Qualidade de vida no trabalho

Formas de Aprendizagem e Evolução

Segundo Confúcio, há três principais maneiras para aprender e se desenvolver como ser humano:

  1. A primeira é por experiência própria, onde o indivíduo passa por alguma situação e aprende através dela.
  2. A segunda é por imitação, aonde a pessoa aprende através de experiências de terceiros.
  3. A terceira é por reflexão ou meditação. Nesta se aprende através do pensamento, onde é preciso se imaginar ou se colocar em determinada situação hipotética.

A primeira forma de aprendizado é a mais direta e sofrida, mas também a mais comum. Todos nós passamos por situações difíceis que precisamos suportar como indivíduos.

A segunda é geralmente menos intensa, mas mesmo assim pode ser uma grande fonte de aprendizado, especialmente quando se refere a pessoas próximas com quem nos identificamos e compartilhamos sensações.

A terceira é a mais difícil e sutil, pois é necessário ter um elevado grau de empatia e estar aberto para imaginar situações não vividas.

Se você está fechado ou não se coloca no lugar das pessoas ao seu redor, ficará sempre limitado à sua verdade. Aprender por reflexão ou meditação é o caminho menos sofrido, pois acontece em outro plano – o plano do pensamento. Ainda que seja uma experiência mais abstrata, o indivíduo se imagina passando por coisas que nunca passou a fim de crescer sem precisar passar por determinada situação.

Vivemos em constante evolução, independente da forma de aprendizado: experiência própria, imitação ou meditação. Por isso, é muito importante se conhecer para que sofra cada vez menos com as situações. Sofrer faz parte da vida, mas é necessário ter consciência sobre o que está acontecendo para optar sobre a melhor forma de reagir em cada momento. Quanto mais você se conhecer e tiver empatia, maiores são as chances de você sofrer menos na jornada da evolução.

Se precisar de ajuda neste processo, consulte um terapeuta na OrienteMe. Os profissionais que atendem na plataforma estudaram a mente humana e poderão te orientar no caminho da sua evolução.

Mais sobre Saúde Ocupacional

Janeiro Branco 2025: A Saúde Mental como Ponto de Partida para um Ano Mais Equilibrado

Feedback contínuo: como implementar uma cultura de melhorias

Psicologia nas empresas pode ajudar na retenção de talentos?

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​