Qualidade de vida no trabalho

Saúde mental nas Olímpiadas: quais lições os atletas podem ensinar sobre trabalho e saúde mental?

Daniela Haidar Chohfi -

É impossível não se emocionar ao assistir um atleta competindo em uma Olimpíada. A competição, que é a maior e mais importante do mundo, é o sonho de qualquer esportista que atua profissionalmente. É muito comum falar-se em superação, garra e empenho, mas, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, outro termo ganhou destaque: a saúde mental.  

Tudo porque a principal ginasta norte-americana, favorita para receber as medalhas de ouro nas categorias em que competia, desistiu das provas para cuidar da sua saúde mental. Sua decisão abriu um precedente para discutir-se sobre como a pressão que os atletas de alto rendimento sofrem pode impactar negativamente suas vidas e como eles lidam psicologicamente com o estresse e as altas expectativas por resultados.

Assim como esses atletas, muitos profissionais também sentem uma pressão muito grande para gerar resultados para as empresas. Além disso, existem também as cobranças que ele próprio faz para atingir um desempenho exemplar, buscando sempre superar seus limites, gerando ansiedade no trabalho, estafa e podendo evoluir para algo mais grave, como depressão e burnout. 

A hora de parar

Para ser bem-sucedido é preciso dedicação e esforço, independentemente da sua profissão. Assim como um atleta está sempre buscando uma forma diferente de atingir o seu potencial máximo, um bom profissional precisa buscar como se destacar, seja entregando um projeto diferente ou se especializando em algo diferente. Para isso, é preciso ter disciplina para saber balancear as demandas e entender que é preciso ter momentos de descanso. As pausas são os principais fatores de proteção à saúde mental e é por meio delas que é possível identificar quando o corpo e a mente estão chegando ao limite. 

Quando algo não vai bem e o trabalho e a saúde mental começam a se desequilibrar, o corpo emite sinais. Os principais são: insônia, cansaço extremo, falta de concentração e irritabilidade. Se esses sintomas começam a aparecer com frequência e passam a atrapalhar a sua rotina, é hora de buscar ajuda. Quanto antes você tratar sintomas leves, maior a chance de conseguir identificar e conduzir a situação de tal forma que não leve a casos mais graves.

Como amenizar a pressão?

Assim como no ambiente corporativo, a rotina de um atleta de alto nível precisa de momentos de leveza. Durante a Olimpíada de Tóquio, pode-se perceber que o trabalho em equipe e o apoio  dos líderes foi fundamental para o sucesso. Assim como na competição, esses fatores são muito importantes para deixar o dia a dia corporativo mais leve, diminuindo os casos de ansiedade no trabalho. 

Ter um time engajado, que é solícito e que busca o mesmo objetivo e uma liderança ativa, que sabe guiar a equipe para alcançar o sucesso é a chave para o equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental. Entretanto, é importante saber que em um momento de fragilidade, assim como o que a Simone Biles passou, a ajuda profissional é fundamental. Os atletas têm um time de psicólogos que fazem um trabalho prévio para amenizar a cobrança por resultados, guiando-os em uma jornada de autoconhecimento e desenvolvendo a sua inteligência emocional.

A terapia corporativa também vem apresentando resultados positivos para profissionais que, assim como alguns atletas, vivem uma grande pressão no dia a dia. 

Benefícios da terapia corporativa

O cuidado com a saúde mental tornou-se um dos pilares do presente e futuro do RH, e cada vez mais companhias têm investido na oferta de terapia online como benefício. Por meio da OrienteMe, por exemplo. é feito o atendimento psicológico e o mapeamento da saúde emocional de toda a equipe, ajudando os RHs a lidarem com casos de estafa mental, burnout e depressão, podendo agir preventivamente, antes que os casos se tornem mais graves e consequentemente mais custosos, para as pessoas e para a empresa.

A terapia online também pode ajudar os líderes a trabalharem melhor a gestão, promovendo a melhora das relações pessoais e auxiliando a enxergar mudanças de comportamento que podem indicar problemas relacionados à saúde mental. 

Na OrienteMe, além da terapia online, a plataforma também oferece uma série de outros benefícios, como exercícios de meditação e respiração, fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e estresse, além do mapeamento e acesso a indicadores para que os RHs avaliem a saúde mental do time e a sua evolução.

volta-ao-trabalho-saude-mental
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​