Qualidade de vida no trabalho

Será que a cultura organizacional da sua empresa contribui para o equilíbrio emocional dos seus colaboradores?

Daniela Haidar Chohfi -

Em um mercado altamente competitivo, manter uma equipe motivada é um grande desafio, principalmente em um cenário de trabalho à distância. Por isso, a cultura organizacional tornou-se um tema de destaque, pois diversas empresas já perceberam a sua importância para o bem-estar do time e da companhia, além de evitar a procrastinação e a ansiedade.

Mas afinal, o que é cultura organizacional? 

A cultura organizacional é um grupo de hábitos e valores que norteiam os membros de uma organização. São essas as crenças que tornam as empresas únicas, mesmo que tenham o mesmo segmento. A cultura organizacional é quem guia o objetivo estratégico do time. 

A empresa que investe no bem-estar dos funcionários é a que possui uma cultura organizacional bem alinhada e fortalecida e que faz com que os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, além de estarem a par de regras, interesses e da relação entre time e gestão.  

Como a cultura organizacional influencia uma empresa?

Profissionais que trabalham em uma empresa que tem uma cultura organizacional estruturada tendem a se sentir mais satisfeitos, engajados e felizes e, consequentemente, buscam crescer e se desenvolver na companhia. Entretanto, é fundamental que, ao contratar um novo colaborador, ele tenha conhecimento dos valores e condutas que devem ser seguidos por cada um. 

Quando a cultura organizacional não é bem estruturada, ela pode impactar negativamente o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, além de aumentar os níveis de procrastinação e ansiedade. Isso ocorre pois o colaborador acaba não sentindo que o seu trabalho é valorizado, e, por isso, ele passa a se dedicar menos, já que não vê sentido nas suas entregas. 

Outro ponto que pode influenciar negativamente o time é a falta da sensação de pertencimento. O colaborador que veste a camisa é aquele que sabe onde os resultados das suas entregas vão agregar para a empresa, que sabe que está sendo notado pelo seu gestor e que tem um plano de carreira estruturado, ou seja, ele vê futuro estando ali.

Como motivar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional?

A primeira ação – e a mais importante – para instituir ou fortalecer a cultura de uma empresa é fazer uma pesquisa de clima organizacional. Para isso, é preciso organizar um questionário que busque ouvir cada colaborador, quais são suas principais dores em relação ao trabalho e também o que ele acredita ser os pontos fortes  da empresa em que trabalha. 

Além disso, com essa pesquisa é possível entender a motivação dos funcionários em relação ao seu futuro dentro da companhia e traçar estratégias para que ele se sinta cada vez mais acolhido e reconhecido.

É importante frisar que uma cultura organizacional forte e bem estruturada pode ajudar a prevenir problemas relacionados à saúde emocional,  como estafa mental, ansiedade, depressão e burnout. 

Se você busca fortalecer isso dentro da companhia saiba que abrir um canal de diálogo e de feedbacks é fundamental. O colaborador precisa se sentir ouvido e amparado. Além disso, oferecer alternativas para aqueles que estão passando por algum tipo de problema também é importante. 

Seja por meio de um canal aberto direto com o RH ou de benefícios, como a terapia online, esse colaborador precisa sentir que tem o apoio da empresa em todos os momentos da sua vida, bons ou ruins. 

Essas são as principais estratégias para que uma companhia tenha uma cultura organizacional cada vez mais forte e enraizada nos funcionários, impactando positivamente todas as suas áreas

volta-ao-trabalho-saude-mental
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​