O movimento do outubro rosa nas empresas pode ir além da conscientização, promovendo ações práticas de engajamento e prevenção entre os colaboradores
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil, representando cerca de 30% dos novos casos da doença a cada ano.
Diante disso, já que a grande maioria das pessoas passa seu tempo no ambiente de trabalho, o Outubro Rosa nas empresas se tornou uma oportunidade importante para promover conscientização, empatia e saúde entre colaboradores.
Por isso, muito além da cor e dos símbolos, o momento convida as organizações a abraçarem uma causa que impacta milhares de famílias — fortalecendo a cultura de cuidado e responsabilidade social dentro do ambiente corporativo.
Por que promover o Outubro Rosa nas empresas?
Só de integrar o Outubro Rosa às ações internas, as organizações contribuem para a disseminação de informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e autocuidado, ao mesmo tempo, em que reforçam sua imagem institucional de responsabilidade e acolhimento.
De modo geral, entre os motivos para promover o Outubro Rosa nas empresas estão:
Alta incidência da doença
Em 2025, estima-se que haverá cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama no país. Número que coloca a doença como uma das principais ameaças à saúde pública feminina.
Elevada mortalidade que pode ser reduzida
São mais de 20 mil mortes por ano causadas por câncer de mama em território nacional, segundo as últimas estimativas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Benefício para imagem corporativa e responsabilidade social
As empresas que aderem ao Outubro Rosa demonstram compromisso com valores além do lucro. Elas mostram cuidado com a saúde, com a vida e responsabilidade com o bem-estar das pessoas.
Saúde organizacional e produtividade
Quando colaboradoras têm acesso facilitado à informação, apoio, e exames, aumentam as chances de diagnóstico precoce. O que significa menos afastamentos, tratamentos menos agressivos e retorno ao trabalho mais rápido.
Conformidade com boas práticas de saúde e segurança do trabalho
Envolver política de saúde preventiva na empresa reforça cumprimento de normas, pode se relacionar com políticas internas de saúde ocupacional, benefícios de planos de saúde etc.
Redução de custos indiretos com saúde
Diagnósticos tardios ou sem prevenção podem levar a tratamentos mais caros, afastamentos longos, indenizações ou maiores custos com assistência médica e seguro saúde.
Conscientização e responsabilidade corporativa
Como adiantamos, incorporar o Outubro Rosa ao calendário corporativo não é apenas um gesto simbólico, e sim uma prática de responsabilidade social.
É preciso lembrar que as empresas têm um papel importante na promoção da saúde e no incentivo ao bem-estar de seus colaboradores.
Campanhas de saúde educativas, palestras e comunicações internas podem ajudar a quebrar tabus e estimular a conversa sobre a importância da detecção precoce, que aumenta em até 95% as chances de cura, segundo o INCA.
Prevenção do câncer de mama como pauta de saúde integral
Mais do que uma campanha isolada, o Outubro Rosa pode ser o ponto de partida para políticas permanentes de saúde nas empresas.
Ou seja, são formas eficazes de demonstrar cuidado genuíno:
- Exames preventivos,
- incentivar hábitos saudáveis
- disponibilizar informações confiáveis e etc.
Abordagens que ampliam a percepção do colaborador de que a empresa se importa não apenas com o desempenho, mas também com a saúde física e emocional das pessoas.
Roda de conversa com especialistas e colaboradoras
Uma das dinâmicas mais legais é fazer rodas de conversa com profissionais da saúde e colaboradoras que queiram compartilhar suas experiências, mesmo que suspeitas.
Pois trata-se de um formato que humaniza o tema e cria um espaço de diálogo e empatia.
Essa troca de vivências vai ajudar a desmistificar o câncer de mama, incentivar o autocuidado e fortalecer os laços entre equipe e liderança.
Desafio do autocuidado: uma semana de hábitos saudáveis
Outra ideia de ação é propor um “Desafio do Autocuidado”, com pequenas metas diárias — como beber mais água, caminhar, dormir bem ou realizar o autoexame.
Pode parecer simples, mas essa gamificação do bem-estar dos colaboradores gera engajamento e ajuda a inserir o tema da prevenção na rotina de forma leve e participativa.
Ao final da semana, a equipe pode compartilhar o que aprendeu e quais as conquistas.
Mural colaborativo de mensagens e histórias de superação
E que tal montar um mural (físico ou digital) para que os colaboradores compartilhem mensagens de apoio?
Frases inspiradoras ou histórias reais de superação e até brincadeiras (leves) internas como forma simbólica e poderosa de fortalecer a empatia coletiva.
Isso cria uma rede de solidariedade dentro da empresa e ajuda a lembrar que a luta contra o câncer de mama é também uma jornada de coragem e esperança.
Distribuição de laços, camisetas ou brindes temáticos
A simbologia também pode se fazer presente com o laço rosa que ainda é um dos elementos mais reconhecidos da campanha.
Distribuir laços, camisetas ou pequenos brindes personalizados com a marca da empresa com o tema do Outubro Rosa para reforçar o comprometimento da organização e incentivar a participação dos colaboradores.
Além disso, ações visuais ajudam a manter o tema em evidência durante todo o mês, estimulando o envolvimento contínuo.
Parcerias com clínicas para exames preventivos
Por fim, pode muito bem firmar parcerias com clínicas e laboratórios como iniciativa mais efetiva.
Pois ao disponibilizar mamografias ou consultas ginecológicas com condições especiais demonstra, a empresa estará agindo de forma concreta e com impacto real.
O que facilita o acesso à saúde, pois a empresa reforça sua responsabilidade social e o compromisso com o bem-estar de suas colaboradoras.
Iniciativas de Outubro Rosa nas empresas fortalecem a cultura organizacional, geram engajamento e podem, literalmente, salvar vidas por meio da informação e da prevenção.E para estar alinhados com as melhores práticas de saúde em ambiente laboral, você pode ter toda a ajuda da orienteme, que apoia empresas junto à nova NR-1 com soluções para gestão e acompanhamento da saúde ocupacional.