Qualidade de vida no trabalho

Qual é o futuro do cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo?

Daniela Haidar Chohfi -

Os reflexos que a quarentena trouxe para o mundo corporativo promoveram mudanças profundas na maneira como as pessoas lidam com o trabalho e a saúde mental. O medo causado pelo isolamento e a ansiedade para voltar ao escritório geraram ansiedade e insegurança e, com isso, os departamentos pessoais buscaram alternativas para ajudar seus funcionários a lidarem com essas questões. 

Afinal, a falta de um programa de qualidade de vida no trabalho voltado para a saúde mental tem um custo caro, ainda mais em um momento tão delicado quanto o de agora. E com esse cenário, a busca por atendimento psicológico para funcionários foi o pontapé inicial para oferecer suporte aos colaboradores. 

A falta de estruturação para essa nova realidade e as mudanças na rotina sem planejamento fez com que essas iniciativas fossem colocadas em prática com urgência, mas apresentaram resultados positivos. Por isso, para 2021, a saúde mental e o incentivo à qualidade de vida no trabalho viraram tendência.

Futuro do cuidado com a saúde mental e o atendimento psicológico

Falar sobre os sentimentos e lidar com as inseguranças do ambiente corporativo sempre foi um tabu, contudo, a pandemia trouxe novas perspectivas sobre o tema e a terapia online passou a ganhar força dentro dos programas de qualidade de vida no trabalho.

E esse é um caminho sem volta, visto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 48% dos entrevistados da Geração Z e 45% dos Milennials sofrem com ansiedade e estresse. A plataforma de terapia online traz uma série de facilidades para o RH e para os funcionários, já que oferece apoio psicológico de maneira fácil e segura e independente, pois o colaborador escolhe o momento e a forma mais adequados de entrar em contato com o seu psicólogo. 

Por isso, investir em apoio psicológico é uma decisão que impacta diretamente no seu negócio, afinal, cuidar da saúde mental deve ser tão importante quanto cuidar da saúde física

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​