Qualidade de vida no trabalho

Capgemini revoluciona o cuidado com a saúde e bem-estar corporativo ao oferecer o “Programa  Capgemini Well-Being Family” em parceria com a orienteme

Daniela Haidar Chohfi -

A Capgemini é uma empresa líder global em serviços de consultoria, inovação  tecnológica  e terceirização de serviços administrativos, recursos humanos e financeiros. 

Atuando há mais de 50 anos no segmento e protagonizando diversos dos avanços tecnológicos, a empresa também está à frente do mercado em muitos outros sentidos pertinentes para a sociedade.

Isso porque, um grande diferencial da Capgemini é o olhar minucioso e atento aos cuidados e acolhimento à saúde e bem-estar dos seus colaboradores e seus familiares em todas as esferas

Para o Diretor de Recursos Humanos da América Latina, Marcos Lacerda, o movimento da Capgemini é uma resposta clara e rápida às necessidades do mercado, que foram atenuadas pela pandemia da Covid-19, em 2020.

“Após março de 2020, em duas semanas a Capgemini colocou 98% da sua população em home office. Isso nos fez enxergar que precisávamos dar muito apoio para nossos colaboradores. Então, surgiu muita demanda, mais do que já era necessário, com mais potência e necessidade de um programa de saúde mental, até porque o ambiente da empresa passaria a ser virtual”, ele conta.

Aliado a isso, a Coordenadora de Remuneração e Benefícios, Ana Paula Almeida, ressalta como o mercado de tecnologia evolui rapidamente, cabendo ao RH se adaptar no mesmo ritmo. E a Capgemini sempre enxergou isso.

“O [cuidado com o bem-estar e qualidade de vida] está muito enraizado na nossa cultura dentro da Capgemini. É uma coisa que as empresas, no geral, têm percebido que é muito importante para o desempenho dos funcionários como um todo. E isso vai refletir lá na frente com o lucro, resultado. Nada melhor que  fornecermos caminhos para que o desempenho das pessoas evolua da melhor maneira possível. Até porque, se a gente não faz, a gente perde para o mercado. E queremos  reter nossos talentos.”

Assim, em 2021, a equipe de RH da Capgemini Brasil, coordenada por Marcos Lacerda, deu início a um programa inovador no mercado que unificou os pilares de bem-estar da empresa. O projeto ganhou o nome de Capgemini Well-Being Family Program.

Dessa forma, para potencializar esse processo e atingir cada vez mais seus objetivos, a Capgemini conheceu a orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa. A partir de então, se formou uma parceria de sucesso na promoção do bem-estar corporativo.

A construção de colaboradores fortalecidos

Em um primeiro momento, a orienteme entrou para apoiar a Capgemini na construção do pilar de saúde mental de maneira concreta, onde nasceu no Programa Equilibrium, que em seguida fez parte da composição maior do Well-Being Family Program. Com o tempo, Marcos e Ana contam que a parceria surpreendeu positivamente.

“Eu tenho um pouco de receio de ficar com o viés pessoal, porque eu fui a pessoa que testou [a orienteme]. Eu recebi uma indicação através de um dos nossos principais parceiros de negócios. Assim, eu vasculhei um pouco mais, conheci a equipe e vi que tinha uma demanda. A plataforma é muito fácil de usar e vi que era um momento em que pessoalmente era necessário para a mim a terapia. Faço com orgulho e não tenho receio nenhum de falar, acho que é um remédio necessário para todo e qualquer ser humano”, o Diretor de RH destaca.

Porém, toda parceria de sucesso encontra desafios que provam sua força. Por ser uma empresa dinâmica no mercado, Lacerda comenta que era definitivo que um parceiro como a orienteme estivesse no mesmo ritmo. 

“Todo parceiro que venha a trabalhar conosco tem que estar ciente de que ele está vindo para uma empresa desafiadora, disruptiva, com tecnologia de ponta, que se preocupa em proporcionar um ambiente profissional. Ele sabe que vai ter que ter um jeito próprio e direcionado  para nos atender, priorizar as nossas demandas, ajudar a trazer mensuração, KPIs (indicadores), cuidados e orientação com os nossos grupos de afinidade, entre outros”, ele conta.

Com o comprometimento da orienteme e o foco da Capgemini, a parceria tem superado as expectativas. 

Tanto que, em 2022, a Capgemini aderiu ao pilar de atendimento nutricional da orienteme, expandindo ainda mais esse cuidado.

A importância da saúde familiar na parceria Capgemini x orienteme

Durante toda a estruturação do programa, a Capgemini sempre deixou clara sua diferenciação em entender como a estrutura familiar afeta o desempenho dos profissionais, o que também vem de encontro com os valores da orienteme. Sendo assim, diversos resultados também se devem a esse cuidado tão abrangente.

“O nosso diretor de RH é uma pessoa muito criativa, sempre pensando fora da caixa e tentando trazer ideias novas sempre direcionadas aos valores da empresa. Então, foi essa motivação de englobar todos os pilares em um programa e fazer algo consistente para a população da Capgemini”, ela compartilha.

“Dentro desse programa, temos os pilares de saúde física, mental, nutricional, social e financeira. Sempre tentamos nutrir esses cinco pilares com os nossos parceiros da melhor maneira, estendo isso também para a família e o entorno do colaborador, como pais, mães e filhos acima de 24 anos de idade. A gente entende que a família dele estando bem assistida, saudável, ele também vai estar e isso consequentemente vai retornar para a nossa empresa”, a Coordenadora complementa.

Por abranger uma base tão grande de pessoas, Ana também destaca a importância do atendimento dinâmico da orienteme, além da facilidade do acesso. 

“Então, é um parceiro essencial para a gente no dia a dia. A gente tem nosso médico Head da Gestão de Saúde, Dr. Rafael Morioka, e se ele identifica algum problema de saúde, tem algum diagnóstico, ele já consegue direcionar [o tratamento] para um parceiro, sem ser que o funcionário precise necessariamente investir um valor ali. Então, o tratamento começa mesmo naquele momento. Isso é algo bastante importante e que nos ajuda muito aqui”, ela conta.

“A Capgemini Brasil é sempre pioneira nesse tipo de ação”

A Capgemini tem muita clareza de seus objetivos e diferenciais, sempre  indo além para alcançá-los, o que não é diferente na área  de RH. 

“Desenhar um programa empreendedor, inovador, com parceiros fortes e engajados no mesmo barco, buscando a promoção do bem-estar e a proximidade dos colaboradores, fez muita diferença em nossa atratividade e retenção. São atualmente 10 parceiros e cinco outros estão em análise, e a orienteme também foi pioneira nesse engajamento, estando, desde o inicio, conosco nesse projeto”, destaca Lacerda.

Sendo assim, Ana destaca que o sucesso desse programa junto à orienteme se deu muito pelo olhar abrangente da equipe da Capgemini em relação à saúde e à prevenção. “O cuidado com os colabores na Capgemini sempre vai muito além do que ela pode fornecer, porque aqui ouvimos nossos funcionários”

Portanto, para esse objetivo, a orienteme fez a diferença ao proporcionar cuidado ativo e também insights para o RH.  “Uma das coisas que a gente mais gosta da orienteme é ter essa parceria, que vai além do serviço que prestam, de atendimento psicológico e nutricional. São relatórios, analytics que a gente precisa, [eles] sempre desenvolvem esse tipo de ação baseada nos dados que a gente precisa ver.”

“[…] É muito bom você contar com um parceiro assim, que não fica estritamente preso a um contrato, mas que vai te fornecer insights e vai estar junto com você no dia a dia”, ela completa.

E essa visão não fica restrita ao RH. Para os colaboradores, o atendimento diferenciado oferecido pela orienteme também faz todo o sentido, principalmente em relação à diversidade e inclusão. “O atendimento psicológico é algo que nossos colaboradores estão sempre à procura. Agora, a questão de ter o atendimento em Libras, foi sensacional. Porque a gente tem grupos de afinidades que falam sobre essa importância”, Ana conta.

Indicadores de sucesso

Mesmo em um momento tão desafiador quanto a pandemia, logo os resultados do programa pensado pela Capgemini com o apoio da orienteme começaram a surgir, crescendo a cada dia. 

“Os maiores resultados da plataforma são vistos na retenção de talentos, produtividade, com certeza, redução de turnover também. Porque é um atrativo. As pessoas pensam um pouco mais antes de tomar a decisão de sair da empresa, e tem a família envolvida em todos esses benefícios”, Ana conta.

Ainda, a partir dos relatórios, mapeamento e Portal Corporativo da orienteme, o RH da Capgemini consegue ter uma visão clara do valor gerado e dos resultados obtidos em números.  “Isso trouxe para nós muito reconhecimento em termos de engajamento, de atratividade, de premiações no mercado”, Lacerda ressalta.

“Desde que implementamos a plataforma, tivemos um retorno muito grande. […] Conseguimos acompanhar isso no dia a dia, através dos indicadores. Conseguimos ver, por exemplo, que desde o início do programa, o nosso nível de ansiedade caiu 17%, o estresse também diminuiu 26% e a depressão teve uma queda de 18%. São reduções bem significativas por conta do programa”, ela compartilha.

Para possibilitar esses resultados, só em 2023, a população da  Capgemini fez 10.744 atendimentos, entre videochamadas, mensagens e materiais complementares.

Dos dados de feedback coletados:

  • 88% sentiram melhora na qualidade de vida após o atendimento;
  • 66% sentiram melhora nos relacionamentos com a família;
  • 66,7% se sentiram mais produtivos;
  • 77% sentiram uma melhora no relacionamento com colegas de trabalho.

Reconhecimentos internacionais

Além do impacto no dia a dia do time, o trabalho de valorização do bem-estar da Capgemini Brasil repercutiu internacionalmente

Isso porque, em 2023, Marcos Lacerda foi convidado a apresentar o Well-Being Family Program em uma conferência em Paris com as outras 50 unidades Capgemini de diferentes paises, pelos grandes resultados alcançados com o bem-estar corporativo. Neste momento, foram destacados também os resultados atingidos com a orienteme. 

Ao explicar o passo a passo e o retorno alcançado, os indicadores e o nível de engajamento alcançados na Capgemini do Brasil surpreenderam. Os números alcançados pela equipe de RH da Capgemini, junto a parceiros estratégicos como a orienteme, estão acima da média internacional.

Da mesma forma, não demorou para o mercado reconhecer o movimento feito pela Capgemini. Nos últimos anos, a empresa foi ganhadora de diversos prêmios e reconhecimentos em relação ao bem-estar corporativo, tanto nacionais quanto internacionais.

“Dentro do grupo Capgemini, que é um gigante global, com mais de 360 mil funcionários no mundo, o Brasil foi reconhecido no HR Awards, de 2022. Em 2022, nós também fomos reconhecidos como o RH mais admirado da América Latina, além de já estarmos na lista de nomeados novamente para 2023”, Lacerda destaca.

“Só em 2023, tivemos mais certificações: Great Place to Work renovada com 93% do nível de confiança; Top 10 do Great Place to Work em relação ao ambiente de trabalho para mulheres trabalharem, com muitos grupos de representatividade implementados. Além disso, uma das Top 10 melhores empresas para a comunidade LGBTQIA+ trabalhar, e, duas semanas atrás, a indicação como uma empresa Top 7 do Brasil para empresas de práticas saudáveis em Well-being”, ele complementa.

Construindo um futuro ainda mais brilhante

Com a valorização do principal ativo de qualquer empresa, as pessoas, a Capgemini está ativamente construindo um futuro brilhante, em que a orienteme se orgulha muito de participar. É certo que essa parceria duradoura ainda trará muitos frutos.

É com muita satisfação que nós temos a orienteme dentro desse guarda-chuva do Well-Being Family Program, e percebemos que, de fato, vocês abraçaram a causa e montaram o programa do jeito que a gente pediu, inclusive com o olhar em diversidade e grupos de afinidades. A gente sabe que tem vontade, que tem dedicação, e daqui para frente tudo vai se encaixar”, Marcos ressalta.

Sobre a orienteme

Uma vida com verdadeiro bem-estar é composta por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido. 

Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa, pois somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa.

Assim, conectamos colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​