O que é saúde mental?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. ´
Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que 1 a cada 5 pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.
Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estimativas da instituição afirmam que os dois distúrbios custam à economia US$ 1 trilhão ao ano em perda de produtividade.
Esta situação ocorre em todos os setores e segmentos organizacionais, no entanto, vale destacar os dados do segmento financeiro.
Com base em dados do INSS, obtidos pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, reportagem de Rodolfo Wrolli mostra a “epidemia” que afeta os trabalhadores do sistema financeiro em todo o Brasil, já que a categoria bancária teve crescimento de apenas 1% nesses oito anos. O total de bancários afastados por doença cresceu 30% entre 2009 e 2017. Pelo menos metade desses casos foram decorrentes de transtornos mentais e comportamentais, que cresceram 61,5% no período, e enfermidades relacionadas a lesões por esforço repetitivo, que tiveram incremento de 13%.
Quais são as principais causas?
Torna-se fundamental identificar nas empresas, quais as principais situações que servem como gatilho para desencadear as doenças emocionais em seus colaboradores.
Abaixo as situações mais recorrentes:
- Grande carga de trabalho;
- Tarefas inadequadas às competências dos funcionários;
- Falta de clareza na definição das funções e objetivos organizacionais;
- Comunicação ineficaz e falta de apoio das lideranças;
- Má gestão nas mudanças organizacionais;
- Políticas inadequadas de saúde e segurança;
- Bullying e o assédio psicológico;
- Possibilidade de desemprego.
Como as empresas podem prevenir e/ou tratar a saúde mental de seus colaboradores?
É de grande importância que as empresas consigam agir de forma preventiva, evitando este tipo de situação. O melhor a fazer será o tratamento da saúde mental dos colaboradores, garantindo o apoio e reabilitação dos mesmos.
Existem diversas formas de se prevenir e tratar esta situação, como por exemplo:
- Realizar um mapeamento da saúde mental dos colaboradores através de assessment especializado;
- Avaliar o grau de risco da saúde mental dos colaboradores;
- Encaminhar os colaboradores para psicólogos especializados.
Desta forma, podemos garantir o acompanhamento da saúde mental dos colaboradores e promover além de boa qualidade de vida, melhor performance nos resultados.
Texto escrito por: Renata Tavolaro
Se você deseja conhecer o que a OrienteMe pode oferecer para sua empresa e equipe, entre em contato conosco aqui.