Qualidade de vida no trabalho

Você sabe o que é o Janeiro Branco?

Daniela Haidar Chohfi -

O mês de Janeiro é marcado por uma cultura do recomeço, da renovação. A campanha Janeiro Branco teve início em 2014 por Leonardo Abrahão Pires Rezende, um  psicólogo da cidade de Uberlândia (Minas Gerais). A escolha da cor branca foi pensada  a partir da ideia de que toda cor pode surgir a partir do branco, possibilitando colorir nossa vida com a cor que desejarmos. O movimento tem o objetivo de trabalhar por uma cultura  da Saúde Mental na humanidade, chamando a atenção das pessoas para questões e  necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional.

O fim do ano e início de um ano novo renova nas pessoas o sentimento de esperança e de  novas oportunidades. É um momento de reflexão pelo ano que passou e de intenções pelo que está a começar. O ano de 2020 jamais será esquecido por todas as mudanças  significativas que trouxe com o isolamento social e o distanciamento das pessoas que amamos. Houve um aumento de problemas de saúde mental neste período como a  ansiedade, o estresse e a depressão, comprovados por diversos estudos e pesquisas. 

A campanha faz lembrar que em  um mundo caracterizado por índices graves de adoecimento mental e de violências, a  saúde mental é a maior riqueza da humanidade. Por isso, a promoção da saúde mental e  bem-estar para todas e todos, em todas as idades é um dos tópicos integrantes do ODS 3  (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas. 

As pessoas precisam de informações para a geração de conscientização, combate a tabus e orientação a respeito de questões importantes para suas vidas. A OrienteMe faz parte da  campanha Janeiro Branco e acredita que quem cuida da mente, cuida da vida.  Acreditamos que a tecnologia pode ser relevante para alcançar a todos em prol da saúde  mental. Compartilhamos aqui 4 dicas para você cuidar da saúde mental: 

1) Cuide da sua alimentação! 

Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. Invista  em refeições ricas em alimentos naturais e evite o excesso de refrigerantes, açúcar, frituras  e industrializados. A forma como você se alimenta tem impacto direto na sua saúde e o  nutricionista tem papel fundamental para que você faça boas escolhas. É o profissional  imprescindível para combinar alimentos que vão garantir a saúde em todas as fases da  vida.

2) Pratique atividade física! 

O exercício físico contribui para manter a oxigenação do cérebro, além de favorecer a  produção de endorfina, substância responsável pelo bem-estar. Só que praticar exercícios  físicos sem a orientação adequada pode acarretar muitos problemas à saúde. Então, buscar a ajuda de um profissional de educação física capacitado irá garantir que você realize os  movimentos da maneira certa.  

3) Mantenha o sono em dia! 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Você pode ler mais sobre a importância do sono na saúde mental aqui.

4) Faça terapia! 

Ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos e emoções, procure um  profissional da área de Psicologia.  

Referências: www.janeirobranco.com.br

Texto escrito por: Silvia de Oliveira, psicóloga OrienteMe.

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Silvia? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.”

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​