Qualidade de vida no trabalho

Siemens Industries evolui a saúde psicológica e nutricional de seus colaboradores a partir de plano estratégico com a orienteme 

Daniela Haidar Chohfi -

A Siemens Industries é uma empresa focada no desenvolvimento de softwares, sendo parte da marca global da Siemens.

Um diferencial da organização e de seus colaboradores, como relata a Analista de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Evelin Varella, é que o trabalho da equipe depende totalmente do engajamento do time. Desse modo, o cuidado com o bem-estar e a saúde mental tem alcançado cada dia mais espaço na estratégia da empresa.

E foi exatamente por isso que a Siemens Industries deu início a um projeto de longo prazo para fortalecer a saúde dos colaboradores de maneira estratégica com a orienteme.

Quando entrou na empresa, em 2017, o objetivo de Evelin Varella era atuar na frente de saúde e segurança no trabalho apenas, atendendo ao que pede a legislação vigente.

“Então, nós tivemos a pandemia. Não só na Siemens, mas em qualquer outra empresa, esse período foi um divisor de águas. Nós já tínhamos a expectativa de procurar ações voltadas para a saúde mental. Então, conseguimos perceber o seguinte: temos um plano de saúde robusto, só que faltava um foco maior na saúde mental”.

Como psicóloga de formação e uma das pessoas responsáveis pela saúde ocupacional da empresa, Evelin ressalta a importância desse equilíbrio. “As pessoas conseguem trabalhar por horas sentadas, por exemplo, com os pés suspensos ou com um apoio improvisado, mas se a saúde mental dela não estiver bem, ela não vai conseguir trabalhar de forma nenhuma”, ela reforça.

Foi assim que a Siemens Industries conheceu a orienteme, iniciando uma parceria de sucesso.

A parceria

A gente soube que a Siemens Brasil já estava com a orienteme há algum tempo. Em contato com o departamento médico interno, me mostraram os dashboards, os relatórios, como era a plataforma. Assim, decidimos ter acesso à plataforma”.

Alguns dos fatores que ajudaram a Siemens Industries a decidirem pela orienteme foi a confiança que o Grupo Siemens já tinha na plataforma, além de suas funcionalidades. 

Nesse primeiro momento, a organização deu início a um projeto focado em cuidar e potencializar a saúde emocional dos colaboradores. Esse processo contou com atendimento psicoterapêutico para cada funcionário interessado, mapeamento de seus níveis emocionais e conteúdos complementares, como vídeos, meditações, lives e rodas de conversa online.

Do outro lado, Evelin e o time de P&O (People & Organization) puderam acompanhar indicadores exclusivos da saúde emocional do time, e analisar essa evolução.

E não parou aí. A parceria deu tão certo que, e completando quase dois anos juntos, no primeiro trimestre de 2023, a Siemens Industries aderiu a mais um pilar de soluções da orienteme: orientação nutricional para os colaboradores.

“Estamos fortalecendo a cultura da empresa”

Com o caminhar do projeto, a disponibilidade das soluções da orienteme fez toda a diferença no dia a dia da equipe. 

“Hoje, quando alguém procura a gente por qualquer motivo de saúde emocional, o primeiro canal é: procure a orienteme. Isso seja para um dependente ou para o próprio colaborador”.

Uma das funcionalidades que mais contribuem com o engajamento da equipe com o benefício é a possibilidade de anonimato total ao ser atendido.

“Na plataforma, toda vez que a gente fala para o colaborador que o time de P&O (People & Organization) não tem acesso ao que ele faz na plataforma, não sabe o que ele está acessando, é confidencial e tudo mais, isso dá para eles um espaço enorme e tranquilidade para aproveitar o benefício”.

Por isso, Evelin faz questão de destacar a importância do cuidado que a empresa tem com a saúde dos colaboradores, sempre incentivando o uso da plataforma. 

“A gente sempre tem esse interesse em trazer as pessoas para participar das ações, conhecer mais e saber que está disponível. Em todas as apresentações, ações internas que eu faço, a gente sempre fala da orienteme”, ela comenta.

Isso porque, para a Siemens Industries, a orienteme se tornou um braço estratégico da saúde ocupacional da empresa. “A orienteme nos ajuda com a qualidade de vida, produtividade, engajamento, prevenção de doenças, disposição, motivação, uma série de benefícios que estão por trás desse cuidado com a saúde dos colaboradores. E, por parte da equipe, sempre recebemos agradecimentos sinceros pelo cuidado e atenção do time de P&O. As pessoas também percebem esse valor”, completa.

Para potencializar esse desenvolvimento, durante o programa, a Siemens Industries participou de lives exclusivas com os especialistas da orienteme, que abordaram temas como:

– Importância da saúde emocional e do autoconhecimento;

– Importância da saúde emocional como forma de prevenção;

– Saúde mental e estilo de vida;

– Importância da alimentação para qualidade de vida.

Outro ponto importante foi o treinamento com os líderes que a orienteme realizou junto à Siemens Industries. 

Nesse momento, é feita toda uma explicação sobre a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho, como líderes podem entender e acolher casos de risco, dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho, como identificar problemas emocionais no time (como estresse, ansiedade e depressão), entre outros.

Empresa mais estratégica

Com a orienteme, o RH das empresas, como o setor de P&O da Siemens Industries, possui acesso a um Portal Corporativo personalizado com dados sobre os indicadores mais relevantes de saúde da equipe, além de relatórios frequentes com informações estratégicas. 

Dessa forma, é possível munir os gestores com informações importantes para a prevenção e ação ativa voltada ao bem-estar, além de fortalecer o setor para que seja mais estratégico.

“Os indicadores de ansiedade, depressão e estresse são as principais funcionalidades no meu dia a dia. Até para poder apresentar o engajamento para a diretoria e o quanto isso implica na baixa da sinistralidade do plano de saúde, entre outros”.

“Os portais da orienteme nos ajudam a medir, principalmente quando existe um aumento do número de usuários utilizando. Para nós, é diferente do que olhar os dados do plano de saúde e conseguir perceber os ganhos. A gente sabe que é um trabalho de formiga, e estamos construindo”, ela conta.

A orienteme e o RH têm acesso apenas a dados gerais dos colaboradores, preservando a privacidade de todos. A partir dessas informações, é possível tomar atitudes e promover ações de cuidado assertivas.

Um dos indicadores estratégicos que ajudam no processo de cuidado com a equipe é o mapeamento de principais temas de interesse dos colaboradores ao se cadastrarem para o atendimento com a orienteme. 

No caso da Siemens Industries, foi identificado que os principais temas procurados para atendimento em psicologia são:

  • 22% – ansiedade;
  • 17% – estresse;
  • 16% – autoestima;
  • 14% – autoconhecimento.
  • Os 31% restantes se dividem entre outros temas.

Já para nutrição, os colaboradores têm interesse em tratar:

  • 68% – compulsões;
  • 11% – obesidade;
  • 11% – nutrição esportiva;
  • 5% – depressão e ansiedade na alimentação;
  • 5% – bariátricos.

Esses dados ajudam as equipes e líderes a tomarem decisões mais assertivas sobre quais ações ativas e preventivas tomarem em relação à saúde do time, com o apoio da orienteme.

Funcionalidades da plataforma que fazem a diferença

Ao possibilitar atendimento online, Evelin conta que o atendimento rápido e prático faz toda a diferença no dia a dia.

Sempre tem bons feedbacks do time como um todo. Eles falam que sempre quando estão passando por uma situação, levam ali para o profissional da plataforma, porque é muito prático e dá para fazer pelo celular, por exemplo. Os feedbacks são muito bons de quem utiliza, até de pais, dos filhos que utilizam a plataforma”.

Além disso, a orienteme conta com um “match” exclusivo, que conecta cada colaborador ao profissional mais adequado ao seu perfil e necessidades. Isso possibilitou uma melhor adaptação da equipe da Siemens Industries, ela ressalta.

“Outra coisa que faz a diferença na orienteme é que você não está fadado a continuar com um profissional que não está te agradando. Porque quando você vai para o presencial, por exemplo, você pode ter uma dificuldade de encontrar outra pessoa que esteja dentro do perfil que você procura. Então, muitas pessoas procuram isso, no sentido de “Ah, Evelin, e se eu não gostar?”. Na orienteme, tem um botão disponível sempre que precisarem, em que a pessoa pode trocar de profissional”.

Projeto de desenvolvimento para estagiários

Recentemente, a Siemens Industries decidiu evoluir a parceria com a orienteme e contar com outra ação na empresa: um projeto de desenvolvimento para estagiários.

Mesmo tendo um parceiro externo que poderia prestar esse serviço, Evelin conta que decidiu aproveitar essa oportunidade com a orienteme, que já faz parte do dia a dia dos colaboradores.

“Agora nos próximos meses, vamos, inclusive, testar um novo projeto. Vamos lançar um projeto de desenvolvimento mensal com os estagiários. Vamos ter um programa de encontro mensais, como se fosse uma roda de conversa, mas para a capacitação de estagiários em soft skills, saúde emocional, etc”.

A ideia é que essa ação aconteça a longo prazo, o que ressalta o compromisso da Siemens Industries com o desenvolvimento pessoal e profissional de seu time.

Siemens Industries e orienteme: parceria para maior engajamento, produtividade e qualidade de vida

Por fim, para a líder do benefício, manter uma plataforma que promove a qualidade de vida na empresa, como a orienteme, é de extrema importância para vários fatores, e ela reforça a satisfação com a parceria.

“É uma plataforma de inovação, de tecnologia, e a gente é exatamente desse segmento. Tem muita praticidade, as funcionalidades ali na palma da mão são diferenciais. Também existe a possibilidade de você ter pessoas dependentes, sendo que isso não é muito comum entre todas as plataformas. Também há muita proximidade com a orienteme enquanto equipe de trabalho”, comenta.

Isso porque, ela também se sente acolhida não só pelas funcionalidades da plataforma, mas também por todo o time da orienteme. “A parceria dá muito certo exatamente porque existe o interesse do nosso lado, apoiando, fazendo as coisas funcionarem, e também a força de vontade do lado da orienteme de trazer soluções”.

A orienteme

A orienteme é uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que já realizou mais de 300.000 atendimentos, e conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por diversos pilares que se complementam .

Combinamos estratégia, para um RH fortalecido, com o oferecimento dos principais pilares de saúde, para equipes mais produtivas, felizes e saudáveis.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa.

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​