Qualidade de vida no trabalho

Sou uma pessoa muito ansiosa?

Daniela Haidar Chohfi -

Como saber se sou uma pessoa muito ansiosa? Todos nós, em algum momento da vida, vamos ficar um pouco mais ansiosos. Situações imprevistas ou até normais na nossa rotina, por exemplo, falar em público, fazer uma prova importante, uma entrevista de emprego, podem levar a um aumento de ansiedade. 

Estas reações são normais e todos experienciamos elas. Apesar disso, quando o aumento de ansiedade se torna muito frequente e intenso, nos provoca mal-estar e interfere negativamente na nossa vida, precisamos começar a prestar atenção! 

Mas afinal, qual a linha que separa a ansiedade que todos nós vamos viver em algum momento de uma ansiedade muito intensa e que pode até se tornar em um problema de saúde mental? Para responder a esta questão, listo alguns sintomas a que devemos estar atentos:

  • Ansiedade e preocupação excessiva na maioria dos dias; 
  • Preocupação difícil de controlar; 
  • Inquietação ou sensação de estar no limite; 
  • Dificuldade de concentração; 
  • Tensão muscular; 
  • Alteração do sono. 

Se depois de ler a nossa lista de sintomas percebeu que a ansiedade pode estar demasiadamente elevada, procure um profissional. Ninguém melhor do que um especialista para ajudar você a superar estas e outras questões e melhorar sua vida de uma forma geral! 

Referências: DSM 5 – Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. American Psychiatric Association.

Texto escrito por: Inês Queirós, psicóloga OrienteMe. Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Inês? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​