Qualidade de vida no trabalho

Como a terapia pode ajudar os colaboradores no ambiente de trabalho?

Daniela Haidar Chohfi -

Atualmente, diversas circunstâncias influenciam a relação com o mundo e trazem uma necessidade frequente de adaptação. Por isso, muitas empresas e colaboradores apostam em benefícios de terapia no ambiente de trabalho. Existem outros motivos que influenciam esse movimento.

A busca pelo sucesso na carreira é muitas vezes estressante, pois lidar com as dificuldades do ambiente corporativo muitas vezes provoca reações indesejadas e frustrações. 

Assim, abrir mão da saúde física e mental, além do convívio familiar, pode causar desequilíbrio e insatisfação, o que pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças ocupacionais.

Então, por conta de seus diversos benefícios, as empresas passaram a atentar-se mais à saúde do colaborador, principalmente à psicológica, e oferecer benefícios de terapia no ambiente de trabalho

Neste artigo, vamos explicar o que você precisa entender sobre o tema e por que investir nele. Boa leitura!

A influência do ambiente de trabalho na saúde mental

As mudanças que foram impulsionadas pela pandemia da Covid-19 tiveram grandes impactos em como as pessoas lidam com a rotina e principalmente com o trabalho.

Com a popularização do trabalho remoto, o isolamento e outras circunstâncias, a saúde emocional de algumas pessoas foi afetada, o que resultou em um aumento de casos de doenças relacionadas ao trabalho.

Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos de trabalho.

Assim, as empresas devem cuidar de seus ambientes. O desequilíbrio no trabalho, além de colaborar para o surgimento de diversos transtornos, como ansiedade e depressão, tem impulsionado o aumento da Síndrome de Burnout nos últimos anos.

Então, em contrapartida disso, cuidar da saúde dos colaboradores gera diversos tipos de benefícios, como:

  • Queda e prevenção do número de doenças ocupacionais;
  • Maior produtividade e resultados;
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais;
  • Melhora da inteligência emocional e aptidão para resolução de desafios;
  • Proporciona maior autoconhecimento;
  • Melhora os relacionamentos entre equipes;
  • Aumenta a noção de segurança psicológica na empresa.

Assim, com trabalhadores mais saudáveis que contam com acompanhamento profissional, é possível promover um ambiente de alta performance que ainda seja equilibrado.

Importância do equilíbrio no ambiente de trabalho

Como uma grande parte do dia das pessoas, é importante garantir que o ambiente de trabalho seja o mais adequado possível. Com algumas ações, é possível prevenir diversos efeitos que, somados, podem evoluir para casos mais graves. 

Isso não quer dizer uma queda na performance e nos resultados, muito pelo contrário. Como comprovou um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação a outros.

Em contrapartida, na maioria dos casos, empresas que não olham para a saúde e segurança de seus ambientes costumam ter casos frequentes de doenças e acidentes, o que, além de colocar o time em risco, prejudica diversos indicadores importantes para o sucesso do negócio.

Alguns dos efeitos mais comuns gerados pela falta de equilíbrio são:

  • Ansiedade
  • Fadiga, 
  • Problemas familiares, 
  • Episódios depressivos;
  • Estresse;
  • Insônias, 
  • Dores de cabeça, 
  • Irritabilidade 
  • Impaciência.

Assim, todos esses sinais indicam que algo pode estar errado em relação à saúde da pessoa, o que requer atenção.

Então, algumas formas de minimizar ou até eliminar a falta de equilíbrio no trabalho é estar com a saúde em dia.  O cuidado com a saúde é fundamental para um profissional de sucesso, e é por isso que as empresas podem ajudar seus times a fortalecer esse aspecto.

Por que investir em benefícios de terapia no ambiente de trabalho?

Com disciplina, felicidade e equilíbrio no dia a dia, é possível criar mais tempo para o que é realmente valioso, e, como consequência, os níveis de baixa produtividade no trabalho reduzirão consideravelmente. Isso gera benefícios tanto para os empregados quanto para a empresa, que terão mais satisfação!

Como oferecer a terapia como benefício na empresa

Em geral, profissionais de psicologia organizacional ajudam a ordenar, entender e melhorar o ambiente de trabalho. Eles também ajudam a identificar, agir e prevenir doenças psicossomáticas e transtornos relacionados ao trabalho.

Ainda assim, a área de atuação deles não é focada em oferecer atendimento psicológico para os funcionários.

Então, para fortalecer esse pilar da saúde dos colaboradores, os negócios costumam contar com empresas parceiras que oferecem esse benefício. Algumas opções que o departamento de RH pode analisar são:

  • Atendimento com clínica parceira;
  • Plano de saúde com saúde psicológica inclusa;
  • Benefícios corporativos.

A última opção, no caso, apresenta diversos benefícios, pois costuma trazer grandes resultados e ainda permite que o departamento de RH acompanhe a evolução dos colaboradores.

Nesse sentido, te convidamos a conhecer a OrienteMe. Somos uma plataforma de terapia e orientação nutricional online que tem o objetivo de conectar profissionais a uma vida mais saudável.

Para isso, fazemos um mapeamento da situação emocional atual da empresa e oferecemos acompanhamento psicológico e nutricional individualizado aos colaboradores. O departamento de RH também tem acesso ao Portal Corporativo, onde pode ver a evolução da saúde e da empresa, e conta com o time da OrienteMe para promover ações voltadas à saúde.

Acesse a nossa página para empresas e entenda mais.

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

Segurança psicológica e a terapia

O termo segurança psicológica refere-se a um ambiente em que as pessoas sentem-se confortáveis para aprender, errar, colaborar e desafiar processos antigos. A partir dessa noção, é possível inovar e crescer como time e empresa.

Sendo assim, um ambiente sem segurança psicológica colabora para uma piora no quadro emocional dos colaboradores, levando à baixa produtividade, queda de resultados e uma insatisfação geral com o trabalho.

Dessa forma, existem algumas iniciativas capazes de transformar o clima organizacional. A terapia, por ser um ambiente personalizado e individualizado, ajuda os funcionários a tratarem questões de diversos tipos, pessoais e profissionais.

Além disso, o oferecimento de terapia como benefício é uma das principais maneiras de ajudar no aprimoramento do time. É possível desenvolver habilidades interpessoais como liderança, comunicação, inteligência emocional e muito mais.

Assim, a partir de atendimento individualizado, toda a equipe consegue ser mais equilibrada e colaborar para um ambiente psicologicamente seguro.

Conte com a OrienteMe para ajudar a implementar a terapia no ambiente de trabalho!

A OrienteMe entenda a seriedade e a importância da saúde mental nas organizações e pode te ajudar nessa missão. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online.

Assim, ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, o time da OrienteMe, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializem ainda mais a saúde dos funcionários como um todo.

E mais: a equipe de RH ganha acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Interessou-se pela nossa plataforma e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar o seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​