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Saúde emocional: o que é e 4 dicas para promover na sua empresa

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Você já reparou como a saúde emocional é um tema cada vez mais presente nas empresas? Afinal, como o trabalho é uma grande parte do dia das pessoas, não há como falar desse assunto sem lembrar disso. 

Isso porque, a saúde emocional é um estado diretamente ligado ao bem-estar, à satisfação, à produtividade e à motivação no dia a dia. Todos esses fatores são essenciais para a boa performance de um negócio.

Por isso, para ter uma equipe feliz e com alto desempenho, é preciso promover ações voltadas à segurança psicológica na empresa. Mas como fazer isso? Neste artigo, você saberá mais sobre o tema e ainda conhecerá os próximos passos para promover um ambiente de trabalho saudável. 

Boa leitura!

O que é saúde emocional?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde emocional é “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”.

Sendo assim, uma pessoa com essas capacidades consegue lidar com sentimentos como tristeza, ansiedade, frustração, etc, e encontrar equilíbrio entre eles. Afinal, no dia a dia, existem situações inesperadas que podem despertar sensações negativas, e é preciso saber trabalhá-las. 

O ponto de atenção surge quando essas emoções ultrapassam o limite e começam a interferir na rotina, nos afazeres e nos relacionamentos da pessoa. Isso indica que está na hora de investigar a causa e promover ações voltadas a fortalecer a saúde emocional.

Saúde emocional no trabalho

Após os efeitos da pandemia da Covid-19, a atenção ao bem-estar psicológico no trabalho foi ainda mais relevante. Isso porque, após o momento inesperado e de muitas mudanças, diversas pessoas tiveram dificuldade de retornar a uma rotina saudável.

O trabalho é um ponto central disso, já que muitos negócios também mudaram suas rotinas, aderindo ao home office, trabalhando distanciamento social, etc. Todos esses fatores contribuíram para níveis maiores de estresse, e os números também apontam isso.

Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito desde o início da pandemia.

Então, para manter o rendimento e a satisfação dos funcionários, esse dado só reforça a importância de zelar por um bom ambiente de trabalho, seja ele remoto ou presencial. É preciso zelar para que o dia a dia na empresa não seja o maior fator que esteja afetando a saúde emocional do colaborador.

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

A saúde emocional e o ambiente de trabalho

Aprofundando o ponto que trouxemos anteriormente, além dos pontos negativos que uma saúde emocional desequilibrada traz para a vida pessoal, ela afeta diretamente o desempenho no trabalho

Isso porque, pessoas emocionalmente saudáveis possuem mais dedicação e motivação para realizar suas tarefas, além de um senso de propósito.  Por esses e outros motivos que a situação psicológica do trabalhador sai do âmbito pessoal e se torna também uma preocupação da empresa.

Procurando entender mais sobre isso, a OMS promoveu um estudo. O levantamento realizado afirma que, para cada dólar investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, a empresa ganha quatro dólares em rendimentos com o aumento da produtividade.

Sinais da falta de saúde emocional

Agora, você pode estar se perguntando: como saber se a minha equipe está com o bem-estar abalado?

É verdade que nem sempre os sinais são claros no dia a dia. Por isso, o conhecimento e a atenção a eles são essenciais. Separamos alguns indícios de falta de saúde emocional que profissionais de RH, líderes e até colegas de trabalho podem reparar no dia a dia. Eles são:

  • Falta de satisfação e contentamento com a vida;
  • Queda na autoconfiança e na autoestima;
  • Falta de entusiasmo e capacidade de se divertir;
  • Menor habilidade de lidar com o estresse e com as adversidades;
  • Dificuldade em aprender e se adaptar às mudanças;
  • Desequilíbrio entre trabalho e descanso;
  • Falta de controle sobre suas emoções e comportamentos;
  • Falta de resiliência para lidar com desafios.

Esses sinais podem aparecer em diferentes intensidades no dia a dia. Em geral, é preciso de maior atenção se começaram a surgir de afetar de forma brusca nas ações do colaborador. 

Isso porque, essas sensações tendem a abrir portas para diversas doenças ocupacionais, principalmente as relacionadas a transtornos mentais. Como, por exemplo, depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout.

Como promover a saúde emocional na empresa

Garantir o equilíbrio emocional dos colaboradores é zelar pela satisfação e pelos resultados da empresa. Essa noção, inclusive, se torna cada vez mais uma tendência à medida que os negócios percebem a importância de promover um ambiente com segurança psicológica.

De acordo com uma pesquisa feita pela Kenoby, software de recrutamento e seleção, a saúde mental dos funcionários é um dos principais pontos de atenção de equipes e gestores de RH. 37,7% das empresas têm benefícios de saúde psicológica para seus funcionários, e 35% pretendem investir neles no futuro.

Mas existem outras ações relacionadas à gestão ocupacional que também trazem benefícios. Por isso, separamos algumas maneiras de promover a saúde emocional na sua empresa. Confira!

1. Incentive o exercício físico

A saúde física é um dos pilares do bem-estar e deve fazer parte da rotina para fornecer mais equilíbrio. 

Porém, muitas pessoas acabam negligenciando a importância dessa prática, principalmente aquelas com rotinas mais atarefadas. Os profissionais de RH podem zelar por esse aspecto da saúde dos colaboradores ao oferecer benefícios de descontos em academias, centro de esportes, etc. Também existem outras opções, como a promoção de comunicações de incentivo e dicas sobre exercícios físicos.

Seja qual for a ação, o que importa é fazê-la ser efetiva na rotina do funcionário.

2. Crie um ambiente aberto à comunicação

Os seus colaboradores sentem-se confortáveis no ambiente de trabalho? Muitas vezes, diversos negócios se preocupam com acomodações e equipamentos, mas deixam um ponto central de lado: o incentivo à comunicação.

Afinal, empresas são compostas por pessoas, e a relação entre elas é um fator muito importante para a felicidade no dia a dia. Muitos conflitos de trabalho são causados por um ambiente com uma comunicação limitada. Desde desentendimentos entre líderes e liderados, falhas em informações internas, comunicações sem empatia, etc. 

Tudo isso afeta a saúde psicológica do colaborador e influencia diretamente no engajamento dele com a companhia. 

Portanto, promova um local de trabalho aberto ao feedback e ao diálogo amigável e profissional. Você pode criar rodas de conversa, grupos e promover ações interativas nos períodos de descanso.

3. Realize eventos de interação

Já parou para pensar na importância do incentivo aos laços no trabalho? Ter um amigo ou um colega próximo no emprego aumenta a criatividade, a produtividade, a motivação e a felicidade. 

A lista de benefícios é longa. Todos esses pontos são essenciais para aumentar a saúde emocional no trabalho. Por isso, não deixe de promover relações benéficas dentro da empresa.

4. Implemente um programa de saúde mental

Como reforçamos ao longo do artigo, só é possível ter bem-estar ao trabalhar todos os seus pilares, e o equilíbrio emocional é um dos mais importantes. Afinal, ele é o ponto de partida para todos os outros.

Por isso, para fortalecer a saúde emocional dos colaboradores, os negócios podem oferecer programas de benefícios que apoiem e acompanhem a satisfação emocional de seus funcionários.

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