Qualidade de vida no trabalho

Como as empresas de saúde podem apoiar a qualidade de vida no trabalho?

Daniela Haidar Chohfi -

Fica cada vez mais claro que promover a saúde mental e a qualidade de vida no trabalho é essencial para que as empresas tenham colaboradores mais satisfeitos e, com isso, mais engajados e motivados no desempenho de suas funções. Principalmente quando falamos de empresas da área da saúde, em que há uma pressão muito maior sobre os colaboradores, os investimentos nesse sentido tornam-se essenciais. 

Uma das formas de promover um ambiente confortável e amigável para os colaboradores é a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho que aborde todos os aspectos da rotina dos profissionais. Sim, é preciso levar em consideração, também, a vida pessoal de cada um, pois tem impacto direto em sua produtividade. Sabendo disso, qual é o papel da liderança no trabalho em saúde e como ela pode implementar soluções nesse sentido? E quais os benefícios na criação de um programa de qualidade de vida no trabalho? Veja a seguir.

Qualidade de vida no trabalho e os impactos nos resultados

Primeiramente, precisamos levar em consideração que o principal ponto de atenção e objetivo desses programas é valorizar os colaboradores e dar a devida atenção às suas necessidades. Mas é preciso levar em conta, também, que ao promover uma boa qualidade de vida no trabalho, são observados resultados positivos, ganhos para as empresas, principalmente no setor de saúde. 

Alguns dos principais benefícios observados em empresas que incentivam a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho são:

  • melhora na saúde emocional e física, e no bem-estar dos colaboradores;
  • redução no absenteísmo, licenças e afastamentos;
  • crescimento da disposição e melhoria da aptidão física, o que possibilita melhor performance nas tarefas do dia a dia;
  • aumento da satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho e, consequentemente,  trabalhadores mais motivados e engajados;
  • valorização da marca e do negócio, que afeta diretamente os índices de atração e retenção de talentos;
  • redução de casos de transtornos mentais como depressão, estresse e ansiedade no trabalho;
  • profissionais mais comprometidos em garantir o alto nível de qualidade e excelência em suas funções.

Mas como as empresas de saúde podem facilitar a qualidade de vida de seus colaboradores? Confira a seguir algumas dicas de como criar um programa de qualidade de vida no trabalho realmente efetivo.

Incentivar a integração

As disputas internas e desavenças são algumas das grandes responsáveis por acabar com o clima de uma organização, além de facilitarem o desenvolvimento de problemas mais sérios como a depressão, estresse e a ansiedade no trabalho

A partir desse princípio, fica evidente que investir em meios e plataformas de integração entre os colaboradores pode ajudar a eliminar o clima de competitividade – no pior dos sentidos, aqui – e estimular um sentimento de união e cooperação. Ações como reuniões de happy hour mesmo que online, team building e até mesmo começar reuniões com interações que não sejam sobre trabalho são bons exemplos. 

Investir em programas de saúde ocupacional

Empresas que investem na saúde dos colaboradores, além de demonstrar compromisso com o bem-estar do funcionário, têm retorno positivo quanto à satisfação desses com seu ambiente de trabalho. 

Além disso, disponibilizar um acompanhamento periódico com um médico do trabalho e acompanhar a evolução da saúde dos colaboradores ajuda a reduzir o número de absenteísmos, afastamentos e licenças médicas, o que viabiliza, também, a retenção de talentos. 

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Acompanhar a saúde mental

Principalmente no setor de saúde, a rotina e as atividades diárias exigem muito dos colaboradores e, com isso, há exposição à muita carga de estresse. Isso pode proporcionar o desenvolvimento de ansiedade no trabalho e outros transtornos mentais que impactam diretamente não só o exercício das suas funções, como também sua vida pessoal. 

Nesse sentido, investir no acompanhamento da saúde mental dos colaboradores, desenvolver programas de acompanhamento psicológico e terapia – ainda mais com a ascensão da tecnologia que possibilita a terapia online, como é o caso dos serviços oferecidos pela OrienteMe – são ótimas formas de cuidar da saúde mental dos funcionários. Isso possibilita não só o tratamento devido quando há necessidade, como também favorece o diagnóstico precoce de transtornos causados pelo trabalho. 

Agora que você já sabe como sua empresa pode promover a qualidade de vida no trabalho, conheça os serviços que a OrienteMe oferece para o acompanhamento da saúde mental de seus colaboradores. 

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