Qualidade de vida no trabalho

Os benefícios da terapia para alto desempenho profissional

Daniela Haidar Chohfi -

Quando se fala em terapia, muitas pessoas ainda a associam exclusivamente à doenças mentais, como ansiedade, depressão, burnout, entre outras, Contudo, o atendimento psicológico pode trazer diversos benefícios além do tratamento de transtornos emocionais.

Atualmente, sabe-se que a terapia tem um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal, pois, por meio dela, o indivíduo começa a aperfeiçoar o autoconhecimento, seja no âmbito pessoal ou profissional, afinal, os desafios de carreira também podem impactar a vida de uma pessoa e ter um auxílio psicológico é essencial para a evolução como profissional.

Ou seja, a terapia tem sido cada vez mais aceita e indicada para pessoas que buscam ter alto desempenho profissional. Mas o que isso significa?

Benefícios da terapia para alto desempenho profissional

O processo terapêutico é uma ótima ferramenta para quem busca desenvolver novas habilidades, resolver questões de cunho pessoal e profissional e até para elevar os níveis de performance do profissional.

Ela pode ajudar, por exemplo, uma pessoa que se sente despreparada para assumir um cargo novo, ou que busca aprimorar alguma habilidade interpessoal e a desenvolver a inteligência emocional

Dentre os principais benefícios para quem busca a terapia para melhorar o desempenho profissional, está a gestão das emoções, que, muitas vezes, podem interferir negativamente no resultado do trabalho. O psicólogo corporativo pode ajudá-lo a reconhecer os gatilhos que levam ao descontrole emocional e a ensinar a forma mais adequada de lidar com eles. 

Além disso, a terapia também é uma grande aliada de empresas que investem no treinamento de líderes e executivos C-Level, pois, nem todos se sentem à vontade ao assumirem esses cargos em um primeiro momento. Mudanças de cargos exigem novas habilidades, e, quando essa mudança ocorre para um cargo de gestão, além da parte técnica, o profissional precisa lidar com o time. Se ele não está preparado para isso, pode acabar afetando o rendimento da equipe e prejudicando as entregas. 

O atendimento psicológico, nesse caso, auxilia o profissional a identificar os pontos de melhoria e a ressaltar as qualidades que o fizeram subir de cargo, afinal, por mais que sejam profissionais exemplares, é um grande desafio conciliar novas responsabilidades que um cargo mais alto possui.

Por fim, a terapia é uma importante ferramenta para que os profissionais busquem o autoconhecimento e saibam reconhecer quando algo não vai bem, prevenindo o esgotamento emocional causado pelo dia a dia corrido do mercado de trabalho. 

Terapia como benefício corporativo

volta-ao-trabalho-saude-mental

Diante de tantos benefícios, as empresas enxergam hoje a terapia como uma maneira inteligente de cuidar dos seus funcionários, pois, além de reduzir os índices de absenteísmo, o psicólogo corporativo é uma ferramenta poderosa para desenvolver talentos e, consquentemente, ter um time mais engajado e feliz. 

A OrienteMe é uma plataforma de terapia online e bem-estar que oferece uma série de benefícios. Com ela, o colaborador pode contar com o apoio psicológico com toda a segurança e acolhimento necessário, além de conteúdos como exercícios  de meditação, respiração, descontração, concentração, entre outros, fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e estresse. 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​