O que é a resiliência?

RESILIÊNCIA

Resiliência é a capacidade que temos de sermos flexíveis em momentos em que estamos frente a dificuldades ou adversidades. Essa flexibilidade é construída por meio de um conjunto de crenças que possibilitam transcender os empecilhos da vida e prosperar um futuro com superação.
A resiliência é a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

“É na resiliência que nascem as vitórias porque
todos os caminhos são feitos de altos e baixos
e é necessário persistir para chegar ao fim”
(autor desconhecido)

Como ser resiliente?
A resiliência é uma característica nata nas pessoas, ou uma competência que podemos desenvolver ao longo da vida e que nos capacita a estarmos resilientes diante de determinadas situações?
A resiliência como virtude não é algo que temos ou não temos de forma absoluta. A questão é que às vezes conseguimos aplicá-la melhor e em outras vezes não. Ou seja, há situações em que somos mais resilientes e em outros não conseguimos tanto êxito.
Estar resiliente em determinada área de vida não significa que ela esteja em outras áreas. Por exemplo, podemos ter um comportamento resiliente em nosso ambiente familiar, porém temos dificuldades de desenvolver essa habilidade em nosso ambiente profissional.
Aprender a ser resiliente não significa que a pessoa se torne imune aos problemas. A dor emocional, os sentimentos de frustração e tristeza estarão presentes, mas o posicionamento perante esses sentimentos deve ser de enfrentamento e superação.


“Mais importante que os acontecimentos que
lhe afeta, é como você reage a isso.”

Como desenvolver resiliência?
É necessário alterar um conjunto de crenças espirituais e contextos culturais que são desenvolvidos ao longo da vida vinculados a resiliência, para que sejam mudados e transformados. Indivíduos resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e na sua capacidade de gerir de forma eficaz os desafios da sua vida. Cada pessoa desenvolve uma forma diferente de gerenciar esse estresse. Para isso, uma mudança de postura diante dos obstáculos se faz necessária.

Algumas estratégias para desenvolver resiliência:

  • Desenvolver a capacidade de se adaptar às mudanças
  • Procurar ser flexível
  • Exercitar o autocontrole, liberando tensões.
  • Encarar a vida com positividade e otimismo
  • Utilizar as adversidades como fonte de força
  • Aprender a ser paciente e otimista
  • Manter a motivação em alta
  • Manter-se conectado em relacionamentos afetuosos
  • Aprender hábitos saudáveis
  • Acreditar em si mesmo

“Não importa o que fizeram com
você. O que importa é o que você faz
com aquilo que fizeram com você.” Jean
Paul Sartre

Esta frase é um convite à reflexão de como sobressair a toda intempérie de contrariedades que sofremos todos os dias.

“Pedras no caminho? Guardo
todas, um dia construirei um castelo…”
Fernando Pessoa

Texto escrito por: Eliane Chaves Cysneiros, psicóloga OrienteMe.

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Eliane? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!