Qualidade de vida no trabalho

Saúde mental: sua empresa está olhando para a gestão?

Daniela Haidar Chohfi -

Em 2020, as buscas sobre saúde mental aumentaram 98% em relação aos dez anos anteriores, segundo dados do Google. E a saúde mental no trabalho também foi um tema relevante, principalmente para os departamentos de RH, afinal, o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal contribui para o aumento da qualidade de vida no trabalho, o bom clima organizacional e para a produtividade no geral.

Entretanto, é importante frisar que dependendo do cargo que o colaborador exerce, a pressão é muito maior. Dentro desse contexto, a saúde mental dos gestores merece uma atenção especial, afinal, esses são os profissionais responsáveis por guiar o time, logo, precisam ter inteligência emocional no trabalho para lidar com o dia a dia, principalmente em uma situação de trabalho remoto.   

O papel do gestor na empresa

Além de ter o conhecimento técnico e processual do trabalho, o líder é uma figura de referência para o seu time. É ele quem facilita processos, desenvolve talentos e estimula o time, mantendo a alta satisfação profissional. 

Se ele passa por alguma questão de saúde mental, pode desequilibrar toda a entrega, além de passar insegurança para a equipe. Por isso, trabalhar a inteligência emocional no trabalho, como forma de prevenir possíveis doenças relacionadas à saúde mental, é fundamental. 

E muito mais do que cuidar da saúde mental como um todo, oferecer esse tipo de acolhimento para os gestores pode torná-los mais ativos e engajados. São eles que têm um papel importante para a organização, pois as suas decisões impactam diretamente o time,  desencadeando um bom ou ou um mau resultado. 

Gestão X Saúde mental

A saúde mental dos líderes, quando está em dia, contribui com a qualidade de vida dele e do time, pois ele pensa melhor, estuda todas as variáveis, desenvolve a inteligência emocional no trabalho e sabe exatamente como construir uma trajetória de sucesso.  

Porém, para isso, é preciso trabalhar a confiança, tanto em si, quanto na equipe. Além disso, um gestor que trabalha o desenvolvimento da saúde mental sabe dar melhores feedbacks e construir caminhos alternativos para fugir de situações que nem sempre são positivas. 

Por tudo isso, o gestor precisa ser acolhido e é muito importante que o RH ofereça suporte para que ele siga motivado. 

Como promover a saúde mental dos gestores?

Desenvolver uma política de prevenção e promoção da saúde mental dos gestores deve ser uma prioridade para as empresas e o primeiro passo para isso é ouvir o que esses líderes têm a dizer. Prestar atenção às suas demandas, necessidades e impasses pode ser uma alternativa para construir projetos sobre saúde mental

O segundo passo é oferecer alternativas para que esses líderes tenham acolhimento e apoio especializado, para aprender a trabalhar a inteligência emocional e aumentar a satisfação no trabalho. As plataformas de terapia online disponibilizam apoio psicológico fornecendo ferramentas e autoconhecimento para o seu desenvolvimento e para o desempenho de suas funções com qualidade e dedicação, além de manter o engajamento do time em suas entregas.   

A terapia online trará uma melhora do clima organizacional, aumento da satisfação do trabalho e qualidade de vida para todos, sejam eles líderes ou não. 

Você conhece a OrienteMe? Venha saber como podemos contribuir para a saúde emocional dos seus líderes de forma prática, personalizada e leve. CLIQUE AQUI para entender mais sobre nossa plataforma de saúde emocional corporativa. 

volta-ao-trabalho-saude-mental
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​