O mês de Janeiro é marcado por uma cultura do recomeço, da renovação. A campanha Janeiro Branco teve início em 2014 por Leonardo Abrahão Pires Rezende, um psicólogo da cidade de Uberlândia (Minas Gerais). A escolha da cor branca foi pensada a partir da ideia de que toda cor pode surgir a partir do branco, possibilitando colorir nossa vida com a cor que desejarmos. O movimento tem o objetivo de trabalhar por uma cultura da Saúde Mental na humanidade, chamando a atenção das pessoas para questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional.
O fim do ano e início de um ano novo renova nas pessoas o sentimento de esperança e de novas oportunidades. É um momento de reflexão pelo ano que passou e de intenções pelo que está a começar. O ano de 2020 jamais será esquecido por todas as mudanças significativas que trouxe com o isolamento social e o distanciamento das pessoas que amamos. Houve um aumento de problemas de saúde mental neste período como a ansiedade, o estresse e a depressão, comprovados por diversos estudos e pesquisas.
A campanha faz lembrar que em um mundo caracterizado por índices graves de adoecimento mental e de violências, a saúde mental é a maior riqueza da humanidade. Por isso, a promoção da saúde mental e bem-estar para todas e todos, em todas as idades é um dos tópicos integrantes do ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas.
As pessoas precisam de informações para a geração de conscientização, combate a tabus e orientação a respeito de questões importantes para suas vidas. A OrienteMe faz parte da campanha Janeiro Branco e acredita que quem cuida da mente, cuida da vida. Acreditamos que a tecnologia pode ser relevante para alcançar a todos em prol da saúde mental. Compartilhamos aqui 4 dicas para você cuidar da saúde mental:
1) Cuide da sua alimentação!
Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. Invista em refeições ricas em alimentos naturais e evite o excesso de refrigerantes, açúcar, frituras e industrializados. A forma como você se alimenta tem impacto direto na sua saúde e o nutricionista tem papel fundamental para que você faça boas escolhas. É o profissional imprescindível para combinar alimentos que vão garantir a saúde em todas as fases da vida.
2) Pratique atividade física!
O exercício físico contribui para manter a oxigenação do cérebro, além de favorecer a produção de endorfina, substância responsável pelo bem-estar. Só que praticar exercícios físicos sem a orientação adequada pode acarretar muitos problemas à saúde. Então, buscar a ajuda de um profissional de educação física capacitado irá garantir que você realize os movimentos da maneira certa.
3) Mantenha o sono em dia!
Ter uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Você pode ler mais sobre a importância do sono na saúde mental aqui.
4) Faça terapia!
Ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos e emoções, procure um profissional da área de Psicologia.
Referências: www.janeirobranco.com.br
Texto escrito por: Silvia de Oliveira, psicóloga OrienteMe.
Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Silvia? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.”