Qualidade de vida no trabalho

22% das 50 empresas brasileiras mais bem avaliadas em práticas de saúde mental e bem-estar são clientes da orienteme

Daniela Haidar Chohfi -

O Instituto Philos Org, em parceria com o portal Integridade ESG, lançou, neste ano, o “Anuário Saúde Mental nas Empresas 2023”, que avaliou as maiores empresas do Brasil, que juntas registram cerca de 3 milhões de empregados e faturam quase 5 trilhões de reais. Delas, 11 são clientes da orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa. 

Foram utilizados sete critérios para rankear as empresas, sendo que dois têm o maior peso: promoção da saúde integral (que envolve saúde física e mental), e o desenvolvimento de lideranças.

Os outros fatores analisados foram: presença de programas que incentivo à psicoterapia; atividades de meditação, ioga e práticas integrativas; grupo de afinidades e ações em comunidades; mídias, canais e plataformas para atendimento e psicometria e date analytics, ou seja,” é como se fosse um termômetro corporativo que mede o bem-estar, por meio de pesquisas que geram dados”, esclareceu Carlos Assis, psicólogo clínico e fundador do Instituto Philos Org, em entrevista para a Exame.

Para a instituição que conduziu a pesquisa, esses sete pilares possibilitam formar as melhores práticas de saúde mental, e revelam uma busca da empresa em relação à promoção do bem-estar.

Como a orienteme ajuda as empresas a cuidarem da saúde de seus times?

A orienteme entende que, cada vez mais, é necessário olhar para a saúde do ser humano de uma maneira completa. Assim, ao promover o bem-estar integral, é possível promover saúde plena, satisfação, produtividade e muito mais.

Algumas funcionalidades da orienteme que conversam com as necessidades apontadas são:

  • Programa de saúde integral: a orienteme atua a partir de três pilares de promoção da saúde nas empresas: orientação física, nutrição e psicologia, oferecendo mapeamento de risco e atendimento individualizado para cada colaborador das empresas que atendemos;
  • Programa de incentivo à psicoterapia: cada organização que contrata a orienteme tem acesso a toda uma régua e informativos específicos para incentivar a adesão à terapia. Também são promovidas ações presenciais para a promoção do benefício;
  • Meditação, ioga e práticas integrativas: na plataforma, os usuários ganham acesso a diversos exercícios de meditação, mindfulness, entre outros;
  • Mídias, canais e plataformas: na web e por aplicativo, os canais são fáceis e intuitivos de usar. Os usuários podem ser atendidos por videochamadas, trocar mensagens todos os dias com seus psicólogos, nutricionistas e orientadores físicos, e muito mais;
  • Psicometria e date analytics: com base em parâmetros validados, a orienteme oferece todo um Portal Corporativo, em que os RHs podem medir o termômetro emocional geral de suas equipes. Tudo isso mantendo o sigilo de informações pessoais, de acordo com a LGPD. Além disso, cada usuário também recebe um relatório com seus níveis de saúde emocional, que só pode ser acessado por ele mesmo e o profissional que o atende.

Parabenizamos as empresas rankeadas e todas as nossas parceiras pelo compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável

Sabemos que a construção da saúde é um trabalho diário e estratégico e é um prazer para a orienteme atuar nessa frente apoiando mais de 200 empresas!

Sobre a orienteme

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas, como treinamentos, palestras, lives e outras.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​