Qualidade de vida no trabalho

A coragem para enfrentar oportunidades da vida

Daniela Haidar Chohfi -

Antes de nos aprofundarmos no tema proposto, sugiro algumas reflexões importantes: Como anda a sua coragem para enfrentar a vida?

Você consegue aproveitar as oportunidades e desafios que a vida te proporciona?

Costuma enfrentar os obstáculos de frente, com coragem, ou se rende ao desânimo?

A coragem está diretamente ligada aos nossos sentimentos e capacidades. Quando desenvolvemos uma mentalidade mais corajosa, conseguimos enfrentar os obstáculos e desafios com mais garra e determinação.

Normalmente quando estamos diante de alguma situação que nos tira da zona de conforto, acabamos ficando ansiosos e até com certa angústia, principalmente porque podemos nos sentir paralisados pelo desconhecido.

Importante ressaltar que tudo na vida depende de como encaramos a situação. Os obstáculos podem ser motivadores ou nos despertar receio de ir em frente.

Para promover mudanças em nossas vidas, precisamos mudar a nossa forma de avaliar os desafios e oportunidades, analisando as possibilidades de crescimento.

Aprender a lidar com as dificuldades da vida é uma habilidade importantíssima e faz toda diferença em nosso dia-a-dia, pois situações inusitadas sempre acontecerão, seja em nossa vida pessoal ou profissional.

DICAS PARA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

Saia da zona de conforto: é fundamental começar a avaliar as situações do dia-a-dia a partir de diferentes ângulos. Comece a enxergar que pode dar pequenos passos e modificar a sua rotina de maneira simples, como por exemplo: mudando o caminho para o trabalho, ouvindo uma música diferente, etc. Lembre-se de que é normal ter medo do desconhecido e que não devemos esperar por resultados imediatos.

Aprenda com seu medo: aprender com o seu medo pode ajudá-lo a seguir em frente. Além disso, ao superar o medo de mudanças, torna-se mais fácil alcançar o sucesso pessoal e profissional, pois a mudança na vida é inevitável.

Pratique exercícios físicos: Por meio da prática de exercícios, torna-se possível explorar a coragem e a determinação. Encarar situações adversas e aprender lições com elas é um dos maiores benefícios que o esporte possibilita para quem o pratica.

Concluindo, agora que você sabe como ter mais coragem para enfrentar os desafios da vida, será mais simples sair de sua zona de conforto e conquistar novas oportunidades.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​