, quando necessário, para orientar adequadamente o processo

Esse processo deve ser conduzido com amparo técnico, empatia e transparência, tanto para apoiar o trabalhador quanto para resguardar a empresa.

Medidas para ter uma boa conduta para doença ocupacional

As práticas educativas com capacitação contínua, aliados a ajustes ergonômicos, são passos que toda empresa deve realizar para criar um ambiente mais saudável e prevenir novos casos de acidentes.

Para isso, manter a conformidade com a NR1 é primordial, principalmente no que diz respeito aos treinamentos obrigatórios dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

De forma prática, esses treinamentos devem ser realizados nas seguintes ocasiões: 

  • No momento da admissão;
  • Quando houver mudanças de função, ambiente ou processo de trabalho;
  • De forma periódica, conforme o risco da atividade;
  • Sempre que houver alterações nas normas regulamentadoras.

Vale ressaltar também que a análise constante dos documentos de segurança (como LTCAT e PCMSO), com a promoção de campanhas internas de saúde física e mental são medidas importantes e eficientes para criar uma cultura de bem-estar físico e psicológico na empresa.

A orienteme tem compromisso em contribuir para que as empresas desenvolvam uma conduta para doença ocupacional efetiva que promova um ambiente organizacional acolhedor e seguro para o maior desempenho de toda a equipe.

Conte com o apoio do nosso time de especialistas para transformar a sua empresa, conquistando produtividade sem abdicar da saúde laboral. 

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