Qualidade de vida no trabalho

O que fazer quando sentir raiva?

Daniela Haidar Chohfi -

Um grande número de pessoas tem propensão de sentir raiva e qualquer motivo é razão para sentir o sangue “subir”, a face “ferver”, o coração acelerar e explodir! Normalmente perdem a razão com facilidade, gritam, brigam, xingam, etc. E na maioria das vezes, se arrependem de suas atitudes e se sentem culpados.

Podemos citar vários exemplos de possíveis gatilhos deste tipo de comportamento, como por exemplo, fechadas no trânsito, receber uma má notícia, ouvir algo que não gostaria, ser contrariado, etc.

Importante deixar claro, que o sentimento de raiva é uma emoção inerente do ser humano e qualquer um pode ter um raro momento de fúria, principalmente quando enfrenta uma situação muito ruim.

Por este motivo, é fundamental perceber se essa sensação está saindo do seu controle, identificando a freqüência e a intensidade destes momentos. Reconhecer o problema, é o primeiro passo para que a raiva, não interfira negativamente em suas relações sociais e profissionais, dominado a sua vida.

Se este for o seu caso, é necessário que aprenda algumas estratégias para acalmar-se nos momentos de fúria.

DICAS:

  • Aceite que a raiva é uma emoção e que você pode precisar de ajuda para refletir sobre o tema;
  • Pensar no quanto ela impacta sua vida;
  • Reavaliar uma situação é uma das mais potentes formas de minimizar a raiva. Pense consigo mesmo: “Não é comigo. Esta pessoa deve estar tendo um dia muito ruim.”
  • Controle o seu primeiro impulso;
  • Pratique um exercício de respiração;
  • Faça uma contagem regressiva, partindo do número 60;
  • Imagine um cenário tranqüilo, ou seja, mude o foco de seus pensamentos;
  • Concentre-se em pensamentos positivos;
  • Registre os momentos de raiva.

Concluindo, quando perceber que sozinho não está conseguindo administrar a raiva com eficácia, não ignore esta emoção, aceite e busque por auxilio profissional. O psicólogo pode ajudar a identificar a origem da raiva e te ensinar formas assertivas de lidar com ela.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​